
***A Hertz Team JOTA garantiu à Cadillac a tão esperada primeira vitória no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, com um placar de dobradinha para a equipe britânica. A operação, de propriedade de Sam Hignett e David Clark, se torna a primeira equipe de hipercarros a conquistar vitórias com dois fabricantes diferentes, após a vitória nas 6 Horas de Spa-Francorchamps do ano passado com um Porsche 963 de cliente.
***Will Stevens venceu ambas as corridas, enquanto Norman Nato conquistou sua primeira vitória no WEC desde o Circuito das Américas 2020 (Rebellion Racing), após perder a corrida de Spa do ano passado com a JOTA devido aos seus compromissos com a ABB FIA Fórmula E em Berlim. Nato, no entanto, priorizou sua participação no WEC neste fim de semana em detrimento de suas obrigações na Fórmula E, que ironicamente aconteceram novamente em Berlim.
***Nato disse: “Ano passado, estive em Berlim e perdi a vitória. Hoje também foi Berlim e estou aqui.” O francês agora soma quatro vitórias na classe WEC em quatro continentes diferentes: Xangai 2019 (geral), COTA 2020 (geral), Monza 2022 (LMP2) e São Paulo 2025 (geral).
***O Cadillac V-Series.R nº 12, que largou na pole graças à corrida vencedora da Hyperpole de Alex Lynn, mantém o recorde de todos os vencedores das 6 Horas de São Paulo terem largado da primeira fila, desde a corrida inaugural em 2012.
***O coproprietário da equipe JOTA, Sam Hignett, revelou que eles tiveram que mudar a estratégia depois que Stevens recebeu uma penalidade de drive-through por uma infração de pressão dos pneus na primeira hora, o que levou a um primeiro pit stop de serviço completo que incluiu uma troca de quatro pneus, o que acabou resultando em Lynn recebendo apenas pneus Michelin novos do lado direito em seu primeiro turno.
***Hignett disse ao Sportscar365: “Não sabíamos quanto tempo tínhamos porque, depois de passarmos pelo drive-through, os pneus estavam sob pressão novamente. Então, voltamos com os pneus sob pressão. Não acho que haja uma resposta para quanto tempo você tem até receber outra penalidade. As pressões aumentam, e a pressão foi tão apertada que conseguimos fazer com que eles ultrapassassem. Regras são regras. Tivemos que zerar completamente, então ficamos em desvantagem de pneus.”
***O vice-campeão Earl Bamber, no Cadillac nº 38, acreditava que a penalidade imposta ao carro nº 12, na verdade, beneficiou os eventuais vencedores da corrida a longo prazo. “Acho que a penalidade deles com a pressão dos pneus ajudou um pouco na estratégia deles, porque foi o que os prejudicou”, disse o neozelandês ao Sportscar365. “Nosso carro ia mesmo seguir essa estratégia, então trocamos. Mas, para ser sincero, o carro nº 12 estava um pouco à nossa frente durante todo o fim de semana.”
***Bamber, que, juntamente com Lynn, estava no programa Cadillac WEC desde o seu início em 2023, expressou sua satisfação com o resultado tão aguardado. “Como programa para a Cadillac, conseguir uma dobradinha, acho que é um momento muito importante e de muito orgulho”, disse ele. “Também estou muito feliz por Sam [Hignett] e DC [David Clark] também, por assumirem este projeto e conquistarem uma vitória antes do final da temporada. Acho que todos no programa estão felizes por conquistar uma vitória.”
***Embora a Cadillac tenha quebrado a sequência de quatro vitórias da Ferrari, os protótipos com chassis Dallara permaneceram invictos nas competições do WEC até agora nesta temporada, graças à parceria técnica da construtora italiana com a Ferrari 499P, além de serem o chassis do Cadillac LMDh. A vitória de domingo também foi a primeira do chassis Dallara LMDh no WEC.
***A vitória da Cadillac marcou a primeira vitória geral em uma corrida internacional de endurance de carros esportivos para uma fabricante americana desde os 1000 km de Nürburgring de 2000, vencida por um Panoz LMP-1 Roadster-S pilotado por David Brabham e Jan Magnussen. A corrida fez parte da American Le Mans Series.
***Graças à vitória, Lynn, Nato e Stevens subiram para o terceiro lugar na classificação de pilotos da Hypercar. Eles estão agora 37 pontos atrás da Ferrari 499P nº 51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi, que permanece na liderança do campeonato apesar de não ter pontuado no Brasil.
