
Alex Palou tinha uma vantagem confortável de quatro segundos a cinco voltas do fim na Honda Indy 200 e desperdiçou sua sétima vitória da temporada com um erro não forçado. Isso permitiu que seu companheiro de equipe na Chip Ganassi Racing, Scott Dixon, ultrapassasse e conquistasse seu primeiro triunfo do ano e sua sétima vitória no circuito de 3,5 quilômetros de Mid-Ohio.
Também marcou a 21ª temporada consecutiva em que Dixon venceu uma corrida e estendeu a sequência ininterrupta de vitórias da Honda para 10 corridas em 2025 e 11 desde o final da temporada em 2024.
Palou liderou da pole, liderou a maioria das voltas, controlou todos os aspectos da corrida e se distanciou de todos os rivais que se aproximaram durante as 90 voltas, mas cometeu seu primeiro erro ao se aproximar do último pit stop, quando saiu brevemente da pista na curva 4 e perdeu dois segundos enquanto construía uma vantagem sobre Dixon, que havia economizado muito combustível e encurtado uma parada de sua corrida.
Com Dixon e o resto do grid cobertos e a bandeira quadriculada a poucos minutos de ser acenada, a situação se repetiu na entrada da Curva 9, na volta 85, quando Palou se soltou e saiu do circuito. Desta vez, ele não teve tanta sorte e perdeu a liderança ao se esforçar para sair da grama e observar o hexacampeão passar em disparada e acelerar.
Palou reduziria a diferença para 0,4s na bandeira quadriculada, mas Dixon não se deixou abater.
“Foi muito divertido tentar fazer o que fizemos e fazer isso com o que tínhamos, foi fantástico”, disse Dixon.
Dixon cruzou a linha de chegada com o Honda nº 9, 0,42s à frente de Palou no Honda nº 10 e 2,12s sobre Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, que conquistou seu quarto pódio em 2025 no Chevy nº 7.
“Grande erro”, disse Palou, visivelmente decepcionado. Apesar do erro e da perda dos pontos do primeiro lugar, o tricampeão aumentou sua vantagem de 94 pontos sobre Kyle Kirkwood, da Andretti Global, para 113 pontos – mais do que duas corridas completas com pontuação máxima – com sete corridas restantes.
Kirkwood terminou em oitavo no dia, enquanto seu companheiro de equipe Colton Herta foi o melhor entre a equipe Andretti, em quarto, 7,2s atrás de Dixon, mas de volta a uma posição mais familiar na ordem de chegada. Pato O’Ward, da Arrow McLaren, terminou em quinto, após largar em 14º; sua vantagem sobre Palou, que ocupava o terceiro lugar na classificação, aumentou de 111 pontos para 125. A Meyer Shank Racing teve um dia forte em sua corrida em casa, com Felix Rosenqvist terminando em sexto e Marcus Armstrong o seguindo em sétimo.
Em outro lugar, Rinus VeeKay fez outra corrida consecutiva para a Dale Coyne Racing durante sua viagem da 26ª para a nona posição, e Kyffin Simpson estava a caminho de conquistar seu primeiro pódio na IndyCar após correr em terceiro antes de seu último pit stop, mas cometeu dois erros custosos: o primeiro ao parar o carro e o segundo ao passar por cima do pé do trocador de pneus externo da VeeKay, Nico Don. Don estava com dores, mas aprovou após ser atendido pela equipe médica. Simpson foi convidado pela IndyCar para dar uma volta lenta pelo pit lane para compensar o erro a caminho da 10ª colocação.
O verão inesquecível da Equipe Penske não cedeu em Mid-Ohio quando Josef Newgarden rodou sozinho – os freios traseiros pareceram travar – na entrada da primeira curva da primeira volta, o que levou a um acidente e à saída da corrida. Apenas 10 voltas depois, o Will Power da Penske foi para os boxes com fumaça e fogo saindo do lado esquerdo do compartimento do motor.
Com Newgarden relegado à sua segunda última colocação consecutiva e Power como o próximo piloto em 26º, todas as esperanças estavam em Scott McLaughlin, mas a adversidade também dominou sua corrida e ele terminou uma volta atrás, em 23º.
