
Kyle Kirkwood ficou frustrado por perder a pole position em Detroit, mas compensou a decepção de sábado com outra corrida magistral em circuito de rua para conquistar sua segunda vitória do ano, a primeira desde Long Beach e a sétima consecutiva da Honda em 2025, a mais recente em solo inimigo no Chevrolet Detroit Grand Prix.
A quarta vitória do floridiano na carreira – todas em circuitos de rua – impulsionou o piloto número 27 da Andretti Global para a frente na classificação, capitalizando o dia esquecível de Alex Palou, que sofreu com as adversidades na Motown. Palou, que foi atingido na traseira por David Malukas, ficou em 25º lugar no Honda número 10 da Chip Ganassi Racing.
“Tivemos que passar por aqui algumas vezes, e definitivamente não foi moleza, mas, especialmente com aquele dano na asa dianteira no final, perdemos um pouco de desempenho, mas o carro estava bom”, disse Kirkwood, referindo-se a um erro em que bateu na traseira de Kyffin Simpson ao executar uma ultrapassagem.
“Quer dizer, tiro o chapéu para os rapazes da Andretti – os pit stops épicos, a estratégia épica, o carro estava impecável. Fomos definitivamente os mais rápidos e, nas relargadas, cara, o carro simplesmente ganhou vida. Eu estava superconfortável depois que a bandeira vermelha foi acionada. Pensei: ‘Sabe de uma coisa? Isso vai acabar nos favorecendo, principalmente com os danos.’ É ótimo.”
Atrás de Kirkwood, que saltou do quarto para o primeiro lugar após o retorno da corrida após uma bandeira vermelha no final, estava Santino Ferrucci, da AJ Foyt Racing, que largou da 21ª posição e alcançou o segundo lugar, seu melhor resultado na carreira, no Chevy nº 14. Will Power, da Team Penske, estava a caminho da última vaga no pódio com o Chevy nº 12, mas o pole position Colton Herta conquistou o terceiro lugar nos momentos finais com o Honda nº 27, sua melhor performance na temporada.
De fato, o dia dos melhores resultados continuou com Kyffin Simpson em quinto, um destaque na carreira do calouro da Ganassi com o Honda nº 8, e Marcus Armstrong em sexto, seu melhor da temporada com o Honda nº 66 da Meyer Shank Racing. Simpson também estabeleceu a volta mais rápida da corrida, a segunda vez que o faz em 2025 e a terceira em sua jovem carreira.
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, a edição de 2024 do Chevrolet Grand Prix de Detroit foi um evento confuso, já que oito advertências por contato constante consumiram 47 das 100 voltas, mas o grid de 27 pilotos estava abraçando seus melhores anjos no domingo, já que apenas cinco advertências em 19 voltas foram necessárias para limpar os destroços e recuperar uma infinidade de rodas perdidas que caíram dos carros de Devlin DeFrancesco e Callum Ilott.
A Rahal Letterman Lanigan Racing foi duramente criticada em Detroit quando DeFrancesco aposentou seu carro de três rodas, Graham Rahal perdeu várias voltas com uma roda solta e Louis Foster causou a única bandeira vermelha quando a suspensão dianteira direita dobrou para dentro e o fez colidir com Felix Rosenqvist, da Meyer Shank, em alta velocidade, o que deixou o sueco com uma lesão na perna que ele mesmo descreveu e o fez sair sentado em uma maca em uma ambulância.
As equipes terão seu primeiro fim de semana de folga em um mês e retornarão à ação nos dias 14 e 15 de junho no World Wide Technology Raceway.
Como aconteceu
A corrida de 100 voltas no percurso de 1,6 milhas começou com Herta na pole e seu companheiro de equipe Kirkwood fez uma manobra para brevemente assumir o segundo lugar de Malukas, mas Malukas foi rebaixado para quinto e Palou ficou em terceiro, de Kirkwood, enquanto Christian Lundgaard disparou para segundo.
