
O BMW M4 G82 gerou bastante controvérsia quando foi lançado em 2021, principalmente por causa do seu design exterior. Mas, olhando além disso, você descobrirá um carro GT com muitas vantagens.
O M4 Competition é a versão mais próxima do M4 GT3, que atualmente compete no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, no FIA World Endurance Championship e em outras categorias ao redor do mundo.
Isso se deve em parte ao seu motor, com o carro de rua equipado pelo motor S58 da BMW, seis cilindros em linha biturbo de 3,0 litros, produzindo 530 cavalos de potência e 650 Nm de torque.
É o mesmo motor S58, embora obviamente muito preparado para corrida, que impulsionou o M4 GT3 a vitórias em provas como a CrowdStrike 24 Horas de Spa e a Mobil 1 Doze Horas de Sebring.
Exclusiva do M4 Competition é a caixa de câmbio: uma transmissão automática M Steptronic Sport de 8 velocidades, não disponível no M4 padrão. Além disso, o Competition se diferencia dos demais modelos M4 por uma série de outros recursos.
Além dos emblemas Competition na dianteira, lateral e traseira, ele também é visualmente diferenciado graças às ponteiras de escapamento cromadas pretas, aos espelhos pretos brilhantes e às rodas de liga leve forjadas especiais.
Segundo Davey Euwema, da revista Sportscar365, uma menção especial também merece ser feita à cor incomum deste M4 Competition em particular. Chama-se Signal Green e não está disponível como parte da gama de opções de pintura padrão. Em vez disso, só pode ser adquirida como parte do programa BMW Individual.
Foto: BMW
Este exemplo específico do M4 Competition era a versão xDrive, o que significa que ele veio equipado com tração nas quatro rodas.
Do ponto de vista de um purista, isso parece um pouco errado, quase um sacrilégio. Afinal, um BMW veloz não deveria ser um carro com motor dianteiro e tração traseira? Foi com base nisso que a reputação da marca foi construída.
Para rebater essas alegações, a BMW parece ter criado o que pode ser descrito como tração nas quatro rodas com um toque diferente.
Para começar, a marca afirma que o xDrive mantém uma distribuição de potência sempre voltada para a traseira. Isso significa que, mesmo no modo básico “4WD”, a maior parte da potência é enviada para as rodas traseiras.
Mesmo assim, isso pode ser ainda mais aprimorado com um modo chamado “4WD Sport”, que distribui ainda mais a potência para a traseira. Mas mesmo que isso não seja suficiente, a BMW não perdeu completamente o contato com suas raízes. Há a opção de simplesmente eliminar a potência nas rodas dianteiras e acionar um modo de tração traseira total.
Tudo isso pode ser ajustado na tela de configuração, ativada por um botão no console central. É aqui que chegamos a um dos maiores pontos fortes do M4 Competition: sua adaptabilidade, a possibilidade de uma abordagem “o melhor dos dois mundos” na condução.
Além de ajustar o sistema xDrive, este menu permite selecionar diferentes configurações para as características do motor, resposta do amortecedor, características da direção e sistema de freios. Por exemplo, no caso do motor, as opções variam de “Eficiente” até “Sport Plus”.
O grande benefício disso é que permite ao motorista ajustar as características de cada aspecto do carro para atender às suas preferências a qualquer momento, como se você quisesse entrega máxima de potência em uma viagem de longa distância, mas sem o desconforto de ter a suspensão na configuração mais firme.
O menu de configuração permite a personalização individual das configurações. Depois de encontrar a configuração preferida, você pode defini-la e armazená-la. É possível salvar até duas configurações simultaneamente, que podem ser acessadas a qualquer momento pressionando um dos dois botões M vermelhos brilhantes no volante.
Foto: BMW
No que diz respeito ao interior em geral, é um lugar agradável e espaçoso para passar o tempo. O volante, embora grande, se adapta bem às suas mãos e a maioria dos botões de controle relevantes no volante estão sempre a um toque de distância.
Assim como a maioria das marcas modernas, a BMW seguiu a mesma direção da indústria, substituindo cada vez mais os painéis de instrumentos tradicionais e os controles analógicos por telas.
Embora o M4 Competition não seja um infrator tão flagrante quanto outros carros, ele ainda desviou funções mais tradicionalmente analógicas, como o controle do ar condicionado, dos botões do console central para a tela instalada no painel.
Isso é algo que eu pessoalmente não gosto, tanto esteticamente quanto ergonômico. Digamos, por exemplo, que você queira ajustar o ar-condicionado — algo que você provavelmente faria durante um dia escaldante de verão na Itália.
Para realizar essa tarefa, primeiro você precisa entender o funcionamento do sistema e, então, quando quiser alterar as configurações enquanto dirige, desvie a atenção da estrada e direcione-a para a tela por alguns segundos.
Novamente, este não é um problema específico da BMW, mas sim um sintoma do design automotivo na indústria em geral, mas está presente no M4.
Em termos de apelo interior, os bancos individuais de carbono opcionais foram uma revelação. Ao entrar, havia uma leve preocupação de que o conforto se tornasse um problema durante nossa viagem de várias horas da Alemanha para a Itália.
Felizmente, como logo descobri, esses medos eram infundados. Embora oferecessem a firmeza esperada de assentos projetados para uso em pistas, o desconforto não se instalou com o passar dos quilômetros.
Foto: BMW
Tudo isso contribuiu para a impressão geral do M4 de ser um potente cruzador de longa distância, mas cujo desempenho nunca ficou atrás.
Com resposta do amortecedor e sistema de frenagem no modo Comfort, mas o motor no modo Sport Plus, passar pelo Passo do Brennero e atravessar os Alpes para ir da Áustria à Itália foi simplesmente uma alegria.
O modo Sport Plus é onde o motor atinge seu melhor desempenho. O modo Efficient é ideal para trechos menos emocionantes em rodovias e para o uso diário na cidade, mas, como esperado, a resposta do acelerador é visivelmente mais lenta.
Ative o Sport Plus e o motor não só responderá muito mais rápido, como também ouvirá todo o ronco e a sonoridade do motor de seis cilindros em linha.
No geral, o M4 Competition xDrive se destaca como um veículo versátil. Exija o máximo e ele recompensa você com a confiança refinada que o incentiva a explorar ainda mais seu verdadeiro potencial.
Mas, por outro lado, parecia igualmente fácil explorar as autoestradas lotadas da Itália ou as ruas provinciais, muitas vezes estreitas e esburacadas.
O design exterior pode não agradar a todos, mas não deixe que isso desconsidere o fato de que este é simplesmente um carro GT muito, muito bom.