
Kyle Kirkwood liderou o pelotão de 27 na sexta-feira na Honda Indy 200 em Mid-Ohio, enquanto sua equipe Andretti Global abriu o evento com um ritmo excepcional mostrado em todos os três carros.
Kirkwood fez uma volta de 1m05.827s no Honda nº 27 para liderar confortavelmente Pato O’Ward da Arrow McLaren no Chevy nº 5 (1m06.016s), Alex Palou da Chip Ganassi Racing no Honda nº 10 (1m06.040s), Josef Newgarden da Team Penske no Chevy nº 2 (1m06.179s) e Marcus Ericsson da Andretti no Honda nº 28 (1m06.232s) entre os cinco primeiros.
Kyffin Simpson, da Ganassi, impressionou em sexto com o Honda nº 8 (1m06.285s) e Colton Herta, da Andretti, que saiu da pista duas vezes e caiu uma vez, ficou em sétimo com o Honda nº 26 (1m06.315s).
“Estávamos muito rápidos agora, então, enquanto continuarmos assim, estaremos em uma ótima posição”, disse Kirkwood, que está atrás de Palou pelo campeonato. “Viemos aqui este ano com uma filosofia talvez diferente da que tínhamos [no] ano passado, e parece estar dando certo. Marcus está muito rápido aqui. Voltaremos depois desta sessão, mas [o carro dele] está com uma ótima aparência.”
A corrida de 4 de julho de sexta-feira começou às 16h35 (horário do leste dos EUA), com a alta umidade e o pico de calor do dia, com 30°C, proporcionando uma calorosa celebração da independência e das corridas de monopostos. Após oito minutos de corrida, cinco carros já haviam completado pelo menos uma volta quando Jacob Abel recebeu bandeira amarela, que rodou e morreu na saída da Curva 1.
Com 14 minutos decorridos, Newgarden marcou a primeira volta representativa, liderando o grid com 1m08.078s. Kirkwood liderou na volta seguinte com 1m07.700s. Dezessete minutos depois, Christian Lundgaard restabeleceu o padrão com 1m07.027s e Newgarden parou nos boxes após registrar 1m07.168s para assumir a P2.
A bandeira vermelha foi necessária na Curva 9, após 20 minutos, quando ele saiu da pista e bateu com a traseira do carro nas barreiras. O dano, embora reparável, foi grande demais para continuar na sessão. Antes da bandeira vermelha, O’Ward subiu para P2 com um tempo de 1m07.117 e Ericsson subiu para P3 com uma volta de 1m07.164s.
Herta saiu disparado da Curva 1 após 25 minutos e tentou uma corrida alucinante, mas conseguiu escapar. O’Ward perdeu a traseira do carro ao sair da Curva 11 e ficou parado na grama antes de retornar à pista faltando cinco minutos para o fim da sessão de treinos livres.
Ericsson ficou em P1 com 1m06.834s e foi seguido em P2 por Louis Foster com 1m06.936s e então Will Power assumiu a liderança com dois minutos restantes com uma volta de 1m06.822s.
Foi mais uma saída de Herta que provocou o segundo sinal vermelho da sessão, após bater no muro da Curva 6. A sessão de todos os carros terminou sob o sinal vermelho, o que deixou os cinco primeiros colocados: Power, Ericsson, Foster, Lundgaard e Simpson.
Perto da metade da sessão de 13 minutos, Kirkwood estava em primeiro com uma volta de 1m05.827s, à frente de O’Ward, com 1m06.106s. Ericsson estava em terceiro com 1m06.232s.
Faltando três minutos, Palou melhorou para P3 com uma volta de 1m06.041s à frente de Ericsson e Marcus Armstrong foi para P5 com uma volta de 1m06.425s.
A sessão terminou com Kirkwood, O’Ward, Palou, Ericsson e Armstrong entre os cinco primeiros.
Cinco minutos após o início da última sessão dividida, uma bandeira vermelha foi necessária para atender ao carro de Felix Rosenqvist, que diminuiu a velocidade na aproximação da Curva 4 com um problema de voltagem relatado envolvendo a unidade híbrida.
Retornando à pista verde, Herta foi o mais rápido com 1m06.315s e Newgarden assumiu a P1 com dois minutos restantes, com 1m06.179s. Graham Rahal foi P3 com 1m06.338s. Lundgaard foi P4 com 1m06.376s e Simpson estava a caminho de fechar o top 5 com uma volta de 1m06.393s, mas saltou para P2 na volta final com 1m06.285s.
A SEGUIR: Treino dois, sábado, às 10h35 (horário do leste dos EUA).

