
Em linha com a iniciativa do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, de tornar as operações da FIA mais transparentes, a Fédération Internationale de l’Automobile anunciou hoje que dois documentos importantes criados para auxiliar os comissários na tomada de decisões justas e consistentes na aplicação dos regulamentos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA serão disponibilizados publicamente pela primeira vez.
O presidente Ben Sulayem decidiu que estas diretrizes sejam publicadas para ampliar a compreensão da aplicação dos regulamentos no auge do automobilismo e, no caso das Diretrizes de Padrões de Condução, para fornecer uma estrutura de referência para competidores em categorias além da Fórmula 1.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse :
“Os comissários da FIA realizam uma tarefa extremamente complexa, não apenas na Fórmula 1, mas em todos os nossos campeonatos, e eles fazem isso voluntariamente, com grande paixão e comprometimento. Essa dedicação é frequentemente recebida com críticas extremas e totalmente injustificadas. Para demonstrar o rigor com que eles desempenham seu papel, estamos publicando hoje as Diretrizes de Penalidades e Padrões de Condução que os auxiliam em suas decisões. Isso dará aos fãs e membros da mídia uma visão muito mais profunda e precisa de como as decisões são tomadas na Fórmula 1. As Diretrizes de Penalidades têm sido uma ferramenta central por quase uma década, enquanto as Diretrizes de Padrões de Condução introduzidas em 2022 e constantemente atualizadas trouxeram as vozes mais importantes, as dos pilotos, à mesa para criar uma referência genuína para certas situações de corrida.”
Embora nenhum dos documentos tenha valor regulatório, cada um foi elaborado para auxiliar os Comissários de Fórmula 1 no objetivo de alcançar justiça e consistência quando considerados em conjunto com os Regulamentos de Fórmula 1 da FIA, evidências técnicas e em vídeo, contribuições dos Comissários de Pilotos e, quando apropriado, declarações de pilotos e equipes envolvidas em incidentes. É importante observar que as decisões dos Comissários são tomadas independentemente da FIA e se baseiam exclusivamente nos regulamentos, diretrizes e evidências aplicáveis.
Em existência há mais de uma década, as Diretrizes de Penalidades listam aproximadamente 100 infrações comuns, penalidades recomendadas e os pontos de penalidade apropriados que devem ser aplicados durante cada sessão de um fim de semana de corrida. Na maioria dos casos, as penalidades não são obrigatórias e se enquadram em uma faixa disponível para os Comissários. As Diretrizes de Penalidades são atualizadas regularmente, com base no feedback dos Comissários, equipes e pilotos.
Desenvolvidas a pedido de pilotos de Fórmula 1 e formuladas em consulta com a Comissão de Pilotos da FIA e com pilotos e equipes, as Diretrizes de Padrões de Condução fornecem clareza sobre a conduta em diversas situações de corrida, incluindo ultrapassagens por dentro e por fora de curvas, em chicanes e curvas em S, impedimentos, movimentação sob frenagem, retorno ao circuito após um incidente, conduta atrás do Safety Car e as orientações mais recentes sobre infrações de limites de pista após progressos significativos na delimitação dos limites da pista por meio da implementação de marcações claramente definidas e impedimentos físicos nos últimos anos.
A versão mais recente das Diretrizes de Padrões de Condução foi redigida após uma reunião positiva e construtiva com pilotos organizada no Grande Prêmio do Catar de 2024 pela FIA e pelos Comissários de F1 da FIA. Refinamentos adicionais serão realizados em consulta com pilotos e equipes de F1 de forma contínua.
George Russell, piloto da Mercedes-AMG PETRONAS F1 , acrescentou:
“Maior transparência na governança do nosso esporte é uma questão importante e este é um passo útil nessa direção. Esperamos que seja benéfico para o esporte dar à mídia e aos fãs uma compreensão mais clara das regras de engajamento quando estamos correndo na pista e ajudá-los a entender como os comissários tomam suas decisões.”
Após a publicação das Diretrizes de Penalidades e Padrões de Condução do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, documentos paralelos dos outros seis Campeonatos Mundiais da FIA serão lançados sequencialmente, com cada conjunto abordando os regulamentos e as particularidades esportivas de cada campeonato.
Fonte: FIA