Alpine Racing Ltd atrai 200 milhões de euros de investimento

by Colaborador

O Renault Group e a Alpine anunciaram um investimento de 200 milhões de euros do “Grupo Investidor” formado pela Otro Capital e seus parceiros RedBird Capital Partners e Maximum Effort Investments na Alpine Racing Ltd (representando uma participação de 24% no capital). A Alpine Racing Ltd, escuderia de Fórmula 1 de nível mundial, que se classificou em quarto lugar no campeonato mundial de 2022, é a divisão baseada em Enstone (Reino Unido) que representa todas as atividades da escuderia de Fórmula 1.

O valor transacional da Alpine Racing Ltd foi avaliado em aproximadamente 900 milhões de dólares após este investimento, que vai permitir acelerar a estratégia de crescimento da Alpine bem como suas ambições esportivas na Fórmula 1.

A Alpine F1 Team vai contar com a expertise e experiência coletiva do Grupo Investidor na indústria do esporte, principalmente nas áreas de mídia, patrocínio, bilheteria, receptivo, gestão de direitos comerciais, licenças e estratégia de merchandising, para criar novas oportunidades de crescimento incremental e gerar valor agregado. O Grupo Investidor possui uma grande experiência na criação e desenvolvimento de empresas, como em suas atividades junto ao time Dallas Cowboys, a Fenway Sports Group, da NFL, além dos clubes Toulouse FC e Wrexham AFC. A equipe de Fórmula 1 também vai contar com a expertise do Grupo Investidor em matéria de dados e tecnologia, que são fatores-chave de desempenho comercial e de marketing.

Alec Scheiner, sócio e cofundador da Otro Capital, fará parte do conselho de administração da Alpine Racing Ltd.

A Alpine Racing SAS, divisão que produz motores de Fórmula 1 em Viry-Châtillon (França), não faz parte da transação e continuará sendo totalmente de propriedade do Renault Group.

Luca de Meo, CEO do Renault Group: “A Fórmula 1 e a Alpine são diferenciais estratégicos para o Renault Group. Nos últimos dois anos, nós relançamos a Alpine com base em seu icônico cupê esportivo A110 e promovendo a marca graças à sua participação na Fórmula 1, onde temos a meta de brigar pelo título. Esta parceria vai acelerar o desenvolvimento da Alpine F1 com a diversificação das fontes de receita e aumento do valor da marca”.

Laurent Rossi, CEO da Alpine: “Esta aliança é uma etapa importante para o desenvolvimento de nossa performance em todos os níveis. Em primeiro lugar, com a Otro Capital, a RedBird Capital Partners e a Maximum Effort Investments, como players internacionais com expertise reconhecida na indústria do esporte, que vão contribuir com toda sua experiência para fortalecer nossa estratégia de mídia e marketing, fundamentais para apoiar nossa performance esportiva em longo prazo. Em segundo lugar, graças às receitas incrementais reinvestidas na equipe, vamos acelerar ainda mais nosso plano de crescimento, cuja ambição é rivalizar com as melhores equipes em termos de instalações e equipamentos de ponta”.

Alec Scheiner, cofundador e sócio da Otro Capital: “É muito bacana ter a oportunidade de investir na escuderia Alpine F1 Team. Acreditamos na gestão da empresa, no valor da marca e na trajetória de longo prazo do esporte. Junto com nossos parceiros RedBird e Maximum Effort Investments, acreditamos que podemos contribuir para a Alpine com nossa experiência em matéria de operações e construção de imagem de marca, principalmente na América do Norte, para criar valor”. 

James Toney, cofundador da Maximum Effort Investments: “A Maximum Effort Investments se concentra na criação de valor graças ao poder do storytelling e acreditamos que a Alpine Racing tem um potencial incrível a ser desenvolvido. Estamos ansiosos para contribuir para destacar esta equipe incrível. Agradecemos aos nossos parceiros Otro Capital e RedBird Capital Partners e estamos ansiosos para começar esta aventura com eles, bem como com nossos coinvestidores Michael B. Jordan e Rob McElhenney”.

