
Corrida de curta distância da IndyCar, à noite, no Centro-Oeste. Não há nada melhor do que o que aconteceu sob as luzes do World Wide Technology Raceway, com Kyle Kirkwood vencendo uma emocionante corrida de 260 voltas no oval de 2 km, com a primeira corrida da IndyCar Series no horário nobre, no domingo à noite, na FOX.
Kirkwood suportou uma pressão intensa no Honda nº 27 após a reinicialização final na 208ª volta, enquanto Pato O’Ward, da Arrow McLaren, ficou 0,5s atrás no Chevy nº 5 e 0,8s à frente do agressivo Christian Rasmussen, que disparou da 25ª posição no grid para o melhor terceiro lugar da carreira no Chevy nº 21 da Ed Carpenter Racing.
“As largadas e as relargadas foram incríveis, certo?”, disse Kirkwood. “Isso foi absolutamente incrível. Mas não estávamos muito satisfeitos com o carro ontem, e tivemos a ajuda dos companheiros de equipe, deixamos o carro realmente bom e entramos na pista com um carro incrível. E no começo, eu realmente não achei que tínhamos o que precisava. Mas quando escureceu e esfriou, este Honda e este Honda Andretti Global nº 27 simplesmente ganharam vida, certo? E parabéns a esses caras. Esses caras arrasaram no pit lane.”
Oito corridas foram realizadas nesta temporada. Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, venceu cinco e as outras três pertencem à Kirkwood.
“Todos na Andretti Global merecem esta terceira vitória no ano”, continuou ele. “Cara, isso é incrível. Minha primeira vitória em um oval. Estou nas nuvens agora. Os ovais me escaparam por muito tempo, então é bom conseguir essa primeira vitória e quebrar o gelo.”
O’Ward, que liderou oito voltas, incluindo a volta 237, atribuiu seu segundo lugar ao fato de ter ficado mais lento atrás do companheiro de equipe Nolan Siegel na última reinicialização.
“Espero que tenha sido um show incrível para todos vocês, fãs”, disse ele. “É fantástico correr aqui novamente sob as luzes da pista, e fiquei muito feliz com meu carro naquele último trecho da relargada. Acho que o bom e velho Nolan estava dormindo um pouco. Dei uma oportunidade para Kirkwood, e eu estava meio que preso.”
Rasmussen foi facilmente o piloto mais agressivo na propriedade no domingo e usou a segunda faixa para completar 62 ultrapassagens no total — mais do que qualquer um — no caminho para garantir seu primeiro pódio na IndyCar.
“Começamos em 25º na corrida”, disse ele. “Mas que jeito de virar o jogo para a ECR hoje.”
Se você assistiu ao final da corrida e pensou que era assim desde o início, prepare-se para uma surpresa.
Ninguém poderia prever a chegada ao final das primeiras 200 voltas, já que a Team Chevy dominou todos os aspectos da corrida, mas seus pilotos mais competitivos, a Team Penske e a AJ Foyt Racing, saíram da disputa por infortúnios ou erros que arruinaram seus respectivos dias. O pole position Will Power estava em segundo, mas teve um problema de pneu que causou um acidente e encerrou sua corrida. Josef Newgarden foi o dano colateral no acidente de Louis Foster, que lançou o piloto da Penske para o ar e de cabeça para baixo.
Scott Mclaughlin, da Penske, era a última esperança, mas se aposentou com uma suspeita de falha na suspensão traseira.
Malukas, da Foyt, foi imediatamente rápido, liderou a corrida e estava na briga por sua primeira vitória até sair disparado do box e ir direto para a faixa rápida — ignorando ilegalmente a faixa lenta — e ser penalizado com um drive-through pela infração, o que acabou resultando em um 12º lugar.
A possibilidade de uma Penske 1-2-3 com Malukas a reboque era muito real até que as bigornas dos desenhos animados começaram a cair, e isso foi apenas parte da história.
Pairando entre os 10 primeiros como o melhor piloto da Honda durante a maior parte do dia, Kirkwood fez seu penúltimo pit stop na volta 193, saiu à frente de Malukas, que havia acabado de parar, e manteve a posição com pneus frios até as curvas 3 e 4. Malukas derrapou e tocou levemente no muro, o que provocou uma bandeira amarela. O momento da bandeira amarela fez com que muitos pilotos tentassem economizar combustível e pular a última parada, e o momento também ajudou Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, a assumir a liderança.
Retornando à bandeira verde, Dixon segurou a posição, mas Kirkwood estava em uma missão e o perseguiu antes de ser o primeiro dos líderes a parar para reabastecer e trocar pneus. Retornando em sexto, o undercut de Kirkwood funcionou perfeitamente, com os líderes parando em sequência e, na volta 256, ele estava na liderança, segurando O’Ward e Rasmussen atrás.
