
A batalha pelo campeonato mundial de pilotos de Hypercar World Endurance de 2025 ficou mais acirrada após as 6 Horas de São Paulo do último domingo, e parece que vai render bastante drama nas três últimas etapas da temporada.
A liderança da equipe Ferrari-AF Corse nº 51 caiu para 12 pontos sobre os pilotos AF Corse nº 83, vencedores de Le Mans, com cinco das oito corridas já concluídas.
Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado lutaram para manter o ritmo durante todo o fim de semana no Brasil e cruzaram a linha de chegada logo atrás dos pontos, em 11º lugar, no domingo. Enquanto isso, o trio número 83, Phil Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye, completou a vitória em Le Mans com um oitavo lugar em Interlagos.
A equipe nº 51 da Ferrari continua na liderança, mas a diferença está diminuindo. Fabrizio Boldoni/DPPI
Essa pontuação pode ser crucial quando tudo estiver dito e feito no final da temporada, pois consolidou o segundo lugar na classificação de pilotos e deu a eles uma enorme vantagem de 64 pontos sobre os 963 da Proton Competition na Hypercar World Cup também.
“Foi um fim de semana de sucesso nesse aspecto”, disse Hanson à RACER após a corrida. “Sempre que você sente que não tem o desempenho necessário para lutar na frente, precisa analisar o que é possível. O objetivo era marcar o máximo de pontos possível. Nós maximizamos isso, superamos um pouco o nosso potencial, terminando à frente de carros que eram mais rápidos, mas cometeram erros.”
“Fomos fortes em testes de pneus e longevidade, o que nunca foi o ponto forte deste carro, então saímos satisfeitos. É um longo caminho pela frente.”
Enquanto isso, as chances de título da equipe nº 50, formada por Nicklas Nielsen, Miguel Molina e Antonio Fuoco, sofreram mais um golpe. Após a desclassificação em Le Mans, eles também não conseguiram pontuar em São Paulo e, como resultado, caíram para a quarta posição, atrás da ressurgente equipe nº 12 da Cadillac, que venceu a corrida.
“No geral, fizemos o nosso melhor. Acho que, com as condições, o máximo que conseguimos foi ficar entre os 10 primeiros, mas, infelizmente, fomos atingidos por um GT (Corvette nº 33) e fomos penalizados por isso (forçamos a entrar para trocar a traseira do carro)”, disse Fuoco, frustrado, à Stephen Kilbey, da revista Racer.
O que aconteceu não foi nada agradável nem divertido para nós. Antes do incidente, Nicklas estava perto do carro nº 83 e diminuindo a diferença; se não tivéssemos tido contato, poderíamos ter terminado entre os nove primeiros.
“Só espero que daqui para frente eles nos deixem lutar. Se formos para o resto das corridas assim, vai ser difícil.”
Norman Nato, Will Stevens e Alex Lynn, que pontuaram em todas as corridas até agora e conquistaram uma bela pontuação de 26 pontos, agora somam 68 pontos. Isso significa que estão 37 pontos atrás dos pilotos nº 51, com uma pontuação máxima de 91 pontos ainda disponível. Em comparação, os pilotos nº 50 estão 48 pontos atrás.
Também houve uma mudança no campeonato de fabricantes de hipercarros, com a Cadillac subindo para o segundo lugar após a dobradinha com a Hertz Team JOTA. A liderança da Ferrari, porém, continua firme, com 55 pontos de vantagem, mesmo com apenas três pontos conquistados no fim de semana.
A Cadillac tem 120 pontos, a Porsche está em terceiro com 111, e a Toyota caiu para quarto com 95 após sua primeira pontuação não pontuada do ano.
Na LMGT3, com oito pontos marcados pelos pilotos vencedores de Le Mans da Manthey 1st Phorm, Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick, a liderança aumentou para 13 pontos devido à falha da equipe nº 21 Vista AF Corse em marcar um ponto.
Jonny Edgar, Ben Keating e Daniel Juncadella, da TF Sport, por sua vez, permanecem em terceiro lugar com a sétima colocação na categoria com seu Corvette nº 33 e diminuíram a diferença para os pilotos da Ferrari nº 21 para 10 pontos. Eles seguem para a Lone Star Le Mans para a corrida em casa de Corvette e Ben Keating em setembro, 23 pontos atrás da equipe líder e ainda muito na briga.
“Foi um dia difícil para nós, com algumas penalidades que prejudicaram nossa corrida”, admitiu Edgar. “Mas o carro estava ótimo de pilotar e estou feliz por ainda termos conquistado alguns pontos para o campeonato.”
“Toda a equipe fez um ótimo trabalho durante todo o fim de semana, como sempre. Vamos aproveitar esses pontos e avançar para o COTA, tentando voltar a subir na tabela do campeonato.”