A temporada ganhou um novo vencedor, expandindo o grupo para três, com Dixon se juntando a Palou e Kirkwood, e estendendo a propriedade da Honda no ano até o momento em sua pista natal. O grid se reúne em alguns dias no Iowa Speedway para uma rodada dupla, onde os pilotos da Penske e da Arrow McLaren foram os mais batidos com seus carros com motor Chevy. Isso não aconteceu na 10ª corrida do campeonato, mas pode acontecer no próximo sábado ou domingo nos milharais de Newton, Iowa.


COMO ACONTECEU…
Uma tarde de 90 voltas em Mid-Ohio sob um calor de 32°C começou de forma organizada com Alex Palou na pole position, que liderou o grid na Curva 4, mas atrás dele a temporada de pesadelos de Josef Newgarden continua, com ele travando os freios traseiros, rodando e batendo sozinho. Cuidado.
Atrás dele, Graham Rahal saiu da pista para desviar e ficou preso na caixa de brita. Callum Ilott também saiu na Curva 4, mas voltou à pista no topo da colina na Curva 5.
Na volta 5, Devlin DeFrancesco fez o pit stop na volta 3 para substituir as asas dianteiras danificadas, e Will Power fez o pit stop na volta 4. Alex Palou, Kyffin Simpson, Christian Lundgaard, Nolan Siegel, Colton Herta e Louis Foster estão entre os seis primeiros.
A volta 6 reinicia e Palou dispara. Lundgaard pressiona Simpson para retomar o segundo lugar, o que acontece no topo da curva 5.
Na volta 8, Lundgaard reduziu a vantagem de Palou de 1,0 s para 0,6 s.
Volta 10 e a liderança está em 0,7s a 0,8s. Simpson está com dificuldades para se manter conectado, 3,3s atrás de Palou. Siegel está 4,9s atrás de Palou.
Volta 11 e a vantagem sobe para 1,0 s. Os dois estão voando, mas Palou parece ter um toque extra de velocidade.
Volta 13 e Scott McLaughlin, Power e O’Ward param nos boxes. Para Power, que reclamou de perda de potência, o lado esquerdo do compartimento do motor está pegando fogo. Ele sai do carro.
Volta 13 e a vantagem de Palou é de 2,0s. Ele está se saindo melhor ao salvar suas Firestones alternativas ou Lundgaard está vendo suas alternativas caírem mais rápido?
Volta 15 e Kirkwood para os boxes. A liderança é de 2,1s para Lundgaard, 5,3s para Simpson e 7,2s para Siegel. Herta, o primeiro com pneus primários mais duros, está 9,8s atrás.
Volta 16 e a liderança de Palou é de 2,4s.
Volta 18 e Lundgaard está 2,6s atrás de Palou.
Volta 22 e a diferença caiu para 2,3s, com Palou alguns décimos mais lento no ar limpo. Não houve muita coisa acontecendo em outros lugares.
Volta 24 e Foster faz pit stop para pegar pneus alternativos.
Volta 25 e Lundgaard vai aos boxes com uma diferença de 2,4s para assumir as primárias.
Volta 26 e Palou continua na frente. Simpson está 7,3s atrás, Siegel 8,6s atrás e Herta 9,4s atrás.
Volta 27 e Palou perde meio segundo para Simpson e para os boxes no final da volta. Ele usa pneus primários usados. Siegel também para os boxes.
Na volta 28, Palou retorna à pista à frente de Lundgaard, mas com Felix Rosenqvist e Christian Rasmussen à sua frente. Herta para os boxes para trocar de carro.
Volta 29 e a vantagem de Palou sobre Lundgaard é de apenas 0,4s. Herta ultrapassa Siegel na troca de posições. Simpson para nos boxes para as primárias.
Volta 30 e Scott Dixon lidera como o último piloto a permanecer na pista. Rasmussen sai da pista e entra no carro. Dixon para nos boxes no final da volta.
Volta 31 e a vantagem de Palou sobre Lundgaard é de 0,5s. Cuidado com Rasmussen. Seu chefe de equipe, Ed Carpenter, diz que a equipe não conseguiu abastecer o carro durante o pit stop e ele ficou sem combustível.
Na volta 36, Palou, Lundgaard, Simpson, Herta, Siegel e Dixon reiniciam a corrida. Todos, exceto Herta, usam pneus primários mais duros.
Volta 37 e a vantagem de Palou é de 0,9s sobre Lundgaard e 2,0s sobre Simpson.
Volta 39 e Palou abre 1,4s de vantagem, com Herta pressionando Simpson pelo terceiro lugar. Simpson cai para sétimo em uma volta.
