
A temporada quase perfeita de Alex Palou chegou ao fim no domingo no Chevrolet Detroit Grand Prix, quando ele foi atingido por trás na relargada e bateu nas barreiras.
O Honda número 10 da Chip Ganassi Racing de Palou não parecia capaz de conquistar outra vitória após conquistar cinco vitórias em seis corridas e um segundo lugar na que não venceu, mas um top seis estava próximo quando a disputa de 100 voltas chegou à 73ª volta.
David Malukas, da AJ Foyt Racing, no entanto, encerrou o dia do líder do campeonato após bater na traseira do carro de Palou no retorno à bandeirada verde, e com o incidente, Palou caiu para 25º.
“Ainda não vi, mas com certeza alguém me atingiu por trás”, disse Palou. “É, que pena. Fizemos uma recuperação incrível neste fim de semana. Não tínhamos muito espaço no começo, e achei que estávamos correndo bem para tentar subir ao pódio no final. Não parece ótimo, mas não poderíamos ter feito nada.”
Malukas recebeu uma punição de drive-through que anulou sua excelente performance durante todo o fim de semana e o deixou em 14º lugar. O início espetacular do ano do piloto da Ganassi foi inédito entre seus rivais mais próximos, todos os quais sofreram pelo menos uma chegada ruim antes de Detroit, o que ajudou Palou a conquistar a liderança.
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, ao entrar em Detroit, Palou tinha 112 pontos de vantagem sobre Pato O’Ward na classificação de pilotos. O’Ward manteve a segunda posição, graças à sua melhora da 18ª para a sétima posição, mas isso só reduziu a diferença para 90 pontos. Com a vitória de Kyle Kirkwood, o piloto da Andretti Global subiu para a terceira posição no campeonato e precisa de 102 pontos para igualar Palou.