LM24 Hour 12: Safety car intervention resets the race

by Racer

A décima segunda hora das 24 Horas de Le Mans marcou o primeiro período de safety car da corrida, quando Cem Bolukbasi saiu do circuito com o carro nº 24 da Nielsen Racing ORECA LMP2 e bateu na barreira de proteção na Tertre Rouge Esses. O impacto acionou a luz médica, mas Bolukbasi saiu do carro por conta própria. Ele foi examinado e liberado do centro médico. O incidente marcou o primeiro abandono de um carro LMP2 na corrida.

Até então, a corrida tinha potencial para chegar perto do recorde de distância de 397 voltas, mas o período de safety car provavelmente acabou com essa possibilidade. 

Quase na metade da prova, muitas equipes optaram por usar o ritmo mais lento para cuidar de alguns reparos prolongados ou manutenção preventiva. A Ferrari 499P AF Corse nº 83 recebeu um novo bico, e o Akkodis ASP Lexus RC F GT3 nº 87 recebeu uma troca de freios, entre muitos outros.

Green voltou a pilotar oito minutos antes da metade da prova, com Laurens Vanthoor no Porsche Penske Motorsport 963 nº 6 na liderança. O período de safety car pareceu favorável ao Toyota Gazoo Racing GR010 nº 8, agora com Ryo Hirakawa no cockpit, em segundo.

O ainda ameaçador AF Corse 499P agora conta com Ye Yifei a bordo, atacando Hirakawa. Pascal Wehrlein assumiu o comando do PPM 963 nº 4 em quarto, e o BMW M Team WRT M Hybrid V8 nº 15 de Raffaele Marciello terminou em quinto.

Assim que a corrida chegou à metade, Filipe Albuquerque parou o Cadillac V-Series.R nº 101 da Wayne Taylor Racing na lateral da pista com uma suposta falha no motor. “Estamos ferrados”, relatou Albuquerque pelo rádio.

O líder da LMP2 parece ter se mantido assim nas últimas horas, com o VDS Panis Racing ORECA nº 48 de Oliver Gray na liderança. O Iron Lynx Proton nº 9 ficou em segundo, com Reshad De Gérus ao volante, à frente do Inter Europol ORECA nº 43, agora com Jakub Smiechowski de volta a bordo.

Os dois IDEC Sport ORECAs ficaram em quarto e quinto, Mathys Jaubert no nº 18, à frente de Sebastian Alvarez no nº 28. 

O Porsche 911 GT3R nº 92 da Manthey 1st Phorm lidera a LMGT3 com Riccardo Pera ao volante. Ryan Hardwick deu a partida e parecia otimista quanto às chances da equipe.

“Esta corrida pode ser realmente imprevisível, mas fizemos uma corrida muito limpa até agora”, disse Hardwick. “Tive um longo stint de quatro voltas para começar a corrida, e isso nos ajudou a ficar em uma boa posição. Meus companheiros de equipe, Riccardo Pera e Richard Lietz, foram super rápidos e conseguiram chegar à frente.”

A TF Sport ficou em segundo lugar com Rui Andrade ao volante do Corvette Z06 GT3.R nº 81, à frente de Finn Gehrsitz no nº 78 Akkodis ASP Team Lexus RC F GT3, o nº 21 Vista AF Corse Ferrari 296 de Simon Mann e o segundo carro Akkodis ASP, o nº 87 de Petru Umbrarescu.

Os problemas da equipe WRT no LMGT3 continuaram, já que o BMW nº 31 The Bend bateu em um coelho na pista e Timor Boguslavskiy teve que ir para a garagem para reparos.

Na metade da prova, 56 carros permanecem na disputa, incluindo todos os hipercarros, exceto o Cadillac WTR. O último abandono oficial foi o BMW M4 GT3 nº 46 da equipe WRT, que sofreu perda de potência enquanto Kelvin van der Linde estava ao volante.

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