Quem correrá na Fórmula E em 2025?

by Formula-E

Muitas movimentações no mercado de pilotos ocorreram durante a pré-temporada, com algumas grandes mudanças e novos rostos estreando enquanto a Fórmula E dava as boas-vindas à era GEN3 Evo.

Os novos carros, capazes de atingir 0-60 mph em 1,82 segundos, representam um grande avanço na tecnologia de corrida elétrica, bem como em desempenho, sustentabilidade e eficiência. 

O incrível calendário da 11ª temporada traz 16 corridas em 10 locais ao redor do mundo, e estes são os 22 pilotos de 11 equipes de classe mundial que competirão na temporada 2024/25:

EquipeMotoristaMotorista
Jaguar TCS RacingMitch EvansNick Cassidy
TAG Heuer Porsche Pascal WehrleinAnthony Felix da Costa
DS PENSKEJean-Éric VergneMaximiliano Guenther
NissanOliver Rowland Norman Nato
Andretti Jake DennisNico Mueller
Envision RacingRobin FrijnsSébastien Buemi
NEOM McLarenSam BirdTaylor Barnard
Maserati MSG RacingStoffel VandoorneJake Hughes
Yamaha ABT LolaLucas de GrassiZane Maloney
Mahindra RacingNyck de VriesOu para Mortara
Cupra Kiro Dan TicktumDavid Beckmann

Houve várias trocas de assentos, um novo estreante e muitas equipes decidindo manter a consistência com uma dupla de pilotos inalterada antes da nova temporada. Esta é a história de todas as mudanças, equipe por equipe. 

Jaguar TCS Racing

Em uma reviravolta nada surpreendente, os atuais campeões do Troféu de Equipes e dos Construtores mantiveram a mesma formação de sucesso formada por Nick Cassidy e Mitch Evans. A dupla, ambos neozelandeses, conquistou quatro vitórias na temporada passada, além de inúmeros pódios e pole positions, terminando o ano na liderança da classificação e garantindo à equipe seus primeiros títulos de Fórmula E. Tanto Evans quanto Cassidy também lutaram pelo Campeonato Mundial de Pilotos , mas as coisas não deram certo para eles na final em Londres. Não há dúvidas de que ambos também serão favoritos ao título do campeonato nesta temporada. 

TAG Heuer Porsche 

O atual campeão mundial Pascal Wehrlein permanecerá na Porsche por mais uma temporada, novamente acompanhado pelo campeão da 6ª temporada, Antonio Felix da Costa. A temporada passada foi memorável para a gigante alemã, com Wehrlein conduzindo a equipe ao seu primeiro título de Fórmula E na final em Londres e Da Costa combatendo as especulações no meio da temporada para ter uma sequência impressionante de quatro vitórias em cinco corridas, incluindo o evento sede da equipe em Berlim. 

DS PENSKE 

Com a saída de Stoffel Vandoorne anunciada após o término da 10ª temporada, foi confirmado que Maximilian Guenther daria o salto para se juntar a Jean-Eric Vergne na DS PENSKE para a nova era. O bicampeão JEV permanecerá, devido ao seu relacionamento com a equipe e às suas performances na temporada passada – dois pódios, três poles e o quinto lugar na classificação.

Guenther ingressou na equipe na 4ª temporada, quando o proprietário Jay Penske lhe ofereceu uma vaga de estreia no campeonato. Desde então, o piloto de 27 anos conquistou cinco vitórias e 10 pódios em 83 corridas, representando marcas como BMW Andretti e Maserati.

Nissan 

A fabricante japonesa manteve Oliver Rowland por mais uma temporada, após uma brilhante 10ª Temporada, com duas vitórias e mais cinco pódios . Ele terá um novo companheiro de equipe nesta temporada, com Norman Nato retornando à equipe após um ano na Andretti. O francês correu pela Nissan na 9ª Temporada e substituiu Sacha Fenestraz na equipe na nova temporada.  

Andretti 

Jake Dennis está comprometido com um futuro de longo prazo na Andretti, após concordar com uma extensão de contrato ao final de seu ano de título em 2023. No entanto, nesta temporada, ele terá outro novo companheiro de equipe do outro lado da garagem. Nico Mueller teve uma temporada incrível na ABT e foi promovido para a Andretti, além de se tornar piloto de fábrica da Porsche nas férias de verão. O piloto suíço pilotará o Andretti Porsche 99X Electric em sua quinta temporada na Fórmula E e tentará conquistar sua primeira vitória na categoria. 

