DeTomaso 505 F1 Cosworth – parte 1

by Gildo Pires

DeTomaso 505 F1 Cosworth – parte 1

Ele próprio um piloto, Alejandro De Tomaso começou a construir carros de corrida monolugares no final de 1959. Os ‘DeTomasos’ competiram na maioria das classes, incluindo a Fórmula 1. Eles não foram particularmente bem sucedidos e De Tomaso mudou para a construção de carros de estrada. Uma vez que seu segundo carro de estrada, o Mangusta, provou ser um sucesso, ele encomendou a construção de um novo monolugar. Em vez de projetar o carro ele mesmo, De Tomaso chamou a ajuda de Gianpaolo Dallara, que já havia trabalhado para Ferrari, Maserati e Lamborghini, onde ajudou a desenvolver o Miura.

O primeiro DeTomaso de Dallara foi um carro de Fórmula 2 construído para a temporada de 1969. Ele combinou um monocoque de alumínio quadrado com o mais recente motor Cosworth FVA. Foi disputado no início da temporada com pouco sucesso por Jonathan Williams e Jacky Ickx. Para o Grande Prêmio de Roma em Vallelunga, o carro foi entregue a Frank Williams. Ele entrou no carro do jovem e talentoso piloto Piers Courage. O inglês qualificou o DeTomaso na primeira fila e terminou a primeira bateria em terceiro. Esses resultados encorajadores convenceram De Tomaso de que era hora de avançar para a Fórmula 1 em 1970.

Além de projetar o carro de estrada Pantera, Dallara também recebeu a tarefa de escrever o novo piloto de Fórmula 1 da empresa. Como a maioria das máquinas contemporâneas, o ‘DeTomaso 505’ foi construído em torno dos motores Cosworth DFV prontamente disponíveis e competitivos. A banheira monocoque de alumínio e a suspensão independente completa também não abriram novos caminhos. Embora em comparação com a concorrência, o primeiro 505 era um pouco volumoso e consideravelmente acima do peso. Williams viu seu sonho de dirigir sua própria equipe de Fórmula 1 se tornar realidade quando foi convidado a dirigir o carro para Piers Courage.

Mudanças sutis nos regulamentos do chassi deixaram grande parte do campo de 1969 obsoleto, então o DeTomaso foi apenas uma das muitas novas máquinas inscritas na temporada de abertura do Grande Prêmio da África do Sul. Infelizmente, foi o mais lento dos carros novos, com Courage apenas conseguindo ultrapassar três chassis mais antigos na qualificação. Ele se aposentou no meio da corrida após um acidente. Não ficou muito melhor na próxima corrida em Jarama, onde Courage destruiu o carro nos treinos. Subsequenlty dois novos chassis foram construídos, que eram consideravelmente mais leves do que o original devido ao uso extensivo de magnésio.

Foi uma clara melhoria e Courage conseguiu se classificar ainda mais no grid para o Grande Prêmio de Mônaco. Depois de se misturar com os nomes experientes, o DeTomaso perdeu muito tempo nos boxes com problemas de direção. Coragem saiu novamente, mas não deu voltas suficientes para ser classificado. A seguir foi a corrida de Spa, onde Courage se classificou bem e novamente viu sua corrida arruinada por problemas de confiabilidade. A tragédia aconteceu no Grande Prêmio da Holanda, onde Courage sofreu um acidente fatal depois de colocar o carro em 9º no grid. O motorista promissor morreu em um incêndio horrendo alimentado pelo magnésio na banheira após uma falha de pneu.

Frank Williams perseverou e continuou a temporada com o único chassi sobrevivente. Brian Redman foi atraído para substituir Courage. Ele lutou com o DeTomaso nas sessões de treinos dos Grandes Prêmios da Grã-Bretanha e da Alemanha e não largou em nenhuma das duas corridas. Tim Schenken correu o 505 nas últimas quatro corridas da temporada. Ele se aposentou três vezes e na única corrida que terminou, Schenken não foi classificado. Após um início de temporada promissor, DeTomaso se aposentou da Fórmula 1. A Williams perseverou e hoje é um dos chefes de equipe de maior sucesso no esporte.

