Fórmula E revela calendário estendido de 2025-2026

by Racer

A Fórmula E anunciou seu calendário para a próxima temporada, a 12ª da série de monopostos totalmente elétricos.

O calendário é o mais longo da história da Fórmula E, com 18 etapas em 12 fins de semana – duas corridas e fins de semana de corrida a mais em comparação com a temporada atual. Oito dos circuitos atuais estão confirmados para retornar, com a temporada começando novamente em São Paulo em dezembro, seguida pela Cidade do México, com visitas a Jidá, Berlim, Mônaco, Xangai, Tóquio e Berlim, todas novamente no calendário.

“Este calendário é o mais competitivo até agora, combinando locais novos e já existentes com circuitos lendários que definem a Fórmula E”, disse o CEO da Fórmula E. “Com maior atenção à estabilidade do calendário, estamos nos tornando mais fáceis de encontrar, interagir e participar, conquistando maior fidelidade e carinho dos fãs.”

Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, as maiores mudanças confirmadas ocorrem na forma da corrida de Miami e da adição de Jarama na Espanha.

Nossa estreia em Madri e o aumento no total de corridas demonstram nossa missão e intenção de expandir continuamente a categoria em mercados-chave, enquanto as corridas no Autódromo Internacional de Miami elevam nossa presença nos EUA a outro patamar, em uma instalação de classe mundial. À medida que continuamos a ver nossa base de fãs global e nossa audiência televisiva crescerem ano após ano, este calendário certamente proporcionará corridas ainda mais emocionantes com nossos pilotos e equipes de classe mundial para nossos fãs apoiarem.

A corrida em Miami será transferida do Homestead-Miami Speedway para o Autódromo Internacional de Miami, no Hard Rock, local do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami, em um acordo de vários anos.

“Os EUA são obviamente um mercado-chave para a Fórmula E”, disse o cofundador e diretor do campeonato, Alberto Longo. “Agora, mudamos do Homestead Speedway para o Circuito Internacional Hard Rock de Miami, o que representa um bom potencial [e] um local melhor, especialmente para a Fórmula E.” 

Temos cinco traçados diferentes de pista em Miami, no estádio Hard Rock, e, definitivamente, acho que escolhemos aquele que permitiria mais ultrapassagens, mais espetáculo. É um local fantástico, um parceiro fantástico que temos lá. E, com certeza, esperamos ficar lá por muitos e muitos anos.

Jarama entra para o calendário após sediar com sucesso os testes antes desta temporada. A equipe entrou em cena como substituta de última hora para Valência, atingida por enchentes em novembro passado, e impressionou instantaneamente, dando início a uma corrida no local, que será a primeira na Espanha desde a corrida de 2021 no Circuito Ricardo Tormo de Valência, realizada a portas fechadas durante a pandemia de COVID-19.

“Sou espanhol, como vocês sabem, então é muito especial para mim, como fundador, vir à Espanha pela primeira vez com público”, disse Longo. “Não podemos esquecer que Valência nos ajudou muito durante a COVID, e nos permitiu fazer uma corrida sem público, mas agora estamos falando de Madri. Uma cidade emocionante, vibrante e incrível.”

Temos um ótimo relacionamento com o presidente da RFEA (a autoridade espanhola do automobilismo), que por acaso é o presidente do senado da FIA. Quando começamos a pensar em ir para Madri, ele facilitou muito a nossa presença.

O calendário apresenta dois eventos a serem confirmados na nova reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, no final do ano. Embora ainda não tenham sido confirmados, Longo estava confiante de que eles ocorrerão sem problemas e que, no improvável caso de não acontecerem, nenhum dos eventos de uma única rodada do calendário será transformado em uma rodada dupla para compensar.

“O calendário é o que é, e obviamente estamos torcendo para que essas vagas sejam confirmadas”, disse ele. “Se isso não acontecer, permaneceremos exatamente como estamos. Não alteraremos nenhuma das corridas existentes se houver uma mudança nas vagas para confirmar.”

São Paulo, Cidade do México, Miami, Madri e os dois eventos TBC serão todos corridas únicas, enquanto Jidá, Berlim, Mônaco, Xangai, Tóquio e Londres sediarão novamente corridas duplas.

 
AGENDAR

Rodada 1: São Paulo (Circuito Urbano de São Paulo), Brasil, 6 de dezembro de 2025

Rodada 2: Cidade do México (Autódromo Hermanos Rodríguez), México, 10 de janeiro de 2026

Rodada 3: Miami (Autódromo Internacional de Miami), EUA, 31 de janeiro de 2026

Rodadas 4 e 5: Jidá (Circuito Corniche de Jidá), Arábia Saudita, 13 a 14 de fevereiro de 2026

Rodada 6: Madri (Jarama), Espanha 21 de março de 2026

Rodadas 7 e 8: Berlim (Aeroporto de Tempelhof), Alemanha, Berlim 2 a 3 de maio de 2026

Rodadas 9 e 10: Mônaco (Circuito de Mônaco), Mônaco 16-17 de maio de 2026

Rodada 11: TBC 30 de maio de 2026*

Rodada 12: TBC 20 de junho de 2026*

Rodadas 13 e 14: Xangai (Circuito Internacional de Xangai), China, 4 a 5 de julho de 2026

Rodadas 15 e 16: Tóquio (Tokyo Street Circuit), Japão, 25 a 26 de julho de 2026

Rodadas 17 e 18: Londres (ExCeL London), Reino Unido, 15 a 16 de agosto de 2026

*A ser anunciado na próxima Reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, no final de 2025

You may also like