Entre Malukas (61), McLaughlin (51), Conor Daly, da Juncos Hollinger Racing, que participou novamente e liderou na WWTR antes de ficar em sexto (36), e Newgarden (25), o Bowtie liderou 179 das 260 voltas, mas no final, Kirkwood e o estrategista de corrida e engenheiro de corrida substituto Dave Syffert conseguiram uma vitória improvável e estenderam a sequência ininterrupta da Honda para oito corridas em 2025 e nove desde a última corrida de 2024 em Nashville.
Como aconteceu
Os carros saíram do pit lane, com exceção de Scott McLaughlin, que não conseguiu fazer seu carro pegar. Ele finalmente conseguiu e retomou sua posição na primeira fila.
Will Power liderou o grid até a bandeira verde e David Malukas assumiu a liderança na Curva 4 para liderar a volta de abertura.
Volta 3 e Conor Daly sobe de P15 para P8.
Volta 4 e Daly assume a 7ª posição, à frente de Josef Newgarden.
Volta 5: Cuidado com Devlin DeFrancesco, que bateu sozinho na Curva 1.
Volta 7 e a ordem de corrida é Malukas, Power, McLaughlin, Pato O’Ward, Kyle Kirkwood, Marcus Armstrong, Daly, Newgarden, Colton Herta e Felix Rosenqvist.
Na 11ª volta, o líder do campeonato, Alex Palou, caiu da 9ª posição na largada para a 12ª posição.
A volta 12 reinicia e Daly assume a P6 de Armstrong.
Volta 17 e Newgarden assume a 7ª posição, à frente de Armstrong.
Volta 18 e Malukas tem 0,5s sobre Power e 1,3s sobre McLaughlin.
Volta 21 e a liderança é de 0,9s.
Volta 22 e Daly assume a P6 de Kirkwood.
Volta 24 e Daly assume a P4 de O’Ward.
Volta 25 e Malukas está 1,6s à frente de Power.
Volta 30 e Malukas lidera com 2,2s de vantagem. McLaughlin está 3,1s atrás, em terceiro. Daly está 3,7s atrás, em quarto.
Volta 33 e Malukas começou a dar uma volta no grid, ultrapassando Sting Ray Robb e Graham Rahal.
Volta 37 e Malukas está 4,5s à frente enquanto Power está com dificuldades para ultrapassar os mesmos carros.
Volta 38 e Newgarden usa os carros mais lentos para ultrapassar O’Ward e Daly e assumir a P4.
Volta 47 e Power bate no muro. Cuidado. O pneu dianteiro direito pareceu esvaziar.
Volta 50 e pit stops estão acontecendo. O carro de Christian Rasmussen pega fogo, mas se apaga em alta velocidade. Christian Lundgaard fica preso ao tentar entrar em seu box e fica na faixa lenta. Ele entra no box depois que os outros carros saem. McLaughlin ultrapassa Malukas e assume a primeira posição na saída dos boxes.
Reinício na volta 58 e McLaughlin dispara. Palou está em 17º.
Volta 61 e Lundgaard para nos boxes por não ter entrado em seu box. Rosenqvist também recebe uma punição por uma saída insegura.
Volta 63 e McLaughlin lidera Malukas por 1,0s e Newgarden por 2,2s.
Volta 66 e Rosenqvist não compareceu aos boxes. Seu drive-through foi ampliado para stop-and-go.
Volta 74 e Newgarden ultrapassa Malukas para P2.
Volta 78 e Rasmussen subiu de 25º para 11º. O garoto está absolutamente destemido.
Volta 86 e Rasmussen para nos boxes mais cedo. Abastecimento rápido na última parada.
Volta 90 e McLaughlin lidera Newgarden por 1,0s.
Volta 100 e Newgarden para nos boxes quando ele e McLaughlin estavam prestes a enfrentar trânsito pesado.
Volta 101 e Malukas vai para os boxes em terceiro.
Volta 102 e McLaughlin para os boxes. Pequeno atraso na saída, talvez um segundo parado.
Volta 104, Newgarden e Malukas passam. McLaughlin vai da P1 para a P3.
Volta 105 e Palou para os boxes. Ele e os outros carros da Ganassi não estão em lugar nenhum hoje. Nolan Siegel recebe um drive-through por bloquear McLaughlin quando ele estava prestes a ser ultrapassado. Tentativa de vingança para Detroit? Se sim, ele arruinou a própria corrida ao fazer isso.
Volta 108, Newgarden lidera Malukas por 2,3s e McLaughlin por 4,9s. O’Ward, em quarto, está 5,5s atrás e Rasmussen, fora do horário, está em 5º, 10,0s atrás.
Volta 113 e Newgarden está chegando em 14º.
Na volta 125, Newgarden lidera Malukas por 5,4s e McLaughlin por 8,3s. Kirkwood, o melhor piloto com motor Honda, está em sétimo, 18,0s atrás, com o domínio da Chevy em evidência.
