
Após um show e fogos de artifício para celebrar o Quatro de Julho na sexta-feira à noite, os fãs na Honda Indy 200 em Mid-Ohio foram presenteados com outra apresentação calorosa da IndyCar Series, que teve a dupla da Arrow McLaren, Christian Lundgaard e Pato O’Ward, liderando a maior parte dos 45 minutos, mas perto do final, Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, assumiu o comando com uma volta de 1m05.396s no Honda nº 10.
Lundgaard manteve a segunda posição no Chevy nº 7 (1m 05.552s), mas foi separado de O’Ward pelo pole position da Road America, Louis Foster, que saltou para a terceira posição no final da sessão com o Honda nº 45 da Rahal Letterman Lanigan Racing (1m 05.596s), à frente do Chevy nº 5 de O’Ward (1m 05.727s). Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing, completou os cinco primeiros com o Honda nº 60 (1m 05.794s), após perder boa parte da sexta-feira devido a um problema no sistema de propulsão híbrido.
Kyle Kirkwood, o piloto mais rápido de sexta-feira, ficou em nono, mas seu companheiro de equipe, Colton Herta, estava na disputa em sexto; o terceiro membro da equipe Andretti Global, Marcus Ericsson, sofreu um acidente. Apesar do incidente, Ericsson manteve o 12º tempo mais rápido, apesar de perder quase metade do tempo de corrida disponível.
Dando continuidade ao primeiro dia de treinos, foi raro ver uma volta completamente limpa, já que pelo menos um piloto pareceu sair parcial ou completamente da pista em cada saída.
Com largada às 10h35 (horário de Brasília) e duração de 45 minutos, a temperatura estava alta na largada, com 27 graus saudando o grid de 27 pilotos. A maioria foi direto para as simulações de classificação, e Santino Ferrucci foi o primeiro a registrar uma volta decente com 1m 08.614s. Cinco minutos depois, Pato O’Ward produziu a primeira volta representativa com 1m 06.614s e se manteve no topo do grid, enquanto ele e os demais aceleraram nos 10 minutos seguintes, liderando com 1m 06.096s.
Após 15 minutos, O’Ward foi rebaixado para P2 pelo companheiro de equipe Christian Lundgaard, que completou o percurso de 2,2 milhas em 1m 05.553s. Alex Palou ficou em P3 com 1m 06.123s.
Com quase 25 minutos de corrida, Lundgaard mantinha a P1, mas tinha seu compatriota Christian Rasmussen na P2 com 1m 05.975s e Marcus Ericsson na P3 com 1m 06.054s. E então a bandeira vermelha foi acionada para Ericsson, que sofreu uma sobreviragem repentina no ápice da curva final e saiu da pista e bateu com a frente do carro na barreira. Momentos antes do acidente, Josef Newgarden foi para a P3 com 1m 06.039s.
Após o reparo da barreira, a sessão foi retomada com 20 minutos restantes no relógio e nenhuma alteração ocorreu entre os cinco primeiros: Lundgaard, Rasmussen, Newgarden, Ericsson e Nolan Siegel.
Kyffin Simpson chegou à segunda posição na marca de 12m30s com uma volta de 1m05s926s, mantendo o ritmo de sexta-feira. Colton Herta e Scott McLaughlin encontraram seu caminho para a brita e grama – apenas os mais recentes entre muitos pilotos – e continuaram.
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, com o relógio marcando pouco menos de 10 minutos, Lundgaard continuou na primeira posição, mas teve Alex Palou na segunda posição com o tempo de 1m 05.772s e Felix Rosenqvist na terceira posição com 1m 05.794s. Herta foi para a quarta posição com o tempo de 1m 05.842s e, momentos depois, O’Ward subiu para a segunda posição com o tempo de 1m 05.727s.
Palou disparou para P1 com uma volta de 1m 05.396s enquanto o relógio caía abaixo de oito minutos, e com cinco minutos para o fim, Louis Foster assumiu a P3 com 1m 05.596s.
A sessão foi encerrada com Palou, Lundgaard, Foster, O’Ward e Rosenqvist cobrindo os cinco primeiros.
A SEGUIR: Qualificação, 14h30 (horário do leste dos EUA)