Acura ARX-01a

by Gildo Pires

Acura ARX-01a

Fundada em 1981, a Courage Competition foi criada principalmente para fornecer ao chefe da equipe, Yves Courage, um carro para competir na lendária corrida 24 Horas de Le Mans. As criações da empresa foram sugestivamente chamadas de ‘Cougar’ e quando os primeiros motores Cosworth foram substituídos por Porsche flat sixes, várias vitórias na sua classe foram registradas. A partir de 1993, os carros foram renomeados como Courage, mas isso não afetou de forma alguma o desempenho. Um segundo lugar no Le Mans de 1995 ainda é o melhor resultado da equipe até aquele momento.

Com a mudança de nome também veio uma mudança de política: a Courage agora começou a fornecer chassis para equipes privadas. Para projetar o carro, eles contrataram Paole Cantone, que já havia projetado os Peugeots vencedores de Le Mans. Os carros foram pilotados na segunda metade da década de 1990, na América do Norte, por corsários e na Europa, pela Courage Competition e a recém-formada Pescarolo Sport. Em Le Mans, os carros mostraram a vasta experiência do Courage naquela pista com vários resultados entre os dez primeiros, mas em outra pista a falta de experiência da empresa com pistas de alto downforce e a falta de desenvolvimento impediram a obtenção de bons resultados.

Courage e Cantone começaram com uma folha em branco para o modelo Courage C60, que levaria a empresa ao século XXI. Era novamente óbvio que o alvo principal era Le Mans, mas também havia uma configuração de downforce mais desenvolvida. O desenvolvimento contínuo viu a introdução da variante LMP675 / LMP2 C65 em 2003 e do carro C60 Hybrid LMP1 em 2005. Especialmente o C65 provou ser um sucesso, conquistando sua classe em Le Mans e em várias corridas LMES. A Pescarolo Sport também comprou dois chassis C60, mas desde então desenvolveu seus carros de forma independente com a ajuda de Andre de Cortanze. Em 2005, o Pescarolo Courage terminou em segundo lugar em Le Mans e conquistou o título LMES.



Para a temporada de 2006, era hora do terceiro design de “folha limpa” Cantone / Courage. Devido à forma como os atuais regulamentos LMP1/2 são elaborados, foi possível para Courage projetar um carro que pudesse ser usado em ambas as classes sem comprometer muito. Embora os primeiros designs do Courage seguindo os novos regulamentos aerodinâmicos não tenham sido muito apreciados, o LC70 e o LC75 são carros muito bonitos, provando que um LMP1/2 não precisa ser feio como inicialmente se temia. As características mais marcantes são a estrutura pontiaguda de arco duplo e os para-lamas traseiros pontiagudos.

O primeiro a entrar na pista foi o carro LC70 LMP1 com o carro de fábrica movido por um Mugen V8 totalmente novo e o esforço privado Swiss Spirit equipado com o mais recente Judd V10 de 5 litros. Ao longo da temporada de 2006, ambas as versões do LC70 foram muito rápidas, mas se mostraram muito frágeis. Jean Marc Gounon só conseguiu realmente mostrar o desempenho do carro na sessão de qualificação, onde qualificou seu Works Courage várias vezes na pole. O carro Swiss Spirit era um pouco mais confiável e a equipe terminou a temporada na quarta colocação, apenas um ponto atrás das segundas colocadas.

No outono de 2006, a Acura revelou um esquema elaborado para entrar nas corridas de carros esportivos. Destinado à classe LMP2, eles desenvolveram um novo motor V8 de 3,4 litros. Para saber mais sobre o desenvolvimento do chassi, a fabricante comprou dois chassis Acura LC75 e um Lola B05/40. Ao longo do inverno os três carros foram testados lado a lado e antes do início da temporada entregues às equipas ‘privadas’ a quem foi confiada a condução dos carros no campeonato ALMS. Especialmente o chassi do Courage foi fortemente modificado, na medida em que foram renomeados para Acura ARX-01a.

A abertura da temporada americana das 12 Horas de Sebring é considerada a corrida mais difícil depois das 24 Horas de Le Mans. A pista muito acidentada torna a corrida muito difícil para o homem e a máquina. Os Acuras estavam imediatamente no ritmo e impressionados durante a corrida ao marcar imediatamente uma vitória na classe contra o Porsche RS Spyders da temporada. Nas corridas seguintes, mais curtas, os Acuras estavam no meio de tudo novamente e até pareciam prestes a obter uma vitória geral em um ponto. Tudo é um bom presságio para o resto da temporada e a iminente mudança da empresa para a classe LMP1.

Motor
Configuração HPD LM 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Cabeça e bloco de alumínio para construção
Deslocamento 3.397 cc / 207,3 cu in
Diâmetro / curso 93,0 mm (3,7 pol.) / 62,5 mm (2,5 pol.)
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Injeção de combustível
Lubrificação Cárter seco
Aspiração Aspirada Naturalmente
Potência 480 cv / 358 kW
Torque 450 Nm / 332 pés-lbs
Linha Vermelha 10.000 rpm
BHP/litro 141 bhp/litro

Chassis fibra de carbono / monocoque de favo de mel de alumínio
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas helicoidais acionadas por haste sobre amortecedores, barra estabilizadora
Direção de pinhão e cremalheira
Freios Discos de cerâmica de carbono Brembo, versáteis

Caixa de câmbio Courage manual de 6 marchas operada por pá
Tração Tração traseira

Dimensões
Peso 775 quilos / 1.709 libras

Números de desempenho
Potência para pesar 0,62 cv/kg

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