
A Ford revelou o novíssimo Mustang GTD, uma máquina de rua de altíssimo desempenho, edição limitada, inspirada no futuro carro de corrida Mustang GT3.
O Mustang GTD, que tem como meta mais de 800 cavalos de potência e um tempo de volta em Nürburgring abaixo de sete minutos, está programado para ser colocado à venda no ano modelo de 2025 e está sendo elogiado como um carro que pode enfrentar os melhores carros de desempenho do mundo.
Foi desenvolvido em associação com a Ford e a Multimatic.
“O Mustang GTD quebra qualquer ideia preconcebida sobre um supercarro”, disse o presidente e CEO da Ford, Jim Farley. “Esta é uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de rua para as pistas, criamos um carro de corrida para as ruas.”
“O Mustang GTD pega a tecnologia de corrida do nosso carro de corrida Mustang GT3, envolve-a em uma carroceria de fibra de carbono Mustang e a libera para as ruas.”
Desenvolvido pelos pilotos de fábrica da Ford Performance e da Multimatic, Joey Hand e Harry Tincknell, respectivamente, o V8 superalimentado de 5,2 litros contará com uma transmissão traseira de dupla embreagem e oito velocidades e um eixo de transmissão leve em fibra de carbono para uma distribuição de peso de quase 50/50.
Ele também conta com aerodinâmica ativa e uma suspensão dianteira avançada de braço curto e longo com altura de rodagem dupla e suspensão traseira multi-link.
O Mustang GTD, nome dado em homenagem à classe do IMSA WeatherTech SportsCar Championship na qual o carro de corrida GT3 poderá competir a partir do ano que vem, foi construído para ser o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos.
“Éramos obcecados pela tecnologia de corrida que havia por trás dele”, disse Mark Rushbrook, diretor global de esportes a motor da Ford Performance.
“O que o faz andar é ainda mais atraente do que aquilo que você pode ver quando ele passa por você.
“Quando você olha para a engenharia, a aerodinâmica, como o trem de força funciona, o Mustang GTD é um foguete para a estrada.”
Farley acrescentou: “Esta é a nossa empresa, estamos lançando o desafio e dizendo: ‘Venha e pegue’.
“Estamos confortáveis em avisar todos os outros. Vou disputar o tempo de pista com um Mustang GTD contra qualquer outro chefe do automobilismo em seu melhor carro de rua.
“O Mustang GTD representa o melhor da Ford Motor Company e o que nossa equipe precisa fazer todos os dias.
“É isso que acontece quando pegamos aquilo em que somos bons e ultrapassamos os limites para ver onde a bolha para.
“Ele representa a essência da transformação pela qual estamos passando na Ford, do software para carros de edição especial.”
Segundo John Dagys, editor da revista Sportscar365, há dois anos, o preço do Mustang GTS deveria começar em aproximadamente US$ 300.000.
Ele começará a vida na fábrica de montagem da Ford Flat Rock e depois será transportado para as instalações da Multimatic em Markham, Canadá, onde será produzido artesanalmente pela Ford Performance e pela Multimatic para entregas a partir do final de 2024 ou início de 2025.
Fotos: Ford