Volta 41, Palou está 1,8s à frente de Lundgaard e 3,8s à frente de Herta. Dia difícil para o segundo colocado, Kyle Kirkwood, que está em um distante 19º lugar, 18,4s atrás de Palou.
Volta 42 e a liderança é de 2,2s. Parece muito com algumas das primeiras corridas de rua de 2025…
Volta 43 e Santino Ferrucci e Conor Daly saem da pista na Curva 5.
Volta 44, Palou está 3,1s à frente de Lundgaard e 4,8s à frente de Herta. Dixon, querendo fazer a corrida com mais uma parada, está 8,6s atrás, em quinto.
Volta 45 e Ferrucci é obrigado a ceder três posições e cai da 18ª para a 31ª posição.
Na volta 47, Palou completou uma volta de 1m07.1s contra 1m07.5s de Lundgaard nos mesmos pneus primários e 1m07.4s de Herta nos pneus alternativos.
Volta 48 e a liderança é de 4,1s.
Na volta 49, Palou estabelece a volta mais rápida da corrida com 1m07.098s. A diferença é de até 4,2s.
Na volta 50, Lundgaard está 4,5s atrás, Herta está 7,4s atrás e Dixon está 12,5s atrás.
Volta 52 e Lundgaard para os boxes para trocar os pneus alternativos. A vantagem de Palou sobre Herta é de 9,7s e a de Dixon é de 14,9s.
Volta 54 e nova volta mais rápida para Palou, de 1m06.945s. Ele está voando e tentando ampliar sua vantagem sobre Dixon, que espera vencer fazendo um pit stop a menos. Palou desliza na Curva 4 com os pneus do lado esquerdo.
Na volta 55, Palou perdeu quase dois segundos para Dixon com a curva 4 desligada.
Volta 56 e boxes de Siegel.
Na volta 57, Palou para os boxes para as primárias, com 13,4s de vantagem sobre Herta e 17,6s sobre Dixon no momento da parada. Herta também para os boxes para as primárias.
Volta 61 e a vitória é 1-2-3 para a Ganassi, com Dixon à frente de Simpson por 4,0s e Palou por 9,0s. Dixon para nos boxes no final da volta junto com Simpson. Dixon sai lentamente e Simpson para. Simpson acerta o pé esquerdo de Nico Don, o trocador de pneus traseiro direito de Rinus VeeKay, que se levanta mancando e com dores.
Volta 62 e Palou lidera O’Ward por 5,0s e Lundgaard por 5,8s. O’Ward para nos boxes no final da volta. Parada lenta.
Na volta 64, Palou está 6,0s à frente de Lundgaard, 14,0s à frente de Herta e 22,8s à frente de Dixon. Palou precisa ampliar a vantagem se quiser ir aos boxes e retornar à liderança sobre Dixon.
Volta 68 e a liderança de Palou em Dixon é de 25,7s e ele estava se aproximando do tráfego.
Volta 69 e Simpson cumpre uma penalidade de drive-through por atingir Don.
Volta 70 e a diferença para Dixon é de 26,4s. Kirkwood está em 11º.
Volta 72 e boxes de Lundgaard.
Volta 73 e Palou para os boxes com 27s de vantagem sobre Dixon. Novas primárias e uma parada rápida para Palou, que retorna com uma vantagem confortável sobre Dixon.
Volta 74 e Herta lidera com Palou em segundo e Dixon 1,7s atrás dele.
Volta 76 e Herta para os boxes com 13,4 de vantagem sobre Palou. Novamente uma parada lenta, com o carro precisando ser levantado pela segunda vez para apertar a roda dianteira esquerda; ela caiu antes que o mecânico conseguisse fixar a porca da roda. Ele retorna em nono.
Volta 77 e Palou mantém 1,8s sobre Dixon e 2,9s sobre Marcus Armstrong.
Volta 82 e a liderança é de 4,0s.
Volta 85 e Palou diminui a velocidade após sair da pista. Dixon assume a liderança.
Volta 87 e Dixon lidera Palou por 0,7s. Lundgaard está 3,6s atrás.
Volta 88 e a liderança é de 0,5s.
Volta 89 e Dixon está 0,4s à frente faltando uma volta para o fim. Palou acabou de desperdiçar uma vitória?
Volta 90 e, sim, ele venceu. Dixon vence sua primeira corrida da IndyCar na temporada com Palou na cola e Lundgaard em terceiro.