Envision Racing 

Após uma temporada de altos e baixos, Sébastien Buemi e Robin Frijns encerraram a 10ª temporada com bom humor, conquistando três pódios nas últimas quatro corridas. Como resultado, o chefe da equipe, Sylvain Filippi, garantiu a dupla, que está entre os pilotos mais experientes do campeonato, por mais uma temporada. Com 229 corridas completadas entre eles, 99 delas com a Envision, eles também permanecem na equipe que acumulou mais pódios (53) e pontos (1.723) em todas as 10 temporadas do que qualquer outro competidor.

NEOM McLaren 

Foi certamente uma surpresa para muitos quando Jake Hughes anunciou que deixaria a equipe NEOM McLaren durante a pré-temporada. Agora na Maserati MSG Racing, sobre a qual falaremos em breve, isso deixou uma vaga na equipe Papaya que parecia justa para apenas uma pessoa. 

Taylor Barnard era piloto reserva e de desenvolvimento na NEOM McLaren, mas assumiu a posição de última hora no lugar do lesionado Sam Bird em Mônaco, tornando-se o piloto mais jovem da história da Fórmula E, aos 19 anos. Ele retornou para a rodada dupla em Berlim, marcando pontos em ambas as corridas, e agora foi promovido a piloto titular de Sam Bird na 11ª temporada . O piloto de 37 anos compete na Fórmula E desde a 1ª temporada e está entre os pilotos mais bem-sucedidos do grid, com 12 vitórias, 26 pódios e seis Julius Baer Pole Positions ao longo dessas 10 temporadas.

Maserati MSG Racing 

Potencialmente, a única equipe no grid com uma dupla de pilotos totalmente nova é a Maserati MSG Racing. Será uma formação completamente nova após a saída de Guenther e Jehan Daruvala, e estamos ansiosos para ver como se desenrolará ao longo da GEN3 Evo. Embora completamente novos na Maserati, Jake Hughes e Stoffel Vandoorne já tiveram alguma experiência com a equipe em temporadas anteriores. Hughes era piloto reserva da equipe quando ela era conhecida como Venturi, e o campeão mundial da 8ª temporada, Vandoorne, tem experiência com o trem de força Stellantis desde sua passagem pela DS PENSKE e na Mercedes, quando compartilhavam um trem de força com a Venturi.

Yamaha ABT Lola

Com a saída de Nico Mueller para a Andretti, a equipe teve a grande tarefa de preencher o vazio que ele deixou, já que ele foi responsável por 52 dos 56 pontos conquistados na 10ª temporada. Agora, a ABT uniu forças com a Lola Cars, a marca de automobilismo mundialmente renomada, e trouxe a Yamaha para uma parceria técnica de vários anos. 

A equipe confirmou que Lucas di Grassi permanecerá na 11ª temporada e que ele será parceiro de Zane Maloney – o único estreante no grid da 11ª temporada. Aos 21 anos, Maloney ocupa atualmente o terceiro lugar no Campeonato de Fórmula 2 da FIA e é piloto reserva da equipe Stake F1 KICK Sauber. Ele também foi piloto reserva e de desenvolvimento da Andretti e completou vários testes de Fórmula E nos últimos dois anos. 

Mahindra Racing

A anglo-indiana Mahindra Racing tem uma dupla de pilotos inalterada, após assinar contratos plurianuais com o campeão mundial da 7ª temporada, Nyck de Vries, e Edo Mortara para a 10ª temporada. A equipe realizou grandes mudanças no carro para a era GEN3 Evo e espera voltar a pontuar regularmente e, possivelmente, até mesmo a subir ao pódio na temporada 2024/25. 

Cupra Kiro 

O novo time americano Cupra Kiro, que antes era ERT e NIO, selecionou Dan Ticktum e David Beckmann para a 11ª temporada.

A 10ª temporada contou com a dupla Dan Ticktum e Sergio Sette Câmara, mas nos testes em Madri, David Beckmann e Ticktum se destacaram e impressionaram. Ticktum e Beckmann mostraram um ritmo animador,  conquistando o segundo e o quarto lugar na classificação geral no final da semana, completando 421 voltas.

PROGRAMAÇÃO: Onde, quando e como assistir ou transmitir a Rodada 12 do E-Prix Sarinah Jakarta de 2025

A 11ª temporada terá mais um retorno ao calendário da Fórmula E. Depois de uma temporada longe, voltaremos para mais disputas em Jacarta.

Prepare-se para o aumento das temperaturas tanto no ar quanto na pista, enquanto o grid se prepara para mais ação roda a roda na capital da Indonésia, com o E-Prix programado para ocorrer no sábado, 21 de junho de 2025.

Treino livre 1:  16:00 local (09:00 UTC), sexta-feira, 20 de junho
Treino livre 2:  08:00, (01:00 UTC) sábado, 21 de junho
Qualificação:  10:20 (03:20 UTC), sábado, 21 de junho
Corrida:  15:00 (08:00 UTC), sábado, 21 de junho

You may also like