
Gaetano di Mauro e Arthur Pavie são os grandes vencedores da terceira etapa do Endurance Brasil em 2025, disputada neste sábado (21) no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A dupla da BTZ Motorsport cruzou a linha de chegada a 1s210 da Ligier #18 de Cole Loftsgaard, Cláudio Ricci e Andersom Toso. No entanto, o trio da FTR Motorsport acabou desclassificado após a prova, pois o carro estava três quilos abaixo do peso mínimo estipulado para esta etapa – mesma situação da Ligier #31, de Gustavo Kiryla e Renan Guerra, que cruzou a linha de chegada na terceira posição mas também foi desclassificada, pois a pesagem oficial acusou o carro 5kg abaixo do peso mínimo. Assim, a Ligier #117 herdou o primeiro lugar e faturou a segunda vitória da temporada
Entre os GTs, a Stuttgart Motorsport reafirmou o aproveitamento de 100% na temporada. Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller reinou soberano para vencer pela terceira vez em três corridas no ano. Na GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister levaram a melhor, numa prova marcada por grandes duelos: eles superaram Giuliano Bertuccelli, Enrico Pedrosa e Luiz Landi, que perderam a chance de vencer após um drive thru por excesso de velocidade nos boxes. Ramon Alcaraz e Márcio Mauro completaram o Top-3, após disputa acirrada com o trio de Marcelo Figueiredo, Márcio Kumruian e Rogério Rodrigues, todos com Porsche 718 Cayman GT4.

A metade inicial da prova de 3h20min de duração viu a briga pela vitória ser polarizada entre Rafa Martins e Gaetano di Mauro, na Ligier #117 da BTZ Motorsport, sucedidos no comando dos carros pelos parceiros Victor Foresti e Arthur Pavie, respectivamente. Os rumos da prova começaram a mudar na metade final: Lucas Foresti assumiu o comando da Ligier #42 e abria distância na liderança, quando foi atingido, em meio ao tráfego, pelo AJR #128, então guiado por Matheus Morgatto. O carro francês foi para o muro e precisou abandonar. Já o #128 foi excluído da prova por ser culpado de um acidente que ocasionou o abandono de um adversário.
Com uma estratégia perfeita, o Ligier de Ricci/Toso/Loftsgaard, único do grid com motor Chevrolet V8, surgiu na frente e abriu o último stint com mais de 30 segundos de vantagem – o que representa mais de meia volta no circuito gaúcho – para Gaetano di Mauro, de volta ao #117. O campeão de 2023, porém, não se deu por vencido: iniciou uma perseguição alucinante ao rival em meio aos retardatários. O trio liderado pelo americano recebeu a bandeirada na frente, mas com a desclassificação pela pesagem, a vitória foi herdada por Di Mauro e Pavie, que ao lado de Guilherme Bottura, já haviam vencido na abertura do campeonato, no circuito de Interlagos, em São Paulo (SP).

Com a Ligier de Gustavo Kiryla e Renan Guerra também desclassificada, a segunda posição ficou para Adriano Buzaid e Fernando Gorayeb, no segundo Top-3 da dupla em apenas três provas disputadas na classe P1. Em seguida, vieram André Moraes Jr./Daniel Lancaster/Flávio Abrunhoza, que garantiu a vitória no Troféu Legends. Henrique Assunção, que pilotou sozinho o AJR #75, foi o quarto colocado, enquanto o Porsche vitorioso na GT3, do trio Visconde/Maurício/Müller, terminou classificado com o quinto lugar.
Os melhores momentos da prova no Velopark serão apresentados em programa especial no próximo domingo (29), na RedeTV!. A próxima etapa do Endurance Brasil marca o retorno da categoria, após quase dois anos, ao Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A prova, que será a quarta do atual campeonato, acontece no próximo dia 9 de agosto.

Veja a classificação final da etapa no Velopark após as desclassificações decorrentes da vistoria técnica pós-prova:
- Gaetano di Mauro/Arthur Pavie (#117 Ligier JS P320/BTZ Motorsport – P1) – 205 voltas em 3h21min09s547
- Fernando Gorayeb/Adriano Buzaid (#88 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1) – a 1 volta
- André Moraes Jr./Daniel Lancaster/Flávio Abrunhoza* (#22 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – a 4 voltas
- Henrique Assunção* (#75 AJR/FTR Motorsport – P1) – a 6 voltas
- Marcel Visconde*/Ricardo Maurício/Marçal Müller (#55 Porsche 911 GT3 R/Stuttgart Motorsport) – a 7 voltas
- Enzo Elias/André Rosário/Márcio Rosário (#8 Mercedes AMG GT3/Scuderia Chiarelli – GT3) – a 15 voltas
- Vicente Orige/Pedro Queirolo (#35 AJR/TMG Racing – P1) – a 17 voltas
- Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (#21 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 21 voltas
- Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa/Luiz Landi (#44 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 22 voltas
- Emilio Padron*/Fernando Ohashi (#11 Sigma P1/Tech Force – P1) – a 23 voltas
- Ramon Alcaraz/Márcio Mauro (#718 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 25 voltas
- Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues* (#982 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 25 voltas
- Henry Visconde/Enzo Visconde/Tiel Andrade (#64 BMW M4 GT4/Eurobike Motorsport-MC Tubarão – GT4) – a 28 voltas
- Lucas Foresti/Victor Foresti/Rafael Martins (#42 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1) – a 80 voltas
*Elegíveis ao Troféu Legends
DSQ: Matheus Morgatto/Sarin Carlesso (#128 AJR/JLM Racing – P1)
DSQ: Cláudio Ricci/Andersom Toso/Cole Loftsgaard (#18 Ligier JS P320/FTR Motorsport – P1)
DSQ: Gustavo Kiryla/Renan Guerra (#31 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1)
SOBRE O ENDURANCE BRASIL
O Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2025 são Stuttgart Porsche, Eurobike, Pirelli e Ballena.
Texto: Geferson Kern