O investimento da Otro e da RedBird também inclui uma participação da família Huntsman e da Main Street Advisors. 

Sobre a escuderia BWT Alpine F1 Team

A BWT Alpine F1 Team disputa o Campeonato Mundial da FIA de Fórmula 1 com os vencedores de Grande Prêmio Esteban Ocon e Pierre Gasly. Comandada por Otmar Szafnauer, a equipe terminou em quarto lugar no Campeonato de Construtores de 2022 e continua trabalhando para chegar ao topo da Fórmula 1. A Alpine é a marca de carros esportivos com sotaque francês, fundada em 1955 por Jean Rédélé. Liderada pelo CEO Laurent Rossi, a unidade de negócios Alpine foi criada em 2021, tornando-se a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Renault Group, que contam com o legado e o know-how de sua histórica fábrica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da BWT Alpine F1 Team, Alpine Racing e Alpine Cars.

Saiba mais em: www.alpinecars.com 

Sobre o Renault Group

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 4 marcas complementares – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,1 milhões de veículos em 2022. O Grupo emprega aproximadamente 106.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas.

Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.

Saiba mais em: https://www.renaultgroup.com/fr/ 

Sobre a Otro Capital

A Otro Capital é uma empresa de investimento privado especializada nas indústrias do esporte, mídia, videogames e entretenimento, com foco em ativos submonetizados e frequentemente subavaliados, trabalhando em parceria com a RedBird Capital. A equipe da Otro, comandada por Alec Scheiner, Brent Stehlik, Niraj Shah e Isaac Halyard, atua e investe no ecossistema esportivo há 25 anos. Os investimentos de interesse da Otro têm três pontos em comum: (i) acesso diferenciado por meio de uma rede de operadores e proprietários esportivos, (ii) propriedade intelectual de alto valor e (iii) capacidade de agregar valor graças à sua experiência em matéria de criação de empresas e expertise operacional.

Saiba mais em: www.otrocapital.com 

Sobre a RedBird Capital Partners

A RedBird Capital Partners é uma empresa de investimento privado especializada em empresas com forte potencial de crescimento, que oferece soluções de capital estratégico a fundadores e empreendedores. Fundada em 2014 por Gerry Cardinale, a RedBird integra investimentos privados sofisticados, tendo a missão de acompanhar a construção da empresa em três ecossistemas principais – mídia & entretenimento, esportes & consumo de experiência, e serviços financeiros. Durante seus 30 anos de carreira, Cardinale tem firmado parcerias com fundadores e empreendedores para criar algumas das plataformas mais icônicas em seus respectivos setores da indústria. A empresa gerencia atualmente mais de 8,6 bilhões de dólares de ativos em nome de um grupo de investidores institucionais internacional de primeiro plano e family offices.

O portfólio da RedBird é formado por propriedades intelectuais de primeiro plano nas áreas de ligas, clubes, mídia, entretenimento e consumo de experiência – incluindo a rede de TV YES Network, o conglomerado Fenway Sports Group, o clube AC Milan, as produtoras de filmes Skydance Media e The Springhill Company e a novíssima plataforma de distribuição dos jogos da NFL, a Everpass Media.

Saiba mais em: www.redbirdcap.com 

Sobre a Maximum Effort Investments

A Maximum Effort Investments é um fundo de investimentos com foco na criação de valor transformacional por meio de storytelling. A estratégia “story first” se aplica a quatro setores-chave de investimento: imóveis, esportes, mídia e consumo de massa. A equipe de direção se baseia na diversidade de suas experiências para buscar novas formas de criar valor. É comandada pelo ator Ryan Reynolds, bem como Harshal Dave da empresa de promoção imobiliária e de investimento em capital Watford Group, além de George Dewey e James Toney, da Maximum Effort.

Fonte: Renault Group

You may also like

Produção

PRC RACE & TOW
GRAND PRIX SERVICE CONSULTING

COLABORADORES

A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião dos editores e/ou das empresas responsáveis por esse projeto.

Nossos colaboradores participam voluntária e gratuitamente desse projeto.

Email: contato@aovolante.tv.br