FIA Insights: Princípios orientadores – Como a FIA está trazendo ainda mais transparência à aplicação dos regulamentos

por FIA

Projetados para auxiliar na aplicação consistente e justa das regras desportivas, dois documentos importantes, antes disponíveis apenas para comissários e equipes da categoria F1, estão sendo publicados publicamente para proporcionar uma compreensão mais aprofundada das operações da FIA nas corridas. O presidente dos comissários da F1, Garry Connelly, explica por que é importante dar mais clareza aos fãs, à mídia e aos competidores…

P: A FIA decidiu publicar dois documentos: as Diretrizes de Penalidades da F1 e as Diretrizes de Padrões de Condução da F1. Por que é importante torná-los de domínio público?

GC: Em primeiro lugar, a divulgação destes documentos é consistente com o desejo do Presidente da FIA por transparência e por garantir que os nossos processos judiciais sejam compreendidos o mais amplamente possível. E o que poderia ser mais transparente do que tornar públicas as diretrizes que o senhor utiliza para determinar as violações das regras e as penalidades por essas violações? Em segundo lugar, ambos os documentos foram disponibilizados de alguma forma às equipes, mas apenas a alguns membros da mídia, o que pode frequentemente gerar confusão e imprecisão. A ampla divulgação de ambos os documentos neste momento evita qualquer confusão.

P: Explique o contexto de ambos os conjuntos de documentos. Como eles surgiram e qual a sua finalidade?

GC: As Diretrizes de Penalidades existem há cerca de uma década e foram desenvolvidas porque sentimos que precisávamos fazer o que muitos painéis de juízes fazem em tribunais cíveis e criminais, onde eles têm uma série de penalidades publicadas entre si que fornecem uma estrutura para os juízes usarem. Acho que começamos com uma ou duas páginas e agora as Diretrizes de Penalidades abrangem cerca de 10 páginas e aproximadamente 100 problemas e infrações comuns. As Diretrizes são atualizadas pelo menos uma vez por ano e frequentemente durante a temporada, com base no feedback dos Comissários, das equipes e dos pilotos.

P: As Diretrizes de Padrões de Condução são um desenvolvimento muito mais recente, não são?

GC: Isso mesmo. As Diretrizes de Padrões de Condução foram introduzidas em 2022 a pedido dos pilotos de Fórmula 1. Houve um briefing para os pilotos, acredito que foi no Catar em 2021, e os pilotos solicitaram ao então diretor de corrida um conjunto de diretrizes. Essas diretrizes foram desenvolvidas durante o inverno europeu e divulgadas antes da primeira corrida em 2022. Elas foram modificadas duas vezes desde então, a mais recente com base em uma reunião muito positiva que tivemos com os pilotos no Grande Prêmio do Catar de 2024, que resultou, em particular, no desenvolvimento de diretrizes revisadas sobre ultrapassagens por dentro e por fora das curvas. A reunião resultou na circulação de um novo rascunho das Diretrizes aos pilotos por meio da GPDA e, com base nos comentários recebidos e nas contribuições dos pilotos, do Departamento de Monopostos da FIA, do Comitê de Pilotos da FIA e das Equipes de Fórmula 1, as diretrizes que estamos divulgando agora foram distribuídas às equipes e pilotos antes da primeira etapa do campeonato de 2025.

P: O lançamento das Diretrizes significa que os fãs agora têm um manual fácil para ver qual penalidade deve ser aplicada a um incidente ou infração?

GC: É muito importante lembrar duas coisas: em primeiro lugar, as Diretrizes não são regulamentos, não têm valor regulatório. São documentos criados para auxiliar os Comissários de Fórmula 1 no objetivo de alcançar justiça e consistência. Em segundo lugar, em relação às penalidades, elas são apenas um guia que os Comissários utilizam em conjunto com uma vasta quantidade de outras informações. Temos acesso a uma grande quantidade de imagens de CFTV que as equipes e o público não veem. Temos telemetria, mensagens de rádio, uma ampla gama de dados e, portanto, as diretrizes podem exigir uma penalidade de 10 segundos, mas, considerando todos os outros dados, uma penalidade diferente pode ser aplicada. As Diretrizes de Penalidades não são requisitos “rígidos e rápidos” – as penalidades recomendadas às vezes se enquadram em uma faixa, onde circunstâncias atenuantes ou agravantes são consideradas pelos Comissários ao impor uma penalidade na extremidade inferior ou superior da faixa, ou, em circunstâncias extraordinárias, fora da faixa listada nas Diretrizes.

P: Portanto, é importante que as penalidades sugeridas pelas Diretrizes sejam analisadas em conjunto com o documento dos Comissários relativo a um incidente específico, a fim de entender completamente por que uma penalidade específica foi aplicada?

GC: Com certeza. Vinte anos atrás, as decisões dos comissários eram, na melhor das hipóteses, algumas linhas. Hoje em dia, você frequentemente verá que elas ultrapassam uma página porque estamos tentando explicar a lógica por trás das decisões. Sentimos que somos responsáveis ​​não apenas pelo esporte, mas também pelo público. Precisamos fornecer clareza e explicar por que tomamos as decisões que tomamos. Também é extremamente importante observar que raramente dois incidentes são idênticos. Eles podem parecer iguais na TV, mas quando os comissários “se aprofundam” nos dados adicionais disponíveis, pode haver razões válidas para que um incidente seja penalizado de forma diferente de outro aparentemente semelhante, ou mesmo não seja penalizado. Os comissários também são mais tolerantes a incidentes envolvendo vários carros no início da primeira volta de uma corrida.

P: Ambos os documentos foram revisados ​​diversas vezes. Esse processo continuará?

GC: Tanto as Diretrizes de Penalidades quanto as Diretrizes de Padrões de Condução são “documentos vivos”. São revisadas regularmente e estão sujeitas a aprimoramentos. Certamente, no caso das Diretrizes de Padrões de Condução, a consulta aos pilotos foi de enorme valor. A contribuição dos pilotos no Catar foi fabulosa. Eles realmente adotaram um ótimo espírito cooperativo, e todos nós nos beneficiamos disso. Ambos os documentos se beneficiam enormemente da contribuição de equipes e pilotos e, como resultado, estão em constante evolução. A versão que estamos publicando agora será atualizada regularmente para acompanhar as mudanças nos regulamentos, as diferentes demandas sobre carros e pilotos e também a evolução do esporte.

Fonte: FIA

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