Volta 130 e meia. Newgarden está 6,1s à frente de Malukas. Acidente grave para Newgarden, que está de cabeça para baixo na linha de largada/chegada. Louis Foster está envolvido. Newgarden sai sozinho. Foster sai lentamente e senta no sidepod. Foster bateu no muro, deslizou pela pista e entrou na ultrapassagem de um Newgarden inocente. Cuidado.
Volta 142 e os boxes estão abertos. Malukas mantém a liderança, à frente de McLaughlin, O’Ward, Rasmussen e Daly. A equipe de segurança terminou de substituir os blocos de espuma na seção interna da barreira SAFER atingida por Foster e Newgarden.
Volta 148, McLaughlin é condenado a ceder três posições para a P5 por uso indevido da faixa, saindo do box direto para a faixa alta, o que fez O’Ward frear e evitar ser atingido por McLaughlin. Malukas recebe a mesma punição e cai da P1 para a P4 na relargada. O’Ward é o novo líder.
Volta 150 e O’Ward é desafiado por Daly. Kirkwood está em 3º.
Volta 152 e Daly não desiste. Malukas assume a P3, à frente de Kirkwood.
Volta 154 e Daly assume a P1 de O’Ward.
Volta 168 e Daly tem 0,8s sobre O’Ward e 3,6s sobre Malukas.
Volta 170 e os 10 primeiros são Daly, O’Ward, Malukas, Kirkwood, McLaughlin, Herta, Santino Ferrucci, Armstrong, Palou e Rinus VeeKay.
Volta 182 e O’Ward está na caixa de câmbio de Daly.
Volta 190 e Rasmussen assume a P5 de Mclauglin enquanto Daly para nos boxes quando estava na liderança.
Volta 191 e O’Ward está dentro.
Volta 192 e boxes de Malukas.
Volta 193 e O’Ward e Malukas ficam à frente de Daly.
Na volta 195, Kirkwood para nos boxes e retorna à frente de Malukas, luta com ele com força nas curvas 3 e 4, e Malukas desliza contra o muro, mas quase não faz contato. Cuidado.
Volta 206 e o grid está sendo reordenado depois que os líderes pararam à frente de Scott Dixon, que avançou uma volta, parou e assumiu a liderança.
Na volta 208, Dixon reinicia e lidera sobre O’Ward e Kirkwood. VeeKay e Malukas fazem contato na Curva 2.
Volta 210 e Kirkwood assume a P2 de O’Ward.
Volta 214 e a vantagem de Dixon sobre Kirkwood caiu para 0,3s.
Volta 218, McLaughlin está nos boxes e sua equipe está olhando para a traseira do carro. A bigorna dos desenhos animados eliminou a Equipe Penske e a equipe Ganassi, que não estava em lugar nenhum, está na liderança. Mas Palou não está em lugar nenhum no momento, na 15ª posição, a propósito.
Volta 221 e McLaughlin sai do carro.
Volta 225 e boxes de Palou.
Volta 227 e Dixon é retardado por Rahal e Kirkwood quase consegue passar.
Volta 229 e boxes de Daly.
Volta 233 e o top 10 é Dixon, Kirkwood, O’Ward, Ferrucci, VeeKay, Shwartzman, Ericsson, Ilott, Rosenqvist e Siegel.
Volta 234 e Kirkwood faz pit stop para reabastecimento e pneus novos.
Volta 237 e Dixon lidera O’Ward por 0,8s. Dixon para nos boxes para reabastecer e trocar pneus.
Volta 238 e O’Ward faz o mesmo.
Volta 241 e Kirkwood assume a liderança, O’Ward está em P2 e Dixon em P3 quando os que estão na frente param nos boxes, desde que parem.
Volta 242 e os líderes são Ferrucci, Shwartzman, Ericsson, Ilott, Rosenqvist, Kirkwood, O’Ward, Rasmussen e Dixon.
Volta 245 e Ferrucci, depois Shwartzman nos boxes.
Volta 246 e Ericsson lidera Ilott, Rosenqvist, Kirkwood e O’Ward.
Volta 247 e Ilott lidera à frente de Rosenqvist, Kirkwood, O’Ward, Rasmussen, Ferrucci, Dixon, Ericsson e Daly.
Volta 251 e Rosenqvist assume a P1 de Ilott.
Volta 253 e Rosenqvist para os boxes. Ilott lidera e a diferença para Kirkwood caiu para 2,0s.
Volta 256 e Ilott vai para os boxes partindo da liderança. Kirkwood para a P1.
Volta 257 e são Kirkwood, O’Ward, Rasmussen, Dixon, Ferrucci e Daly.
Volta 260 e Kirkwood vence pela primeira vez em um oval na IndyCar. Duas corridas consecutivas para Kirk. Que corrida absolutamente alucinante.

