
A Ferrari incorporou diversas mudanças aerodinâmicas necessárias para que seu carro estivesse em conformidade com os regulamentos LMGT3 em seu novo 296 GT3 Evo.
O fabricante italiano, que revelou seu novo carro GT3 na semana passada em Spa-Francorchamps, confirmou que seu objetivo com o pacote Evo era produzir um 296 GT3 Evo de especificação única que pudesse competir em todos os campeonatos elegíveis para GT3.
“A aerodinâmica, como a asa e a saia lateral, é diferente no LMGT3 e entendemos algumas informações e voltamos e trabalhamos nessa direção”, disse o chefe global de resistência da Ferrari, Antonello Coletta, ao Sportscar365.
“Agora, [o 296 GT3 Evo] é a única versão que estará presente em todos os campeonatos.
“Essa era uma das metas que tínhamos porque é importante que você possa compartilhar o carro.
“Está claro que no WEC temos apenas dois carros. Infelizmente, não podemos ter mais de dois carros, e temos muitos clientes interessados em correr no WEC.
“De qualquer forma, nossa meta era ter apenas [uma] versão e com este kit, caminhamos nessa direção agora.”
Segundo John Dagys, da Sportscar365, a Coletta não entrou em detalhes sobre a porcentagem de peças novas no 296 GT3 Evo, que se concentra principalmente em atualizações de aerodinâmica, suspensão, refrigeração e confiabilidade, mas revelou que o mais recente Evo é um pacote mais abrangente do que o anterior 488 GT3 Evo.
Com uma base de clientes significativamente expandida em relação ao seu antecessor, a Coletta não espera necessariamente um aumento considerável no número de pessoas no grid, mas sim um pacote geral mais refinado para suas equipes.
“Acredito que nossa base de clientes será consistente”, disse ele. “Ontem conversamos com muitos clientes aqui, e com clientes em potencial.
Alessandra [Todeschini], responsável pelo departamento comercial, me explicou que os pedidos são muito consistentes.
“Honestamente, estamos muito orgulhosos. Estamos provavelmente em um dos melhores momentos para nós no GT3, [Ferrari] Challenge, LMH, etc.
“Quando falo de sucesso, não é apenas o sucesso do resultado esportivo, mas o sucesso em termos de todas as vendas.
“Não [compartilhamos] o número de carros que vendemos, mas em dois anos e meio, vendemos mais 296 do que 488 em seis anos.
“Este é um bom [indicador] sobre o sucesso deste carro e o sucesso do nosso departamento comercial e do [suporte] que podemos oferecer aos nossos clientes.”
296 GT3 Evo estreia “provavelmente” Rolex 24 de 2026 em Daytona
Coletta indicou que o 296 GT3 Evo provavelmente fará sua estreia nas corridas da Rolex 24 em Daytona, em janeiro, mas não chegou a confirmar, em meio a discussões em andamento com sua base de clientes e a IMSA.
No entanto, ele descartou a possibilidade de estar pronto a tempo para a temporada 2025/26 da Asian Le Mans Series, que começa em Sepang em dezembro.
“Imagino que Daytona deva ser a primeira corrida”, disse ele. “Mas preciso entender as respostas dos nossos clientes nos próximos dias.
“Como posso imaginar, Daytona provavelmente será a primeira corrida.”
Os regulamentos da IMSA permitem uma mudança de modelo por ano, o que teoricamente poderia permitir que a Ferrari começasse a temporada do WeatherTech SportsCar Championship com o atual 296 GT3 antes de lançar o Evo mais tarde na temporada.
“Se decidirmos, provavelmente poderemos começar a temporada com os carros antigos e trocar depois”, acrescentou Coletta. “Mas, de qualquer forma, teremos uma reunião em alguns dias com [a IMSA] e veremos.”