
Já se passaram quase sessenta anos desde que a Porsche começou a vender o 911 e ele continua sendo o Porsche definitivo na linha de modelos, mesmo depois de décadas de evolução e da presença dos modelos 718 com motor central, que em breve serão totalmente elétricos.
Há muitos modelos 911 para escolher (incluindo um híbrido que será lançado em breve), mas um dos melhores carros para motoristas puros pode estar na extremidade inferior da linha, o 911 Carrera T.
Segundo David Haueter, da revista Sportscar365, o 911 Carrera T está logo acima do modelo básico, o 911 Carrera, na hierarquia de modelos. Ele compartilha o mesmo motor biturbo de seis cilindros do modelo básico, bem como os mesmos freios, mas combina algumas das características do 911 Carrera S, mais caro e voltado para o desempenho, e reduz um pouco o peso, o que o torna único.
Especificamente, o 911 Carrera T oferece a opção de uma transmissão manual de sete velocidades ou automática de oito velocidades, enquanto o modelo básico Carrera vem apenas com a automática.
O 911 Carrera T também vem de fábrica com diferencial de deslizamento limitado mecânico e Porsche Torque Vectoring (PVT), que é padrão no 911 Carrera S, mas não disponível no modelo básico Carrera.
Além disso, o 911 Carrera T vem com o Pacote Sport Chrono e suspensão esportiva PASM, que também reduz a altura do solo em 10 mm. O PASM é opcional no 911 Carrera S, mas não está disponível no modelo básico.
Também disponível como opcional no 911 Carrera T está o eixo traseiro direcional, que não está disponível no modelo básico. O escapamento esportivo com ponteiras de escape em preto brilhante também é de série no T.
Foto: David Haueter
Em termos de redução de peso, a Porsche fez mudanças no 911 Carrera T que, segundo eles, resultaram em uma perda de 45 kg em comparação ao modelo básico.
A mais óbvia delas é a remoção do banco traseiro, que agora é apenas uma área de armazenamento aberta coberta com carpete, mas o banco pode ser adicionado de volta como opção, se você realmente quiser. A Porsche também removeu alguns materiais de isolamento acústico, colocou uma bateria menor e mais leve e vidros mais finos.
Há outros detalhes sobre este 911 que valem a pena mencionar. Carros nessa faixa de preço normalmente não têm bancos de tecido, mas este tinha o centro de tecido (o que a Porsche chama de “Sport-Tex”) com couro nos apoios.
Os bancos ficaram ótimos neste carro, com suas costuras verdes (embora eu dispensasse os cintos de segurança verde-lagarto), e o tecido usado parece durar décadas. Você ainda pode encomendar o 911 Carrera T com bancos totalmente de couro, se preferir.
O cockpit é bem projetado e organizado, e dou crédito à Porsche por manter os controles de climatização com interruptores manuais. Eles até mantiveram um tacômetro analógico em vez de um display digital (embora os demais medidores sejam digitais).
O modelo que testei veio sem o banco traseiro, mas tinha a transmissão automática opcional, que acrescenta cerca de 84 libras em comparação ao modelo manual (3.338 libras contra 3.254 libras).
Foto: Porsche
Adicionar opções, é claro, adicionará peso novamente, mas as medidas de redução de peso neste carro trazem outros benefícios que não têm nada a ver com tempos de aceleração ou capacidade de dirigibilidade.
A maior vantagem de não ter banco traseiro é ter mais espaço de armazenamento utilizável, especialmente porque os bancos não eram muito bons para humanos. Seria bom se os bancos se movessem para frente automaticamente quando você os puxasse para trás, o que facilitaria o acesso.
Outro benefício da redução de peso é que você ouve e sente mais o carro, o que é bom em um carro feito para excitar você.
Com menos isolamento acústico e vidros mais finos, você ouve mais o motor, o que dá ao motorista uma conexão maior com o carro.
Ele também é mais barulhento na estrada, mas vale a pena pela estimulação auditiva adicional que você obtém ao trocar as marchas em seu trecho favorito da estrada.
Foto: David Haueter
Falando em dirigir na estrada, outra opção que vale a pena neste carro é o tanque de combustível de longo alcance de 23,7 galões, que comporta 6,8 galões a mais do que o tanque padrão e estende a autonomia na estrada para cerca de 570 milhas (com base na média de 24 mpg na estrada).
Vale a pena pagar US$ 230 a mais, principalmente se você não gosta de parar para abastecer ou planeja levar o carro em viagens longas.
A Porsche vende modelos 911 que produzem até 640 cavalos de potência, mas o motor dos modelos básicos 911 Carrera e 911 T não fica atrás.
A unidade turboalimentada de três litros produz 379 cavalos de potência e 331 libras-pé de torque e pode levar o 911 Carrera T com transmissão automática PDK a 60 mph em 3,8 segundos (4,3 segundos com a manual).
A maioria dos compradores de Porsche não considera o consumo de combustível uma prioridade, mas um benefício adicional do motor básico é que ele produz 24 mpg na estrada.
O 911 Carrera T combina o desempenho do motor em um pacote que proporciona uma experiência de direção muito agradável. As respostas táteis da direção, a dirigibilidade e a frenagem são precisas, mas a qualidade do passeio permanece estável o suficiente para dirigir todos os dias.
Este carro adora sair velozmente das curvas e pode atingir uma velocidade considerável nos vértices, mas você nunca sente que o carro é demais para você, o que o torna uma ótima escolha para um carro que será dirigido principalmente em vias públicas.
Foto: Ingrid Kretschmann
A escolha da transmissão manual deve aumentar ainda mais o nível de envolvimento do motorista, mas não há muito o que reclamar da transmissão automática PDK, que é muito responsiva e rápida se você olhar apenas os números.
Ainda assim, eu optaria pelo manual se fosse comprar um, especialmente porque a combinação de uma transmissão manual com um ótimo motor de combustão interna pode ter um futuro muito limitado.
O preço do 911 Carrera T começa em US$ 124.900, cerca de US$ 10.500 a mais que o modelo básico 911 Carrera.
Considerando os recursos adicionais que o T tem, juntamente com o maior envolvimento do motorista e a dinâmica obtida com a redução de peso, ele parece ter um valor muito bom na linha 911.