Chassis 505-381 foi o primeiro de três chassis construídos pela Dallara para DeTomaso. Piers Courage usou o carro na África do Sul, onde lutou na parte de trás do pelotão até que um acidente terminou sua corrida prematuramente. No GP da Espanha subsequente, Courage foi um pouco mais rápido, mas destruiu seu carro durante a qualificação. A banheira danificada foi enviada de volta para DeTomaso, onde permaneceu por três décadas. Ele acabou sendo recuperado por Rick e Rob Hall da empresa de restauração e preparação Hall & Hall em 2006.

Usando peças sobressalentes adquiridas com o carro, o chassi 505-381 foi gradualmente restaurado em um carro completo pela Hall & Hall. Quando eles começaram, as marcas dos pneus do acidente de Courage ainda eram visíveis na banheira. Em 2008, o trabalho foi finalmente concluído e Rob Hall ‘estreou’ o DeTomaso 505 durante o Goodwood Festival of Speed daquele ano. Um ano depois, o chassi 505-381 voltou ao Festival of Speed para comemorar os 40 anos de Frank Williams na Fórmula 1.

Motor

Configuração Ford Cosworth DFV 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Peso 168 quilos / 370,4 libras
Bloco e cabeça de alumínio de construção
Deslocamento 2.993 cc / 182,6 cu in
Furo / Curso 85,7 mm (3,4 pol) / 64,8 mm (2,6 pol)
Compressão 11,5:1
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Acionado por engrenagem da árvore de cames
Alimentação de combustível Lucas Fuel Injection
Cárter seco de lubrificação
Aspiração Naturalmente Aspirada
Potência 430 cv / 321 kW a 10.000 rpm
Linha Vermelha 10.200 rpm
BHP/litro 144 cv/litro

Transmissão

Chassis em alumínio monobloco
Suspensão dianteira triângulos inferiores, elos superiores, braços de arrasto simples, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Suspensão traseira, braços inferiores invertidos, elos superiores, braços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Pinhão e cremalheira de direção
Freios a discos ventilados, allround
Caixa de velocidades Hewland DG 300 5 velocidades Manual
Tração Tração traseira

Dimensões

Peso 589 quilos / 1.299 libras
Distância entre eixos / esteira (fr / r) 2.410 mm (94,9 pol.) / 1.448 mm (57 pol.) / 1.557 mm (61,3 pol.)
Potência para peso 0,73 cv/kg

Números de desempenho

International Trophy
Silverstone – 26 Apr 1970  De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#14 Frank Williams Racing Cars  Piers Courage         

International Trophy
Silverstone – 26 Apr 1970  De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#14 Frank Williams Racing Cars  Jackie Stewart          Also practiced

International Trophy
Silverstone – 26 Apr 1970  De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#14 Frank Williams Racing Cars  Roy Pike       Also practiced

International Trophy
Silverstone – 26 Apr 1970  De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#14 Frank Williams Racing Cars  Piers Courage         

International Trophy
Silverstone – 26 Apr 1970  De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#14 Frank Williams Racing Cars  Roy Pike       Also practiced

Monaco Grand Prix
Monte Carlo – 10 May 1970  De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#24 Frank Williams Racing Cars  Piers Courage          Not classified

Belgian Grand Prix
Spa-Francorchamps – 7 Jun 1970    De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#7 Frank Williams Racing Cars    Piers Courage          (Only used in practice)

British Grand Prix
Brands Hatch – 18 Jul 1970  De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#25 Frank Williams Racing Cars  Brian Redman          Did not start

German Grand Prix
Hockenheim – 2 Aug 1970 De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#25 Frank Williams Racing Cars  Brian Redman          Did not qualify

Austrian Grand Prix
Österreichring – 16 Aug 1970  De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#26 Frank Williams Racing Cars  Tim Schenken         Retired

Italian Grand Prix
Monza – 6 Sep 1970   De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#54 Frank Williams Racing Cars  Tim Schenken         Retired

Canadian Grand Prix
Mont-Tremblant – 20 Sep 1970    De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#10 Frank Williams Racing Cars  Tim Schenken         Not classified

United States Grand Prix
Watkins Glen – 4 Oct 1970 De Tomaso 505-38 [3] – Cosworth DFV V8
#30 Frank Williams Racing Cars  Tim Schenken         Retired

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