
Classificados na segunda e terceira filas do grid das 6 Horas de São Paulo, os dois PEUGEOT 9X8 tiveram uma excelente largada. Loïc Duval (#94) defendeu com firmeza a quarta posição (1min25s520 na 5ª volta), enquanto Mikkel Jensen (#93) ganhou uma posição já na primeira volta, fechando em quinto. Antes da primeira parada nos boxes, programada após 40 voltas, os carros da Peugeot ocupavam o terceiro e quarto lugares.
Loïc e Mikkel continuaram na pista para um segundo turno intenso, que teve de ser encurtado em cerca de dez voltas devido ao desgaste acentuado dos pneus no circuito de Interlagos, que foi recentemente recapeado. Após a segunda parada nos boxes, os 9X8 conseguiram manter suas posições de largada.
Malthe Jakobsen e Paul Di Resta, que haviam garantido excelentes posições de largada no dia anterior, assumiram o volante dos protótipos #94 e #93 com pneus médios novos. Após um duplo turno em ritmo forte, mesmo enfrentando tráfego intenso, Loïc Duval e Mikkel Jensen voltaram à pista para finalizar a corrida. Neste fim de semana, cada carro contou apenas com dois pilotos.
Após seis horas de disputas intensas, o PEUGEOT 9X8 #94 cruzou a linha de chegada em sexto lugar, seguido pelo #93 em sétimo. Depois da decepção nas 24 Horas de Le Mans, a equipe Peugeot TotalEnergies reagiu com seu melhor desempenho da temporada.
O Campeonato Mundial de Endurance da FIA entra agora em uma pausa de oito semanas e retorna no início de setembro, no circuito de Austin, Texas (EUA).
Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport:
O nosso ritmo de corrida foi o esperado, mas talvez tenhamos subestimado o desempenho de três concorrentes diretos, que estavam muito rápidos. Poderíamos ter terminado em P5 e P6, o que é uma pena — perdemos tempo durante um período de FCY (Full Course Yellow). Precisamos analisar o motivo. As diferenças estão cada vez menores, e ainda teremos outras oportunidades de conquistar bons resultados até o fim da temporada.
Mikkel Jensen (PEUGEOT 9X8 #93):
Tive uma largada tranquila e um bom primeiro turno. No segundo stint, sofri bastante com o desgaste acentuado dos pneus traseiros, o que nos forçou a antecipar a parada nos boxes. Por conta disso, nosso último trecho foi mais longo do que o dos concorrentes e, além disso, não tivemos sorte com os períodos de FCY, que nos custaram cerca de 15 segundos.Loïc Duval (PEUGEOT 9X8 #94):
A vantagem de contar com apenas dois pilotos por carro é que aprendemos muito com o primeiro stint duplo e conseguimos ajustar a estratégia no final da prova. Nesta corrida, a gestão do desgaste dos pneus foi essencial, e consegui lidar melhor com isso quando voltei à pista no trecho final. No geral, foi um bom fim de semana para a equipe, com ótimos desempenhos na classificação e um resultado final positivo. Agora, precisamos trabalhar na questão do desgaste dos pneus.
Fonte: Stellantis