Rasmussen avança no campo para obter o melhor resultado da ECR desde 2022 na WWTR

by Racer

Christian Rasmussen largou em 25º na corrida de 260 voltas da IndyCar Series no World Wide Technology Raceway na noite de domingo. O piloto da Ed Carpenter Racing terminou em 23º no final da primeira volta e em 22º na segunda volta, no Chevy nº 21.

“Razz” chegou a 20º na quarta volta e oscilou entre 20º e 21º até a primeira bandeira amarela na 47ª volta. Ele parou com a maioria dos outros na volta 50, mas saiu em chamas e com o tanque de combustível apenas parcialmente abastecido. O fogo se apagou, mas ele seria forçado a fazer uma parada indesejada em algum momento para corrigir o abastecimento insuficiente.

Ele subiu para 18º na volta 59, depois para 15º na volta 64, antes de ficar em 15º na volta 66 e 14º na volta 67. Foi 13º na volta 74, 12º na volta 76, 11º na volta 77 e 10º na volta 79. Foram 15 posições no terço inicial da corrida e, a partir daí, a festa realmente começou para o jovem dinamarquês.

Ele chegou à nona posição na volta 83, antes de parar nos boxes após apenas 33 voltas para abastecer. Implacável, Rasmussen se manteve firme, perdeu uma volta, perseverou, retornou à volta da liderança quando os pilotos à sua frente pararam nos boxes e, na volta 106, subiu para a quinta posição, onde permaneceu até a volta 129, quando o grave acidente envolvendo Louis Foster e Josef Newgarden provocou uma bandeira amarela prolongada. Com Newgarden fora da pista, o Chevy nº 21 subiu para a quarta posição, mas estava ficando sem combustível e teve que fazer uma parada de emergência quando os boxes foram fechados na volta 134.

Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, Rasmussen pararia novamente na volta 141 para encher completamente o tanque e trocar pneus, mas, devido à parada não permitida na volta 134, ele teve que reiniciar a volta 149 em 18º, o último entre todos os pilotos na volta da frente. Não estava muito longe de ter que reiniciar o processo de largada consecutiva, e na volta 160, ele já estava em 14º.

Ficou em 13º na volta 163, depois em 12º na volta 170 e em 10º na volta 174. Ele ficou em nono na volta 177, oitavo na volta 181, sétimo na volta 184, sexto na volta 185 e saltou para quarto na volta 190 antes de fazer sua penúltima parada na volta 191. Uma bandeira amarela na volta 195 prendeu Rasmussen em sétimo e quando a corrida voltou para verde na volta 207, ele ganhou uma posição e chegou em sexto.

Ele ficou em quinto na volta 209, a última parada do Chevy nº 21 foi concluída na volta 225, e ele começou a última investida em 15º na volta 210. Rasmussen registrou sua volta mais rápida da corrida na volta 232 — enquanto estava em 11º — e estava em oitavo na volta 245.

Seja ultrapassando ou observando os outros na estrada fazerem suas paradas finais, ele foi para o quinto lugar na volta 248, quarto na volta 253 e terceiro na volta 256, onde se manteve firme e subiu ao pódio pela primeira vez na IndyCar.

O campeão do Indy NXT de 2023 deu um show ao entregar o melhor resultado da ECR desde 2022, quando o ex-piloto Rinus VeeKay ficou em segundo no Barber Motorsports Park, e o melhor de sua breve carreira, que tem 15 corridas.

“É enorme, principalmente considerando como este fim de semana foi para nós”, disse Rasmussen. “Estávamos muito lentos no primeiro treino. Largamos em 25º na corrida. Mas, sim, é uma maneira de virar o jogo para a ECR aqui hoje. Esta é definitivamente a melhor corrida da minha vida até agora.”

O piloto de 24 anos chegou à WWTR na 17ª posição do campeonato e saiu em 14º, apenas seis pontos atrás do companheiro de equipe Alexander Rossi, em 13º.

“Assim que descobri que a linha alta era tão eficaz, comecei a correr alto e conseguia ultrapassar os outros”, disse ele. “E acho que tivemos um pouco de azar. Em um dos ciclos (de pit stop), não conseguimos entrar, então tivemos que fazer um serviço de emergência e largamos no final do grid. Então, passei, fui mandado para o banco e passei de novo. Então foi uma corrida incrível, incrível para nós.”

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