Mayer, da América, deve concorrer à presidência da FIA

por Racer

Tim Mayer deve anunciar uma campanha para se tornar presidente da FIA este ano, segundo apurou a RACER.

A confirmação é esperada para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, onde uma coletiva de imprensa foi convocada para a manhã de sexta-feira para anunciar um candidato presidencial antes das eleições marcadas para dezembro. A RACER apurou que será o ex-comissário sênior da FIA, Mayer, quem anunciará sua candidatura, já que o americano deixou a entidade reguladora no final do ano passado.

Na época, Mayer disse à BBC que havia sido demitido por um dos assistentes do presidente Mohammed Ben Sulayem por mensagem de texto, após ter que representar os organizadores da corrida do Grande Prêmio dos Estados Unidos em uma audiência de direito de revisão.

O filho de 59 anos do ex-chefe da equipe McLaren, Teddy Mayer, tem mais de três décadas de experiência em automobilismo, tendo começado na IndyCar e desempenhado diversas funções, desde produtor de televisão a organizador e oficial, chegando até se tornar vice-presidente sênior de operações de corrida na Champ Car.

Mayer também atuou como diretor de operações da IMSA antes de se envolver com a FIA como diretor de corrida e comissário, assumindo o papel de um dos presidentes dos comissários de Fórmula 1 em 2016. Ele também foi responsável pela organização dos campeonatos da FIA nos Estados Unidos.

O anúncio de sexta-feira visa garantir a oposição ao atual presidente Ben Sulayem, que confirmou em maio que concorreria a um segundo mandato. O primeiro mandato de quatro anos de Ben Sulayem como presidente da FIA foi marcado por diversas saídas de altos funcionários e alegações de falta de transparência tanto por parte dos pilotos de F1 quanto de alguns órgãos nacionais do automobilismo.

Ele também foi criticado pelas mudanças feitas nos estatutos da FIA, mas ajudou a entidade reguladora a obter lucro em suas contas recentes, após um prejuízo significativo no último ano antes de sua eleição. Uma das saídas de alto escalão – a ex-secretária de automobilismo da FIA, Shaila-Ann Rao – também retornou como conselheira do presidente no início deste ano.

Segundo Chris Medland, da revista Racer, Carlos Sainz Sr. recentemente descartou uma tentativa de concorrer à presidência, tendo anunciado anteriormente seu interesse em concorrer, citando as circunstâncias atuais como “não ideais”.

Fonte: FIA

Você também pode gostar