
“Quando comecei a escrever análises de carros para este site, jamais imaginei que estaria analisando um Toyota Corolla, mas aqui está. Quem imaginaria que a Toyota produziria uma versão arrasadora do seu modelo de entrada para se juntar a modelos como o GR Supra e o GR86 em sua linha de carros esportivos?”
Segundo David Haueter, colaborador da revista Sportscar365, importante foi que este carro não tem apenas uma ficha técnica atraente, mas também entrega o que promete em termos de experiência de direção.
O preço inicial de US$ 35.900 pode parecer muito para um Corolla, mas você consegue um ótimo custo-benefício ao conferir a ficha técnica deste carro.
O motor turbo de três cilindros gera 300 cavalos de potência, mas você também conta com tração integral padrão que permite ao motorista escolher a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro, um escapamento triplo projetado para reduzir a contrapressão, uma transmissão manual de seis velocidades (a única transmissão oferecida neste carro), freios aprimorados e uma suspensão ajustada para desempenho.
O GR Corolla vem em três versões diferentes, com preços que variam de US$ 35.900 a US$ 49.900. Tanto o modelo Core de entrada (US$ 35.900) quanto a Circuit Edition (US$ 42.900) compartilham o mesmo motor, que produz 300 cv e 35,4 kgfm de torque, enquanto a Morizo Edition (US$ 49.900) usa o mesmo motor, mas com o turbo configurado para operar com maior potência (26,3 psi em vez de 25,2) para elevar o torque a 39,4 kgfm. O tempo de 0 a 100 km/h para todos os três modelos é de cerca de cinco segundos.
Foto: Toyota
Todos os três modelos têm tração integral, mas o modelo Core vem com diferencial aberto, enquanto as edições Circuit e Morizo vêm com diferenciais de deslizamento limitado Torsen. A edição Morizo também apresenta uma configuração de suspensão mais rígida, reforço adicional no assoalho e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 em vez dos pneus Michelin Pilot Sport 4S encontrados nos outros dois modelos. Ele também tem o banco traseiro removido e pesa cerca de 45 kg a menos. É claro que também há algumas diferenças no acabamento e nos emblemas entre as várias edições.
Felizmente, o Pacote de Desempenho (US$ 1.180) disponível para as edições Core e Circuit inclui o diferencial de deslizamento limitado Torsen e pinças de freio pintadas de vermelho.
Nosso carro de teste era um Core Edition, mas tinha o Pacote de Desempenho, bem como o Pacote de Tecnologia (que inclui áudio premium e carregamento sem fio para smartphones) e o Pacote para Clima Frio (assentos e volante aquecidos), que elevou o preço do nosso carro de teste para US$ 40.159.
As opiniões sobre o estilo do GR Corolla eram variadas quando o tive, mas eu gosto do seu visual descolado, com as saídas de escape triplas, os para-lamas alargados e a grade frontal aberta com o radiador aparecendo.
Ele tem uma pegada de carro de rali, que também se reflete na direção. Com a tração integral e o diferencial de deslizamento limitado em ação, o ronco estridente do escapamento e a necessidade de manter o motor no centro da faixa de potência com a transmissão manual, você se sente como se estivesse em uma pista de rali ao descer um trecho sinuoso da estrada.
Foto: Toyota
Um dos recursos mais interessantes do GR Corolla é o sistema de tração integral GR-FOUR, que permite escolher a distribuição de torque dianteira e traseira. Você pode configurá-lo para 30:70 (dianteiro/traseiro) para colocar mais potência na traseira, para 50:50 para o melhor equilíbrio entre a dianteira e a traseira, ou para 60:40, que pode ser a melhor configuração para situações de direção cotidiana. Tudo isso pode ser acessado girando um botão ou entrando no modo Track, que define a distribuição em 50:50.
A eficácia do sistema GR-FOUR e do GR Corolla como carro ficou evidente no dia em que o levei para um dia de pista da Sports Car Driving Association no Lime Rock Park.
A subida é uma mistura de rodovias e estradas sinuosas, e o GR Corolla provou ser confortável o suficiente para uma longa viagem na estrada, embora seja um pouco firme. Os bancos são confortáveis e oferecem bom suporte, e gosto da simplicidade do interior, embora a tela do sistema de infoentretenimento pareça desproporcionalmente grande.
O carro tem o melhor desempenho nas estradas sinuosas típicas do oeste de Connecticut, e o motor, a transmissão, a suspensão e os freios funcionam muito bem juntos. A única reclamação que tenho é a falta de sensibilidade da direção, embora ela seja precisa.
Eu não tinha muita certeza do que esperar do carro na pista de Lime Rock, mas ele provou ser muito divertido de dirigir. A maior parte da potência fica entre 3.000 e 5.000 rpm, mas ele acelera forte nessa faixa intermediária.
Foto: Toyota
Este carro não foi feito para altas velocidades máximas, mas sim para velocidades de curva. Ao entrar na complicada curva um com o sistema GR-FOUR ajustado em 50:50 e o diferencial de deslizamento limitado funcionando, você pode realmente fazer a curva em velocidades mais altas e com uma velocidade de saída maior do que o esperado, e a rolagem da carroceria é bem controlada e equilibrada.
As subidas e descidas da pista também foram conduzidas com maestria pelo GR Corolla. Ambas as curvas podem ser complicadas e gerar uma grande dose de enrugamento se você errar, mas foi muito fácil posicionar o GR Corolla na trajetória correta e acelerar para dentro e para fora das curvas, sabendo que o hardware do carro está trabalhando em conjunto para manter tudo estável.
Dirigir a Core Edition do GR Corolla em Lime Rock me fez querer experimentar a Morizo Edition, mas a Core Edition é certamente um carro mais fácil de conviver no dia a dia se você não estiver guardando o carro apenas para dias de pista.
Este carro também seria muito divertido em um autocross, e o preço parece ter um bom valor se você planeja usá-lo para esses propósitos, além de dirigi-lo nas ruas.
Este ainda é um Corolla e também tem um lado prático, além de cumprir muito bem suas funções como um carro para uso diário e um carro para se divertir em um circuito.
Foto: David Haueter