***No campeonato de fabricantes de hipercarros, a dobradinha da Cadillac permitiu à marca americana dar um salto significativo na classificação, saltando do quarto para o segundo lugar, atrás da Ferrari. Ao mesmo tempo, a diferença para o primeiro colocado também diminuiu de 77 para 55 pontos, com o Cavalo Rampante marcando apenas quatro pontos. A Porsche, por sua vez, ultrapassou a Toyota e assumiu o terceiro lugar.
***O diretor de fábrica da Porsche LMDh, Urs Kuratle, admitiu que os Cadillacs foram “simplesmente melhores” do que a dupla de Penske Porsche 963 na corrida, que terminou em terceiro e quarto, apesar de uma investida no final da corrida de Julien Andlauer no carro nº 5, que quase ultrapassou o Cadillac nº 38 de Sebastien Bourdais nas voltas finais.
***Kuratle atribuiu a alta no final da corrida às condições mais frias, que eram mais favoráveis aos Porsches. “Ele chegou perto”, disse Kuratle. “Acho que caiu para seis décimos ou algo assim, mas depois ele pegou tráfego e assim por diante. Na fase intermediária da corrida, tivemos dificuldades, como vocês puderam ver. Mas depois, quando a temperatura caiu, a situação voltou.”
***O único problema para os dois Porsches de fábrica foi a penalidade de cinco segundos adicionada ao carro nº 6 devido a uma infração no pit lane quando Kevin Estre estava ao volante. “Ele simplesmente saiu muito cedo”, disse Kuratle. “No fim das contas, não cometemos muitos erros. 3ª e 4ª posições estão ok.”
***Sheldon van der Linde fez duas ultrapassagens no final da corrida no par de Peugeot 9X8s para garantir o quinto lugar no BMW M Hybrid V8 nº 20 da Team WRT, que ele dividiu com Rene Rast e Marco Wittmann, se recuperando de uma penalidade de drive-through por uma infração de bandeira amarela em todo o percurso.
***O diretor da equipe WRT, Vincent Vosse, disse ao Sportscar365: “Eu diria ‘o melhor do resto’ novamente. Fizemos uma corrida forte. Evitar a penalidade de drive-through teria sido melhor, mas não nos daria nenhuma posição extra. A quinta posição foi provavelmente o melhor que conseguimos fazer hoje.”
***O BMW nº 20, por sua vez, perdeu quase 20 voltas no início do teste, quando problemas nos freios forçaram Kevin Magnussen a voltar para a garagem. Vosse disse que eles fizeram reparos no sistema de freios, mas não saberão a causa raiz do problema até que possam diagnosticá-lo completamente quando as peças retornarem à Europa para uma inspeção mais detalhada.
***O Alpine A424 nº 35 também teve sua participação reduzida nos estágios iniciais, quando sofreu uma falha na bateria. “Nenhum dos sistemas estava funcionando”, disse Ferdinand Habsburg. “A frenagem estava ruim, o motor não estava bem controlado, então tive que parar. Eles ficaram inseguros sobre o estado da bateria, então, até conseguirem desconectá-la completamente do veículo, não consegui sair.”
***O carro voltou à corrida mais tarde, mas terminou em último na classificação geral, 42 voltas atrás do líder, com Habsburg explicando que isso foi feito principalmente para verificar quaisquer potenciais “problemas subjacentes” antes do carro ser enviado para Austin para o Lone Star Le Mans do mês que vem.
***Com seus 14º e 15º lugares, a Toyota Gazoo Racing não marcou um único ponto de piloto ou fabricante pela primeira vez na história da classe Hypercar, desde sua estreia em 2021. O mais perto que o fabricante japonês chegou de não marcar foi nas 6 Horas de Fuji do ano passado, quando o Toyota GR010 Hybrid nº 8 terminou em décimo e o carro nº 7 abandonou.
***O diretor técnico da TGR-Europa, David Floury, disse: “Como esperado, Cadillac, Porsche, Peugeot. Ok, um BMW [terminou] entre Porsche e Peugeot, mas, no geral, tem sido uma hierarquia clara e previsível desde segunda-feira. Da nossa parte, nunca estivemos na briga.”
***O Manthey Porsche 911 GT3 R nº 92 conseguiu ampliar sua liderança na classificação da LMGT3 ao terminar em sexto na classe. Ryan Hardwick, Riccardo Pera e Richard Lietz agora estão 13 pontos à frente do Vista AF Corse Ferrari 296 GT3 nº 21, que terminou fora dos dez primeiros e, portanto, não pontuou.
