
Shane van Gisbergen mais uma vez fez o que Justin Marks e a Trackhouse Racing o contrataram para fazer no domingo nas ruas de Chicago.
Van Gisbergen dominou o fim de semana entre os eventos da Xfinity Series e da Cup Series. Ele venceu duas das três corridas da Cup Series que disputou na cidade e está invicto na Xfinity Series no circuito.
A vitória também é a segunda de van Gisbergen nesta temporada na Cup Series, consolidando ainda mais sua vaga na pós-temporada. Van Gisbergen, seu chefe de equipe Stephen Doran e a equipe número 88 foram para a raia da vitória há menos de um mês no circuito da Cidade do México.
Isso significa que os neozelandeses e companhia estão com dois de três acertos em percursos de esquerda e direita nesta temporada.
“Não sei se sinto pressão”, disse Doran sobre dar a van Gisbergen carros com os quais ele possa vencer em circuitos de rua e de rua. “É emocionante saber que, se nossa equipe fizer o nosso trabalho, temos boas chances, e é isso que eu prego aos nossos caras antes da corrida: apenas executem, com suavidade, nos pit stops, nada de especial; apenas façam o seu trabalho e deixem que ele volte lá e faça o que sabe.”
Nossos rapazes foram ótimos no México e aqui, executando o dia todo. A estratégia foi boa. Foram apenas dois dias sólidos, sólidos.
Marks interveio após a resposta de Doran com um sentimento semelhante.
“Eu ia encontrar o Stephen antes da corrida, mas o tempo acabou e não consegui encontrá-lo, mas é como se, nessas posições, quando você tem um cara como o Shane, você não precisa forçar a barra, ser bonitinho ou algo assim”, disse Marks. “É só uma questão de fazer bem o seu trabalho, seja a equipe de box ou o Stephen comandando a estratégia ou qualquer outra coisa. É só não se colocar em posição de cometer erros e forçar demais.”
“[Vá] fazer o trabalho, faça-o bem e deixe o motorista fazer o seu trabalho.”
Van Gisbergen largou da pole position em ambas as corridas. No sábado, ele pilotava pela JR Motorsports, já que a Trackhouse Racing firmou um acordo com a organização Dale Earnhardt Jr. e Kelley Earnhardt Miller, onde os pilotos da Trackhouse Racing participam de corridas selecionadas. Connor Zilisch, piloto de desenvolvimento da equipe, também compete na categoria em tempo integral com um carro da JR Motorsports.
Entre as duas corridas, van Gisbergen liderou 53 das 125 voltas.
Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, Marks expandiu a temporada para três carros para van Gisbergen se juntar ao grid ao lado de Ross Chastain e Daniel Suarez devido ao número de circuitos de rua e de estrada no calendário. Há seis no total, mas cinco deles são da temporada regular. A série muda para o Sonoma Raceway no próximo fim de semana.
“É um projeto único com Shane, e não estaríamos fazendo isso se pensássemos: ‘OK, podemos vencer circuitos mistos e, então, sabemos que não vamos correr tão bem nos ovais porque ele nunca fez isso antes'”, disse Marks. “Neste nível do jogo, você tem que ser um pacote completo, e pelo seu nível de inteligência, pela forma como ele estuda, se adapta e aprende, há uma oportunidade real para ele entender os ovais, ser rápido e ser um piloto completo da Cup. Acho que o vimos chegando lá apenas no último mês e meio – ele está consistentemente entre os 20 melhores agora nos ovais, quando começou em 30º ou 32º, e acho que esse desenvolvimento vai continuar.”
“Quando você pensa no projeto, temos alguém talentoso e de quem podemos fazer um piloto da Copa, e enquanto ele aprende, podemos ganhar vários circuitos e garantir uma vaga nos playoffs, dando aos nossos patrocinadores um ótimo retorno sobre o investimento.”