Triunfo em Le Mans é um marco duradouro para Hardwick

by Racer

Embora grande parte da atenção voltada para a vitória da Manthey 1st Phorm na classe LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans tenha se concentrado na sexta vitória da carreira de Richard Lietz na classe GT no evento, Le Mans consolidou o lugar de Ryan Hardwick entre os melhores pilotos de Bronze em corridas de resistência atualmente.

Hardwick, Lietz e Riccardo Pera estavam no controle total da classe GT em Le Mans, combinando-se para liderar 184 das 341 voltas que o Porsche 911 LMGT3 R nº 92 completou, incluindo as últimas nove horas e 15 minutos da corrida, sem interrupções.

“Para mim, esta é a corrida mais difícil de vencer do mundo”, disse Hardwick à RACER após sua primeira vitória na categoria Le Mans. “Com todo o respeito aos vencedores das 500 Milhas de Indianápolis e das 500 Milhas de Daytona, esta corrida exige muita gente, muito tempo; há muitas oportunidades para cometer erros.”

“E cara, eu simplesmente não consigo acreditar. Mesmo assim, a ficha ainda não caiu.”

Segundo R.J. O’Connell, colaborador da revista Racer, os três turnos intensos de Hardwick, natural do Tennessee, desde o início da corrida no sábado até pouco antes do nascer do sol oficial na manhã de domingo, foram cruciais para a vitória. Suas seis horas foram concluídas rapidamente e sem grandes erros, abrindo caminho para Pera e Lietz correrem rapidamente na frente nas últimas 10 horas.

Hardwick dá crédito aos engenheiros da Manthey por lhe darem um carro capaz de lhe permitir pilotar da melhor forma possível. “O carro foi de longe o melhor que já dirigi – Porsche ou qualquer outra marca”, disse o ex-piloto do Ford Mustang GT3, que voltou para a Porsche nesta pré-temporada. “Não quero dizer que foi fácil de dirigir, mas confortável. Isso realmente me ajuda muito à noite, quando a visão é limitada e tudo mais.”

“Eu não queria sair! Quer dizer, foi muito divertido dirigir e, obviamente, vi que meu ritmo estava bom.”

De acordo com o site de análise de corridas de carros esportivos “The B Pillar”, o ritmo médio de Hardwick foi o mais rápido de todos os pilotos LMGT3 Bronze e mais rápido do que dois pilotos classificados como Prata que completaram um número significativo de voltas durante a corrida.

Da esquerda para a direita: Os vencedores do LMGT3, Riccardo Pera, Richard Lietz e Ryan Hardwick, desempenharam papéis importantes na vitória de Manthey 1st Phorm em Le Mans e aguçaram o apetite do americano por mais. James Moy Photography/Getty Images

Hardwick venceu sua classe em Le Mans, as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring, conquistando a Tríplice Coroa GT. E agora, o ex-campeão mundial de jet ski e piloto de fábrica da Yamaha quer conquistar um título mundial no asfalto. Com a vitória, Hardwick e seus copilotos da Manthey assumiram a liderança do Troféu FIA Endurance para a categoria LMGT3, com quatro corridas restantes.

“Resta um grande objetivo: ser campeão mundial, certo? Então, nosso foco total está no campeonato. Agora estamos na liderança, então esse é definitivamente o próximo objetivo”, disse Hardwick.

You may also like