
Daniel Suarez não foi obrigado a comparecer à coletiva de imprensa da NASCAR em Chicago no sábado, mas ele não apenas compareceu como falou abertamente sobre seu futuro além da Trackhouse Racing.
As duas equipes anunciaram no início desta semana que concordaram em se separar mutuamente ao final da temporada. Suarez pilota o Chevrolet nº 99 desde 2021 e acumula duas vitórias com a equipe. Justin Marks contratou Suarez como seu piloto principal ao fundar a Trackhouse Racing.
“Eu sabia há vários meses que isso ia acontecer”, disse Suarez. “É como tudo na vida – as coisas mudam, as pessoas mudam, a empresa muda, e tudo bem. Não há nada de errado nisso. Simplesmente não havia mais amor, mas também não há ressentimentos. Eu realmente quero me apegar aos anos incríveis que passamos juntos no início do processo da Trackhouse, e era hora de mudar.”
Suarez apareceu no episódio de 25 de junho do “The Dale Jr. Download” e mencionou que havia coisas com as quais se sentia desconfortável nesta temporada. Ele então usou a mesma palavra em outra entrevista após o anúncio de sua iminente separação da Trackhouse Racing. No entanto, ele nunca forneceu detalhes sobre quais eram essas coisas.
Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, no sábado, Suarez admitiu que era “uma pergunta muito difícil” quando questionado sobre esses detalhes, e não quis oferecer nada específico.
No entanto, ele disse: “Houve várias situações nos últimos oito, dez meses, em que não me senti como antes, em diferentes situações. Às vezes, quando você não sente mais essa sensação, não há mais química. É como estar em um relacionamento e morar junto porque compraram uma casa juntos. Simplesmente não me senti mais bem, e isso é uma via de mão dupla. Tenho quase certeza de que foi uma via de mão dupla.”
Era só uma questão de tempo. Às vezes, quando não se tem isso, quando se luta com os melhores dos melhores, é preciso que tudo esteja dando certo, e infelizmente, tenho sentido que algumas coisas estão faltando nos últimos meses.
Ross Chastain e Shane van Gisbergen venceram na temporada regular e provavelmente garantirão uma vaga nos playoffs. Suarez ainda não venceu e precisará vencer para chegar aos playoffs. Ele está em 29º lugar na classificação.
Por ser um novato, van Gisbergen tem uma margem de manobra em relação ao desempenho. No entanto, Chastain está em oitavo na classificação, e há uma clara diferença entre as equipes de Chastain e Suarez em termos de top 10 e pontos por etapa.
Suarez elogiou o talento de seu companheiro de equipe, mas então fez uma pausa de quase 10 segundos antes de continuar tentando explicar por que há uma diferença entre as equipes.
“Desde que meu novo chefe de equipe chegou à Trackhouse, ele me disse muitas coisas que não achava certas dentro da organização e muitas coisas que precisavam ser mudadas”, disse Suarez sobre Matt Swiderski. “Tenho falado muito com a equipe: ‘Ei, precisamos ajustar isso; precisamos ajustar aquilo.’ Não sou o único que está vendo isso. Há mais pessoas vendo isso.’ E não acontece muita coisa; tudo acontece muito devagar.
Não acho que seja o único motivo. Acho que há mais coisas, mas acho que ultimamente houve coisas que me fizeram sentir que não sou tão importante. Acredito que podemos correr bem. Em Pocono, fomos o carro mais rápido da Trackhouse na classificação e na corrida. Mas somos extremamente inconsistentes… e isso é algo em que precisamos trabalhar, e sinto que há muitas pessoas que acham que ainda há coisas a serem trabalhadas como organização. Sinto que minha voz não era mais ouvida, e quando isso acontecer, na minha opinião, pode ser o começo do fim.
Embora as coisas estejam chegando ao fim, Suarez também elogiou a Trackhouse Racing e seu amor pela organização e pela equipe. Aliás, ele disse que a equipe nº 99 é uma das melhores que ele já teve, e que eles são especiais para ele e farão falta.
A Trackhouse Racing era o lugar onde ele esperava terminar sua carreira na Cup Series. Agora, ele busca outro lugar que o faça se sentir em casa, com o apoio deles, e que permita que Suarez seja ele mesmo.
Ele está confiante de que estará em um carro da Cup Series no ano que vem. Por contrato, Suárez só pôde começar a falar com outras pessoas esta semana e imediatamente começou a explorar opções. Mas, ele reconheceu, ainda é cedo no ciclo da “silly season”.
“Estou confiante de que as coisas vão dar certo”, disse Suarez. “Coisas boas acontecem com pessoas boas, e tenho 100% de certeza de que vou ficar bem.”