Na segunda volta, Kirkwood avança por dentro para assumir o terceiro lugar, à frente de Palou, mas com 0,8s de vantagem sobre Lundgaard.
Na terceira volta, Kirkwood assume a segunda posição, à frente de Lundgaard, enquanto ele começa a perseguir Herta. Scott McLaughlin é o sexto, atrás de Malukas, e Rinus VeeKay é o sétimo.
Volta 5 e Herta tem 1,0s sobre Kirkwood, 1,8s sobre Lundgaard, 2,4s sobre Palou e 2,9s sobre Malukas.
Volta 6 e VeeKay vai aos boxes para que sua equipe avalie um problema.
Volta 10 e Herta mantém 1,1s de vantagem sobre Kirkwood.
Volta 11 e boxes de Malukas. Lundgaard também.
Volta 12 e boxes em Kirkwood. As três paradas foram para trocar pneus alternativos macios por pneus primários mais duros.
Volta 13, Herta e Palou param nos boxes para garantir a liderança. McLaughlin herda a liderança.
Na volta 14, Nolan Siegel ultrapassa Herta com pneus frios, e Kirkwood avança para ultrapassá-lo também. Atrás deles, Palou ultrapassa Malukas.
Volta 15 e é a primeira bandeira amarela do dia quando Felix Rosenqvist gira e bate sozinho. McLaughlin lidera.
Na volta 17, McLaughlin para nos boxes e cai para 14º, mas graças ao pit lane curto, ele consegue entrar e retornar à pista à frente de Kirkwood e dos outros que pararam antes. Rasmussen, Rahal e outros optaram por ficar na pista.
Na volta 19, Siegel é atingido, gira e é atingido por McLaughlin. A roda traseira direita cai do carro de DeFrancesco. Cuidado.
Volta 20 e os 12 melhores pilotos ainda não pararam nos boxes.
Reinício na volta 23 e Rasmussen está à frente de Rahal, Foster, Ericsson, Scott Dixon e Alexander Rossi.
Volta 25 e Herta assume a 14ª posição, à frente de Palo. McLaughlin para nos boxes para uma punição de drive-through. Corrida notavelmente limpa até agora, após uma série de acidentes em 2024.
Volta 27 e Rasmussen tem 0,8s de vantagem sobre Rahal, já que os 10 primeiros, de Rasmussen a Newgarden, ainda não fizeram suas voltas obrigatórias com os delicados pneus alternativos. Kirkwood é o líder entre os que usaram e removeram os pneus alternativos, na 11ª posição.
Volta 33 e Rahal faz o pit stop para mais uma série de testes primários.
Volta 34 e Rasmussen tem 2,3s de vantagem sobre Foster, 5,8s sobre Ericsson, 7,4s sobre Dixon, 9,2s sobre Rossi e 13,0s sobre Kyffin Simpson. Rahal está de volta aos boxes enquanto sua equipe martela seu carro. É uma roda traseira solta.
A estratégia da volta 36 fica a cargo dos seis primeiros (Rasmussen até Newgarden) que ainda não pararam nos boxes e Kirkwood em P7 como o primeiro entre os que o fizeram.
Volta 37 e boxes de Rasmussen.
Volta 38 e Dixon herda a liderança.
Volta 39 e Dixon para os boxes.
Volta 40 e os primeiros a parar estão de volta à liderança com Kirkwood em P1, 1,3s sobre Power, 2,5s sobre Herta, 3,6s sobre Palou, 4,2s sobre Malukas e 7,4s sobre Rasmussen, o primeiro com pneus alternativos.
Volta 46 e Kirkwood está 2,6s à frente de Power quando um pedaço da carroceria sai voando do carro de Kirkwood.
Volta 49 e Rasmussen sai da P5 para se livrar dos alternativos.
Volta 50 e pit stop da Power e Palou.
Volta 51 e pit stop em Kirkwood e Herta.
Volta 53 e O’Ward está liderando, mas não usou as alternativas.
