DHL irá impulsionar a logística de corridas da FIA como nova parceira global

por FIA

A Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), órgão regulador global do automobilismo e federação de organizações de mobilidade em todo o mundo, anunciou uma parceria abrangente com a DHL, empresa líder mundial em logística. A colaboração aumentará a eficiência operacional em todos os eventos da FIA, ao mesmo tempo em que reduzirá as emissões durante a temporada de corridas.

A FIA lançou o Programa de Parceria Global para colaborar com organizações líderes em todo o mundo que compartilham a visão da FIA de impulsionar inovação, sustentabilidade e segurança tanto no automobilismo quanto na mobilidade. Como Parceira Logística Global, a DHL gerenciará o transporte, a instalação e a manutenção da infraestrutura essencial da FIA nos campeonatos de Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3 da entidade. Isso inclui a infraestrutura de pista da FIA, como Unidades Móveis de Escritório e Garagens, bem como equipamentos essenciais para as corridas.

A sustentabilidade é um pilar central da parceria, refletindo o compromisso compartilhado da FIA e da DHL em reduzir o impacto ambiental e promover a inovação responsável. Como parte do acordo, a DHL utilizará sete caminhões para a logística europeia, cada um movido a óleo vegetal hidrotratado (HVO), o que reduz as emissões em até 83% em comparação com os combustíveis convencionais. 

A DHL apoiará o esporte na entrega do calendário racionalizado que foi desenvolvido para criar um fluxo geográfico de corridas, reduzindo assim as distâncias de viagem ao longo da temporada e permitindo o uso de soluções de frete com menor emissão de carbono. Esses esforços contribuem diretamente para a ambição da FIA de reduzir pela metade sua pegada de carbono até 2030, em comparação com sua linha de base de 2019.

O Diretor Comercial da FIA, Craig Edmondson, afirmou:  “Esta parceria com a DHL é uma grande oportunidade de colaborar não apenas no trabalho vital de bastidores que acontece em qualquer evento de pista, mas também de impulsionar práticas sustentáveis ​​em todo o nosso setor. Promover maior sustentabilidade tanto no automobilismo quanto na mobilidade é uma prioridade para a FIA, e buscamos constantemente incorporar esse ethos em nossas formas de trabalhar, incluindo nossos relacionamentos com parceiros comerciais.” 

Paul Fowler, Chefe de Logística Global de Automobilismo da DHL, afirmou:  “A FIA é um pilar de longa data da comunidade do automobilismo, portanto, assumir o papel de seu Parceiro Logístico Global é uma ótima opção para nós. Nossa conexão vai além das pistas. Compartilhamos valores essenciais como segurança, qualidade, velocidade e precisão, e ambos estamos profundamente comprometidos com a sustentabilidade. Juntos, defendemos fontes alternativas de energia e tecnologias de propulsão inovadoras que ajudam a reduzir as emissões, além da regionalização dos calendários de corridas.”

Anunciada durante a FIA Sustainability Innovation Series, no icônico Circuito de Silverstone, antes do Grande Prêmio da Grã-Bretanha neste fim de semana, a parceria com a DHL marca um novo pilar da estratégia de redução de carbono da federação para 2030. Esta é a sexta edição da série Sustainability Innovation Summit, que mostra como colaboração, inovação e ambição estão impulsionando um progresso ambiental real no automobilismo.

A parceria marca mais um passo na iniciativa da FIA de fortalecer seus relacionamentos comerciais como parte de sua transformação estratégica mais ampla. Ela ocorre após o anúncio dos resultados financeiros da FIA de 2024 em maio, que mostram um lucro operacional de € 4,7 milhões no ano fiscal, uma grande reviravolta em relação ao prejuízo operacional de € -24,0 milhões registrado em 2021.

Fonte: FIA

Você também pode gostar