
Mais uma vez, Shane van Gisbergen afirmou sua superioridade nas ruas de Chicago e, ao fazê-lo, igualou um importante marco da NASCAR.
Ao vencer o Grant Park 165 no Chicago Street Course, o neozelandês completou um fim de semana de vitórias nas corridas da NASCAR Xfinity e da NASCAR Cup, ambas largando da pole position.
Aceitando a bandeira quadriculada sob cautela, depois que Cody Ware bateu na barreira de pneus da Curva 6 enquanto van Gisbergen avançava pela Curva 12 na penúltima volta, SVG igualou a vantagem de Kyle Busch nas duas corridas, partindo da pole position no Indianapolis Motor Speedway em julho de 2016. Nenhum outro piloto venceu corridas nas duas principais divisões da NASCAR partindo da pole position no mesmo fim de semana.
O tricampeão da Australian Supercars disse que estava em pânico com a possibilidade de uma advertência e possível prorrogação após o acidente de Ware, mas ele chegou à largada/chegada para começar a última volta antes que a NASCAR acionasse a advertência.
“Que fim de semana incrível para mim”, disse van Gisbergen, que dirigiu o Chevrolet No. 88 da Trackhouse Racing para sua segunda vitória na Copa no circuito de 2,2 milhas e 12 curvas, sua segunda vitória nesta temporada e a terceira de sua carreira.
“Cara de sorte por pilotar carros incríveis. Agradeço à Trackhouse, WeatherTech, Chevy e a todos esses caras e garotas aqui – que fim de semana incrível. Obrigado a todos por terem vindo e espero que possamos fazer um bom show.”
Ty Gibbs terminou em segundo, igualando seu melhor resultado da carreira em Darlington no ano passado. Tyler Reddick reiniciou em 15º com pneus novos, faltando nove voltas para o fim, e subiu para terceiro antes de perder tempo.
Van Gisbergen assumiu a liderança pela última vez na volta 60, passando para o lado de Chase Briscoe, que estava na frente, na Curva 2, correndo lado a lado com o recente vencedor de Pocono na Curva 3 e freando mais rápido que ele na Curva 4 para ganhar a primeira posição.
A partir desse ponto, a SVG teve que sobreviver a duas advertências e reinicializações, a primeira para levar uma ambulância até a pista para atender uma emergência médica de um espectador e a segunda para o carro de Austin Cindric que parou.
Depois da sexta bandeira amarela, Gibbs, que estava em segundo, não conseguiu uma largada forte na relargada final e ficou um carro atrás antes de chegar à Curva 1. A partir daquele ponto, a SVG se distanciou do Toyota nº 54 da Joe Gibbs Racing.
“Bem, isso realmente depende da zona de relargada, porque é bem naquela última curva, e o cara do lado de fora é prejudicado todas as vezes”, disse Gibbs, que relargou do lado de fora ao se aproximar da Curva 12.
Se você observar cada um deles, o cara de dentro vence quase todas as vezes. Ele abriu uma boa vantagem e teve uma boa relargada. Eu tive um pouco de degradação do pneu traseiro, o que não me ajudou muito na largada. [Ele] abriu uma boa vantagem e se distanciou de mim.


Para Reddick, a corrida foi um caso de déjà vu. No ano passado, ele perseguiu o vencedor Alex Bowman com um carro mais rápido nas últimas voltas e terminou em segundo.
“Acho que acabamos em uma situação complicada na penúltima relargada”, disse Reddick. “Alguns carros estavam rodando – não consigo nomear todos, mas infelizmente ficamos presos na faixa errada, onde precisei verificar. Fiquei atrás daqueles carros que estavam com a mesma estratégia de pneus, então perdemos um pouco de tempo para ultrapassá-los.”
“É ótimo terminar em terceiro, mas é certamente uma chatice quando você olha para o quanto de terreno você recuperou.”
Pela primeira vez nos três anos da corrida de rua de Chicago, o clima na forma de chuva não influenciou, mas a antecipação de possíveis tempestades influenciou.
À medida que a corrida se aproximava do fim, neblina e nuvens de tempestade começaram a se formar vindas do norte, mas a chuva só chegou à pista depois da bandeira quadriculada.
“A estratégia estava um pouco confusa, como sabíamos que seria hoje, enfrentando o clima, os carros e diferentes pit stops”, disse van Gisbergen. “Stephen (Doran, chefe de equipe) fez um ótimo trabalho na caixa de areia o dia todo, apenas pintando na minha cabeça a imagem de quem eu enfrentaria.”
“Fizemos dois pit stops incríveis. Estamos muito felizes em ter a WeatherTech (patrocinadora) na Victory Lane para a corrida em casa.”
Michael McDowell passou por SVG no início da corrida e liderou as primeiras 31 voltas, mas teve que levar seu carro para a área DVP (política de veículos danificados) para consertar um acelerador preso e perdeu 22 voltas na garagem.
Um grave acidente envolvendo oito carros na terceira volta bloqueou a pista entre as curvas 10 e 11 e forçou uma paralisação de 14min42s. Carson Hocevar iniciou a confusão ao bater no muro interno na curva 10 e colidir com o muro oposto com força suficiente para mover a barreira de Jersey.
O Chevrolet nº 77 de Hocevar capotou, e os carros de Brad Keselowski, Daniel Suarez, Todd Gilliland, Will Brown e Riley Herbst se amontoaram no acidente. Apenas Herbst e Suarez conseguiram prosseguir.
“Só percebi no último segundo”, disse Keselowski. “Abrandei e senti que ia ser parado, mas aí fui atropelado por trás. É uma pista de rua estreita, e às vezes não há para onde ir.”
A eliminação precoce de Keselowski fez com que Ty Dillon, 32º cabeça de chave, vencesse no Desafio da Temporada. Dillon enfrentará Bowman na terceira rodada do próximo domingo, no Sonoma Raceway, depois de Bowman trocar tiro após tiro com seu oponente de Chicago, Bubba Wallace, até Wallace rodar nas últimas voltas e perder a disputa.
John Hunter Nemechek terminou em 15º, uma posição à frente de Chase Elliott, eliminando o piloto do Chevrolet nº 9 da Hendrick Motorsports do Desafio da Temporada. Nemechek enfrentará Erik Jones, que avançou quando Ricky Stenhouse Jr. abandonou após colidir com uma barreira de pneus.
Ryan Preece terminou em sétimo e eliminou Noah Gragson, que terminou em 30º. Ele enfrentará Reddick, que superou Hocevar. Gibbs prevaleceu sobre AJ Allmendinger, que terminou em sexto, e correrá contra Zane Smith em Sonoma.
Smith chegou em 14º e eliminou Chris Buescher, que estava em 18º lugar e correu a maior parte da corrida com o motor sem potência.
O líder da série, William Byron, saiu da corrida com a embreagem quebrada após uma volta e terminou em 40º. Sua vantagem na classificação sobre o segundo colocado, Elliott, caiu para 13 pontos.