
A Andretti Global dominou o evento Honda Indy Toronto do ano passado com a pole e a vitória de Colton Herta, somou mais duas vitórias em circuitos de rua nesta temporada com Kyle Kirkwood e não mostrou sinais de desaceleração no sábado, com Herta registrando a volta mais rápida do fim de semana para garantir a pole no Honda nº 26.
“Temos um ótimo carro aqui”, disse Herta, que também conquistou a pole position no mês passado em Detroit. “É simples assim, se você observar o que eu, Kyle e Marcus (Ericsson) conseguimos fazer dentro do carro de corrida. Gosto de pensar que é porque somos melhores que todos os outros, mas os carros são realmente bons, e acho que eles nos fazem parecer muito bons. Estou muito feliz por finalmente estar de volta à pole, mas preciso conquistar a primeira vitória do ano amanhã.”
A volta de Herta, de 59.832s, foi bem superior à do líder do campeonato, Alex Palou, na Honda nº 10 da Chip Ganassi Racing (1m00.107s), que o acompanha na primeira fila. A dobradinha com motor Honda foi completada pelo veloz Marcus Armstrong, da Meyer Shank Racing (1m00.353s), que produziu sua melhor performance de classificação da temporada.
Will Power, da equipe Penske, ficou em quarto no Chevy nº 12 (1m00.451s) e foi o único membro de sua equipe estendida — incluindo o programa AJ Foyt Racing — a se classificar dentro do Firestone Fast 12. Scott McLaughlin, da Penske, e David Malukas, da Foyt, foram os mais próximos, em 15º e 16º, respectivamente.
Graham Rahal, da Rahal Letterman Lanigan Racing, conjurou sua forma Fast Six do Grande Prêmio de Indianápolis em maio e colocou o Honda nº 15 em quinto (1m00.860s), à frente de um Kyle Kirkwood muito decepcionado, que foi o mais rápido em todas as rodadas de qualificação, mas teve uma grande sobreviragem no início de sua volta rápida e abandonou a corrida, o que deixou o Honda nº 27 em sexto (1m04.530s).
“Normalmente, temos tido bastante dificuldade aqui em Toronto”, disse Palou, que venceu a corrida de rua inaugural do ano em São Petersburgo. “Honestamente, nosso objetivo era tentar largar na frente, tentar ficar entre os seis primeiros, entre os dez primeiros. É uma surpresa estarmos largando na primeira fila. Honestamente, o carro estava melhorando a cada vez que estávamos na pista, então estou super orgulhoso do trabalho de todos, super feliz por largar na primeira fila amanhã, para ver se conseguimos colocar o Colton lá. O Colton e o Kyle estiveram em outro nível aqui neste fim de semana, então espero que tenhamos algo para eles amanhã.”
Assim como Palou, Armstrong não esperava ficar entre os três primeiros.
“Sinceramente, a volta foi bem mediana, para ser bem sincero”, disse ele. “A corrida de amanhã vai ser uma história completamente diferente da classificação de sempre.”
Em outro lugar, o Ericsson da Andretti superou uma falha no cilindro mestre do freio descoberta no caminho do paddock para o pit lane e levou o Honda nº 28 reparado para a oitava posição no grid. Rinus VeeKay, da Dale Coyne Racing, cujo ritmo nas pistas de rua tem sido impressionante durante toda a temporada, manteve a narrativa em nono lugar com o Honda nº 18.
Pato O’Ward, da Arrow McLaren, o único piloto com uma pequena chance de alcançar Palou na busca pelo campeonato, precisava do ponto para a pole, mas largará em 10º no Chevy nº 5.
“Eu esperava um pouco mais hoje”, disse ele. “Estou satisfeito com meu carro com os pneus Firestone Primary, então acho que teremos um carro de corrida forte amanhã. O desempenho dos pneus alternativos foi um pouco surpreendente e inconsistente, como tem sido o ano todo. É uma corrida longa e muita coisa pode acontecer, então vamos ver como tudo se desenrola.”
Em 12º, Callum Ilott, em boa forma, foi rápido, mas frustrado pela PREMA Racing, citando uma alta frequência de “bonecos” saindo na área de escape da Curva 8 e retornando na frente de seu Chevy nº 90 em baixa velocidade, o que acabou com todas as suas tentativas de fazer uma volta melhor.
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, dos que devem avançar do fundo do pelotão, o companheiro de equipe de Armstrong na equipe Meyer Shank, Felix Rosenqvist, em 17º, e Josef Newgarden, da Penske, em 18º, formam uma armada de quatro carros com o já mencionado McLaughlin em 15º e Malukas em 16º.
Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, vencedor da corrida de Toronto pela RLL em 2023, faz um trem de cinco vagões na 19ª posição.
A primeira metade do processo de qualificação eliminatória de três etapas da IndyCar fez com que 13 carros saíssem por 10 minutos para definir os seis mais rápidos a serem transferidos para a segunda etapa.
Kirkwood foi o único a quebrar a marca de um minuto, liderando os seis em transferência com uma volta de 59.906s à frente de Power, Dixon, Ilott, Rahal e Foster.
Aqueles que não conseguiram se transferir ficaram presos em suas posições iniciais com Nolan Siegel (P13), McLaughlin (P15), Felix Rosenqvist (P17), Lundgaard (P19), Conor Daly (P21), Santino Ferrucci (P23) e Sting Ray Robb (P25).
A segunda metade do grid contou com 14 pilotos, e Armstrong disparou para o topo na última volta, com 1m00.098s de vantagem sobre VeeKay, Palou, Ericsson, Herta e O’Ward. Terminaram o dia Kyffin Simpson (14º), Malukas (16º), Newgarden (18º), Robert Shwartzman (20º), Christian Rasmussen (22º), Alexander Rossi (24º), Devlin DeFrancesco (26º) e Jacob Abel (27º).
A Fast 12 da Firestone foi sua batalha habitual na última volta e, uma vez concluída, Kirkwood foi o mais rápido com 59s927, tendo Power, Herta, Rahal, Palou e Armstrong a reboque para lutar pela pole position. Fixados em sétimo a 12º estavam Foster, Ericsson, VeeKay, O’Ward, Dixon e Ilott.
O Fast Six foi todo Herta, já que um fumble de Kirkwood acabou com qualquer esperança de uma luta interna pela pole.

