TOJ SC304 Cosworth

por UltimateCarPage

Depois de competir em uma variedade de carros de turismo e protótipos esportivos, Jorg Obermoser começou a criar seu próprio carro de corrida em 1974. Inspirado no GRD de dois litros que Obermoser fez campanha em 1973, foi apelidado de TOJ, que era a abreviação de Equipe Obermoser Jorg. Para a temporada de 1976, TOJ se ramificou na classe de três litros com o novo SC304, que foi construído ao lado do SC204 de dois litros. O SC304 foi projetado pelo ex-engenheiro da Porsche Kurt Chabek e Dieter Baatz. Totalmente convencional, apresentava um monocoque de alumínio com suspensão independente nas quatro pontas. A passagem para a classe de três litros foi feita de forma relativamente direta pelo pacote prontamente disponível do Cosworth DFV V8 e da caixa de cinco marchas Hewland.

Bem envolto em um corpo de fibra de vidro, o SC304 causou uma ótima primeira impressão ao estabelecer o tempo naturalmente aspirado mais rápido durante sua estreia no Campeonato Mundial em Dijon nas mãos de Rolf Stommelen. O próprio Obermoser venceu uma corrida da Interserie no SC304 no final de 1976. Um segundo carro também foi construído para Kurt Hild, que fez campanha com o carro e também como parte da equipe de fábrica apoiada por Warsteiner.

Para 1977, foram construídos dois carros novos, que incorporaram mudanças sutis, incluindo uma asa traseira de largura total que foi integrada à carroceria traseira. Partindo da lógica de nomenclatura, os novos carros não foram apelidados de SC305, mas de SC302, para indicar, era a segunda geração dos TOJs de três litros. Obermoser conquistou mais duas vitórias na Interserie e na rodada World Sports Car em Le Castellet, o SC302 deu à fábrica Alfa Romeos uma verdadeira corrida pelo seu dinheiro e acabou ficando em segundo lugar.

Mais dois carros foram construídos para a temporada de 1978, apelidados de SC303. Naquela época, Obermoser havia perdido seu apoio Warsteiner, mas os carros mantiveram os incomuns monocoques anodizados em ouro. Com o apoio da BP, um SC303 foi inscrito para as 24 Horas de Le Mans. Durante a qualificação, o motor falhou e sem estepe disponível, o carro não conseguiu iniciar a corrida.

Tendo perdido seu principal apoiador, Obermoser fechou as portas no final da temporada de 1978. De várias formas, seus carros continuaram a correr por muitas outras temporadas. Alguns foram até convertidos para a especificação do Grupo C. Nos anos mais recentes, quatro dos seis TOJs de três litros foram restaurados à sua configuração original e fizeram campanha em corridas históricas.

Chassis: 10-76

O primeiro TOJ com motor de três litros, este carro foi pilotado durante a temporada de 1976 pelo próprio Obermoser e também por Rolf Stommelen. Em sua estreia no Campeonato Mundial, em Dijon, qualificou-se como o mais rápido de todos os protótipos naturalmente aspirados. Mais tarde naquele ano, Obermoser também usou este chassi para vencer a corrida Interserie em Mainz-Finthen. Nos anos mais recentes, ele foi meticulosamente restaurado para funcionar e hoje pertence e é pilotado por um colecionador francês.

Chassi: 11-76

O segundo dos SC304 construídos, este carro foi vendido como um chassi rolante para o piloto privado suíço Heinz Schulthess por DM 54.500. Ele entrou no carro para as 24 Horas de Le Mans, mas recebeu o carro atrasado e teve que instalar o motor Cosworth DFV no caminho para a pista. Todos os esforços foram em vão, pois nenhum tempo foi definido nos treinos e o carro não conseguiu se classificar. No restante do ano, o carro foi finalizado com as cores Warsteiner e competiu em eventos nacionais e internacionais, predominantemente, por Kurt Hild. Seguindo sua carreira de corrida contemporânea, acabou se juntando ao estábulo do histórico piloto suíço Jean Marc Luco. Através de Jean Guikas, foi adquirido para o atual proprietário por Yvan Mahé. Estava completo, mas precisava de uma restauração completa, realizada pela Equipe Europe de Mahé.

Motor
Configuração Ford Cosworth DFV 90º V8
Localização  Meio, montado longitudinalmente
Peso   168 quilos / 370,4 libras
Construção   bloco de alumínio e cabeça
Deslocamento          2.993 cc / 182,6 cu em
Diâmetro / Curso     85,7 mm (3,4 pol.) / 64,8 mm (2,6 pol.)
Compressão 11,0:1
Trem de válvula       4 válvulas/cilindro, DOHC
Eixo de comando     Acionado por engrenagem
Alimentação de combustível         Lucas injeção de combustível
Lubrificação  cárter seco
Aspiração      Naturalmente Aspirado
Poder 445 cv / 332 kW a 10.500 rpm
Torque           339 Nm / 250 pés-lb a 8.500 rpm
BHP/Litro      149 cv/litro

Corpo fibra de vidro
Chassis         Monocoque de alumínio com subquadro traseiro tubular
Suspensão dianteira           triângulos duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Suspensão traseira elos superiores simples, elos inferiores duplos, braços de raio duplo, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Direção          pinhão e cremalheira
freios dianteiros       discos ventilados
Freios traseiros        discos ventilados, internos

Transmissão
Caixa de velocidade           Manual de 5 velocidades Hewland FGA
Dirigir Tração Traseira

Dimensões
Peso   720 quilos / 1.587 libras
Rodas (fr/r)    BBS 10 x 13 / 14,5 x 15
Pneus (fr/r)    Goodyear 9,5/20 – 13 / 13,0/24,0 – 15

Números de desempenho
Potência para peso 0,62 cv/kg

Você também pode gostar