***Enquanto isso, o Lexus RC F GT3 nº 87 subiu para a quarta posição na classificação, graças à sua vitória. José Maria Lopez se torna o primeiro piloto a conquistar a vitória nas duas categorias atuais do WEC (Hypercar e LMGT3).
***Razvan Umbrarescu, por sua vez, se tornou o primeiro piloto romeno na história do campeonato a vencer uma corrida.
***Rui Andrade creditou a decisão da TF Sport de não usar pneus durante o penúltimo pit stop do Chevrolet Corvette Z06 GT3.R nº 81 como um fator-chave para o segundo lugar da equipe na classe LMGT3.
***Andrade disse ao Sportscar365: “Não trocamos pneus, mas tínhamos uma pequena vantagem de combustível porque tínhamos ido um pouco mais longe em nossos turnos do que as Iron Dames contra as quais estávamos lutando naquele momento. Sabíamos que a posição na pista é extremamente importante aqui porque é muito difícil ultrapassá-las. Então, aproveitamos essa pequena vantagem e fizemos um pit stop mais curto só para tentar ultrapassá-las, o que funcionou. E então tentamos ver onde terminaríamos no final da corrida.”
***Duas das quatro bandeiras amarelas de pista completa da corrida foram, estranhamente, por causa de pipas que caíram na superfície da pista. As outras duas foram por causa de detritos relacionados à corrida, incluindo o bloco de proteção da Ferrari AF Corse nº 50 que caiu após Nicklas Nielsen e o TF Sport Corvette nº 33 de Ben Keating se chocarem.
***Ambos os Ford Mustang GT3s da Proton Competition abandonaram a corrida, com a máquina nº 88 abandonando na terceira hora com um problema no amortecedor dianteiro, enquanto a máquina nº 77 sofreu um problema no escapamento faltando 1 hora e 15 minutos para o fim.
***O Mercedes-AMG GT3 Evo Iron Lynx nº 61 foi o único outro carro que abandonou na corrida.
***O veterano da Fórmula 1 Rubens Barrichello acenou a bandeira brasileira para sinalizar a saída do grid de largada dos 36 carros. O pai de Eduardo, que conquistou a pole position da LMGT3, não estava presente em Interlagos na sexta-feira e no sábado, pois participou de duas etapas da NASCAR Brasil Series, vencendo a Corrida 1 no Autódromo Internacional de Cascavel.
***Eduardo “Dudu” Barrichello, por sua vez, venceu o prêmio Goodyear Wingfoot após conquistar um pódio na classe nos últimos momentos da corrida.
***Barrichello elogiou o desempenho defensivo da piloto da Iron Dames, Michelle Gatting, enquanto o Porsche nº 85 e o Racing Spirit nº 10 da Leman Aston Martin Vantage GT3 Evo disputavam a última vaga no pódio da LMGT3. “Ela fez um ótimo trabalho”, disse Barrichello ao Sportscar365. “Acho que ela faz um bom trabalho regularmente, então estou muito feliz em vê-la se recuperando também. Foi uma boa batalha, mas no final, todos nós estamos tentando vencer.”
***Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul, esteve presente no domingo e se encontrou antes da corrida com os pilotos da Cadillac Hertz Team JOTA.
***A United Autosports respondeu à mensagem revisada da Team WRT em seu BMW M4 GT3 EVO nº 31 do último final de semana, que exibia os dizeres “We Are United” no painel traseiro, como parte da operação de arrecadação de fundos da equipe belga para crianças carentes no Brasil.
***O McLaren 720S GT3 Evo da United recebeu um gráfico irônico “Nós pensamos que éramos unidos…?” enquanto a equipe também postou uma foto dos ex-pilotos do WRT Darren Leung e Sean Gelael, que agora correm pela equipe anglo-americana, parecendo confusos.
***O WEC relatou um público de 84.741 espectadores no fim de semana de três dias, acima dos 73.205 torcedores que compareceram ao tão aguardado retorno do campeonato mundial a Interlagos em 2024.
***Com a quinta etapa da temporada já concluída, o WEC entra em suas férias de verão antes de se reunir no Circuito das Américas de 5 a 7 de setembro para o Lone Star Le Mans.
Agradecemos o trabalho de Davey Euwema, colaborador da rvista Sportscar365.