
Os planos de testes da Genesis Magma Racing antes da estreia competitiva do GMR-001 em 2026 não incluirão nenhuma corrida fora da Europa, com o diretor da equipe, Cyril Abiteboul, dizendo que a marca não conseguiria fazer tais planos funcionarem de uma “perspectiva logística”.
A marca coreana entrará no Campeonato Mundial de Endurance da FIA no ano que vem com seu carro LMDh com chassi ORECA, tendo anunciado recentemente uma série de contratações importantes para seu programa nas 24 Horas de Le Mans no mês passado.
O primeiro carro de teste deverá ser montado este mês, antes do primeiro teste na pista em Paul Ricard, em agosto, com o circuito de Le Castellet adjacente às instalações da equipe no sul da França.
Abiteboul afirmou que o plano de lançar o GMR-001 em agosto “sempre foi o objetivo”, com a equipe trabalhando de trás para frente a partir de sua homologação obrigatória no túnel de vento no final do ano para definir seus planos de teste.
“O que queremos concluir antes da homologação?”, disse Abiteboul ao Sportscar365. “Dissemos muito rapidamente: seis sessões de testes de três dias.
“Então, trabalhando de trás para frente, isso lhe dá a data em que você precisa começar o teste antes de qualquer teste formal.
“Quando você começa a reservar circuitos, quando você quer começar a reservar toda a logística associada a um teste de pista, você quer correr um pouco antes para ter certeza de que tudo está funcionando mais ou menos conforme o planejado.”
Abiteboul revelou que a Genesis teve que fazer algumas “concessões” com seus planos de testes enquanto trabalha para homologar o carro para sua estreia no WEC de 2026, o que significa que testes em qualquer circuito não europeu foram descartados.
“Tivemos que fazer a concessão, mas essa concessão que fizemos há algum tempo, de não ir para o exterior, ficaremos na Europa”, disse ele.
“Então, estaremos aqui. Os Estados Unidos teriam sido bons para a preparação do IMSA, mas não funcionaria do ponto de vista logístico antes da homologação.
“Mas, obviamente, isso ainda é algo que estamos pensando em fazer na construção do programa IMSA, mas também com relação ao nosso futuro de sermos nomeados parceiros no IMSA.
Não teremos tempo para [testar] no Oriente Médio. Francamente, gostaríamos de ter feito isso, então é por isso que estamos nos concentrando na Europa.
Parte disso [será] na França. Iremos para Portugal, iremos para a Espanha. Então é isso que vai acontecer.
Embora os testes iniciais devam começar com apenas um carro, Abiteboul destacou que a Genesis planeja intensificar seu programa para incluir um segundo chassi “o mais rápido possível”.
“É sempre bom ter um carro [com o qual] você se concentra em corridas de confiabilidade e outro carro que se concentra em corridas mais voltadas para o desempenho”, disse ele.
“Também gostaríamos de fazer uma corrida de 24 horas o mais cedo possível.”
Abiteboul: A estreia do Genesis na IMSA 2027 pode acontecer depois de Daytona
Abiteboul também deu a entender pela primeira vez que o programa IMSA WeatherTech SportsCar Championship da Genesis, que está programado para entrar em operação com uma equipe parceira ainda não nomeada em 2027, pode não estrear na Rolex 24 daquele ano em Daytona.
Segundo Davey Euwema, da rvista Sportscar365, a Genesis ainda não revelou a identidade da equipe que escolheu para fazer parceria em sua campanha na América do Norte, apesar de Abiteboul ter afirmado anteriormente que essa decisão seria tomada no segundo trimestre deste ano.
“Francamente, estamos nos dando um pouco de espaço para respirar nesse aspecto”, disse Abiteboul.
“Eu disse que estamos no caminho certo, mas não queremos parecer arrogantes e precisamos verificar se é real quando formos para o mundo físico.”
Abiteboul continuou afirmando que há um desejo de que as coisas estejam “sob controle” antes de uma nova expansão para evitar que o programa “se estique demais”.
“Gosto de ter certeza de que as coisas ainda estão sob controle antes de começarmos a expandir as coisas”, disse ele.
Ainda estamos mirando 2027 para entrar no IMSA. É o início ou um pouco mais tarde?
“Também há muitas coisas acontecendo, ainda estamos envolvidos nos programas do WRC, temos o WEC, temos o WRC, não queremos nos esforçar demais tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
“No momento, está mais ou menos sob controle, mas sinto que o elemento IMSA é o que quero adicionar quando sentir que o resto está mais seguro.
“Também quero dedicar tempo para escolher os parceiros certos. É uma decisão importante. E tivemos várias conversas e, como eu disse, quero ter certeza de que estamos fazendo a coisa certa.”
Quando perguntado diretamente se isso significa que o GMR-001 pode perder o Rolex 24 em 2027, Abiteboul respondeu: “Sim, é sempre uma possibilidade.
“Sempre afirmei isso, acredito, quando se trata do ponto de entrada no IMSA. O WEC, definitivamente visando o início da temporada. Absolutamente sem intenção de mudar de lugar.
Mas acho que, particularmente no IMSA, você começa em Daytona. Sabemos que é uma corrida desafiadora. É uma corrida importante. Não queremos começar causando uma má impressão. Isso é o mais importante .