Volta 54 e boxes de O’Ward. Novos pilotos alternativos.
Volta 55 e Rosenqvist está em P1, seguido pelo companheiro de equipe Marcus Armstrong e Kirkwood.
Volta 56, Rosenqvist e Armstrong param nos boxes. Kirkwood volta à liderança.
Na volta 61, Kirkwood está 1,2s à frente de Power, 3,1s à frente de Herta, 4,0s à frente de Palou, 4,7s à frente de Malukas e 6,6s à frente de O’Ward nessas alternativas.
Volta 63 e Power reduziu a vantagem de Kirkwood para 0,8s.
Volta 68 e bandeira amarela para o carro acidentado de Callum Ilott, que está sem uma roda. O piloto da PREMA Racing bateu na Curva 1 saindo dos boxes, bateu no muro com a roda dianteira direita, o que fez com que a dianteira esquerda se soltasse.
Volta 69 e os líderes são Kirkwood, Power, Herta, Palou, Malukas, O’Ward, Newgarden, Rasmussen, Foster e Lundgaard no top 10.
Volta 72 e os ex-líderes estão atrás de Ferrucci, Simpson e Armstrong, que pararam nos boxes pouco antes da bandeira amarela. Kirkwood e sua turma estão em quarto e atrás.
Na volta 73, Palou é atingido por trás por Malukas e arremessado contra as barreiras de pneus da Curva 1. O primeiro grande momento de adversidade da temporada para o líder do campeonato aconteceu quando Palou caiu da 7ª para a 25ª posição com um abandono.
Volta 77 e a quarta bandeira amarela termina com Ferrucci disparando. Kirkwood assume a terceira posição, à frente de Armstrong.
Na volta 78, Malukas cumpre uma penalidade de drive-through e retorna na P21. Kirkwood ultrapassa Simpson para a P2 e faz contato, danificando sua asa dianteira.
Volta 79 e Kirkwood assume a P1 de Ferrucci, mas tem a asa dianteira esquerda arrastando na pista em alta velocidade.
Volta 82 e Herta rebaixa Simpson para P4. Kirkwood tem 3,5s de vantagem sobre Ferrucci, 4,2s sobre Power, 5,5s sobre Herta, 6,7s sobre Simpson e 10,3s sobre Armstrong.
Volta 84 e Power assume a P2 de Ferrucci.
Volta 85 e um acidente grave para Rosenqvist e Foster. Cuidado número cinco. A suspensão dianteira direita de Foster falhou, colapsando para dentro, o que desencadeou a cadeia de eventos. Foster saiu andando enquanto Rosenqvist estava sentado em seu sidepod, tendo mencionado dor na perna pelo rádio. Ele foi levado para uma ambulância em uma maca, acenando para a multidão enquanto era carregado.
Volta 88 e é bandeira vermelha para dar tempo de consertar as barreiras.
Volta 90, a pista volta a ficar verde e Kirkwood dispara.
Volta 91 e Kirkwood tem 2,4s de vantagem sobre Power, que possivelmente bateu no muro. Ferrucci assume a segunda posição, ultrapassando Power. Herta tenta tirar a terceira posição de Power e consegue.
Volta 92 e Kirkwood tem 3,8s de vantagem sobre Ferrucci.
Volta 93 e a liderança é de 3,6s.
Volta 95 e a liderança é de 3,1s e Herta está 3,9s atrás, mas alcançando Ferrucci.
Volta 97 e Herta tenta ultrapassar, cutuca Ferrucci, mas não consegue.
Volta 98 e Power tenta ultrapassar Herta, mas não consegue. A vantagem de Kirkwood sobre Ferrucci é de 4,3s.
Volta 99 e Kirkwood está no controle com 3,7s na P2.
Volta 100 e Kirkwood é bicampeão nesta temporada. Sete vitórias consecutivas para a Honda, e também para a Acura no sábado, na corrida IMSA GTP em Detroit.

