Nicolas Raeder: O sucesso no FIA WEC só acontece em equipe

por WEC

Antes das Rolex 6 Horas de São Paulo deste fim de semana (12 a 13 de julho) — quinta etapa da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2025 — o diretor administrativo da Manthey Racing, Nicolas Raeder, refletiu sobre o segundo triunfo consecutivo da equipe da Porsche na categoria LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans do mês passado.

Pelo segundo ano consecutivo, a Manthey Racing garantiu a liderança da classe LMGT3 no evento de maior destaque do FIA WEC , no norte da França. O piloto de fábrica da Porsche, Richard Lietz, e seus companheiros de equipe, Ryan Hardwick e Riccardo Pera, deram à equipe alemã sua sexta vitória em La Sarthe e a 24ª na categoria – um número adequado para a ocasião. “Espero que possamos alcançar nossa 25ª vitória este ano também”, disse Raeder ao fiawec.com . “Estamos orgulhosos de sermos parte praticamente permanente da família FIA WEC desde 2013. E espero que continuemos assim por muito tempo.” 

O Manthey 1st Phorm Porsche 911 nº 92 não foi o carro LMGT3 mais rápido em Le Mans, como demonstra sua quinta colocação no grid. Mas a equipe fez uma corrida de 24 horas quase perfeita, com Hardwick, piloto bronze, ao volante quando a lenda do tênis Roger Federer deu a largada. 

A escolha provou ser inspirada, com o piloto americano completando um impressionante stint quádruplo de quase três horas de duração, que colocou o carro firmemente na disputa pelo pódio. “Ele é um piloto muito experiente e dedicado, que trabalha continuamente para se aprimorar – e, o mais importante, é um ótimo jogador de equipe”, destaca Raeder. “O sucesso no FIA WEC só acontece em equipe, então é crucial que os três pilotos trabalhem bem juntos. Este é um esporte de equipe – talvez mais do que as pessoas muitas vezes percebem.” 

Após cinco horas de disputa, que durou duas voltas, Pera assumiu a liderança da categoria. Graças à consistência dos três pilotos e à execução impecável de Manthey, na manhã de domingo, a corrida era para o Porsche #92 perder. O veterano Lietz recebeu a bandeira quadriculada e consolidou o segundo triunfo da Manthey 1st Phorm na categoria LMGT3 em 2025, após as 6 Horas de Ímola em abril.

“Graças ao Ryan, tivemos uma vantagem até o final, que conseguimos defender até a linha de chegada”, comentou o craque austríaco. “De todas as minhas largadas em Le Mans até agora, acho que esta corrida foi uma das mais rápidas que já corri, com o espírito de Le Mans certo e sem muitas fases de safety car – uma corrida de endurance no seu auge.”

‘Vencer nessas condições é especialmente gratificante’

O sucesso de Manthey também marcou a sexta vitória de Lietz em nível GT pela Porsche na maior corrida de endurance do mundo, após as conquistas em 2007, 2010, 2013, 2022 e 2024. “Para mim, pessoalmente, Richard ocupa um lugar muito especial. Em 2013, eu ainda era engenheiro de corrida no FIA WEC, trabalhando no carro #92, que Richard pilotava na época”, lembra Raeder. “Vencemos Le Mans juntos naquele ano. Eu não tinha muita experiência naquela época, mas trabalhamos muito bem juntos. Se um companheiro de equipe tem uma fraqueza, ele não a critica nem a piora – em vez disso, ele tenta equilibrar. É isso que o torna excepcional. Não é coincidência que ele esteja neste esporte há tanto tempo. Richie é um excelente jogador de equipe, o que o torna perfeito para o ambiente do FIA WEC.”

A pequena vantagem de 33 segundos do Manthey 1st Phorm sobre a Ferrari Vista AF Corse, número 21, quando a bandeirada caiu comprovou a importância da experiência, da cabeça fria e da firmeza de Lietz no volante. “Esses 33 segundos mostram o quão acirrada é a competição”, reconhece o chefe da equipe. “O nível da competição é extremamente alto. É exatamente isso que torna esta classe tão emocionante – e vencer nessas condições é especialmente gratificante.”

‘Todos se apoiam’

Graças à vitória do #92 na rodada de pontos duplos, a Manthey 1st Phorm disparou para o topo da classificação do FIA Endurance Trophy para equipes LMGT3 de 2025. É uma posição familiar para a equipe. Com as inscrições do #92 Manthey PureRxcing e do #91 Manthey EMA, a equipe garantiu as duas primeiras posições na classificação do FIA WEC de 2024. No início deste ano, a Manthey também dominou a Asian Le Mans Series 2024-2025.

Segundo seu Diretor-Geral, os maiores pontos fortes da Manthey residem no equilíbrio e na compostura. “Todos se apoiam mutuamente, e temos uma compreensão clara de quem é bom em quê e – tão importante quanto – em que alguém pode não ser tão bom. Desenvolvemos um conhecimento muito profundo do Porsche 911 GT3 R e dos pneus Goodyear. Juntamente com nossos pilotos e engenheiros, eu diria que conseguimos otimizar a gestão dos pneus melhor do que a maioria.”

A degradação dos pneus será um fator decisivo neste fim de semana, enquanto a Manthey 1st Phorm busca fortalecer sua posição na busca pelo título da categoria LMGT3 nas próximas 6 Horas de São Paulo da Rolex. No ano passado, Raeder supervisionou o sucesso do #92 no Brasil. “Em corridas de endurance, é difícil avaliar verdadeiramente suas chances, porque muitas coisas podem acontecer. Mas eu sempre digo: contanto que estejamos em condições de lutar pela vitória, estou feliz com isso.” 

Resta saber se a Manthey se apresentará para lutar por vitórias absolutas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA um dia. A equipe correrá com 963 Hypercars no futuro? “Essa não é uma decisão que cabe a nós – não é algo que podemos influenciar”, conclui Raeder. “Estamos felizes com o que conquistamos e com a nossa posição na LMGT3 até agora. É claro que somos verdadeiros pilotos de coração e sempre animados com novos desafios, então, se a oportunidade surgir, certamente a consideraremos seriamente…”

Assista ao FIA WEC ao vivo  ou sob demanda pelo aplicativo oficial FIA WEC TV – seu passe de acesso total ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA, incluindo as icônicas 24 Horas de Le Mans. Não perca nenhum momento. Para mais informações, confira o aplicativo.

Você também pode gostar