
O calendário do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2026 foi revelado às vésperas da 93ª edição das 24 Horas de Le Mans. O evento conta com oito etapas, no mesmo conjunto de circuitos, na mesma ordem de 2025.
Ao destacar o foco na continuidade para o próximo ano, o CEO da FIA WEC, Fredric Lequien, indicou que uma expansão adicional pode estar prevista no futuro.
“Em 2026, estamos estáveis”, disse Lequien. “Em 2027, acho que, com o grid que temos, com a expectativa dos fãs, com a discussão que temos com a mídia e as montadoras, vale a pena discutir talvez para estender o calendário.”
A temporada começará novamente no Catar com um teste de prólogo de pré-temporada e uma corrida de 1.812 km. A principal mudança é a mudança de data de fevereiro deste ano para 28 de março de 2026 devido ao Ramadã. Isso significa que o prólogo coincide com as Doze Horas de Sebring da IMSA.
As equipes seguirão para a Europa para três etapas, com duas corridas de seis horas em Imola e Spa-Francorchamps em abril e maio, antes das 24 Horas de Le Mans, nos dias 13 e 14 de junho, que coincide com o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1.
Um mês depois, as equipes seguirão para São Paulo, Brasil, em julho, pelo segundo ano consecutivo. Depois, após as férias de verão, o Circuito das Américas sediará o Lone Star Le Mans em setembro, no fim de semana do Dia do Trabalho, garantindo que Austin continue sendo a sede do WEC na América do Norte pelo terceiro ano consecutivo.
A reta final da temporada conta com visitas ao Fuji Speedway, no Japão, para uma corrida de seis horas, e ao Bahrein, para a tradicional final de oito horas.
Como esperado, após consulta às equipes, os organizadores do WEC decidiram não expandir o calendário para nove ou mais corridas, o que significa que a espera continua para os fãs de endurance em outros mercados — principalmente os fãs britânicos que esperam um retorno a Silverstone.
Mantendo os locais programados idênticos aos de 2025, o WEC estendeu seu relacionamento com a COTA além do acordo inicial de dois anos para manter a visita anual do WEC aos EUA no Texas.
“Estamos entusiasmados em trazer novamente as emoções do WEC para os EUA. Os fabricantes que participam deste campeonato mundial de corridas de endurance representam o que há de melhor em tecnologia e competição automotiva”, disse o vice-presidente de automobilismo da COTA, Andy Soucek, à RACER em reação à extensão. “Não há lugar melhor para correr do que a COTA, e é sempre divertido ver o grupo internacional de pilotos e fãs aproveitando seu tempo na pista e em Austin.”
“Todos esses destinos são bem conhecidos e somos bem recebidos por esses países”, comentou Frédéric Lequien, CEO do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2026
22 e 23 de março: Prólogo Oficial
28 de março: Catar 1812 km
19 de abril: 6 Horas de Imola
9 de maio: 6 horas de Spa-Francorchamps
13 e 14 de junho: 24 Horas de Le Mans
12 de julho: 6 Horas de São Paulo
6 de setembro: Lone Star Le Mans, COTA
27 de setembro: 6 Horas de Fuji
7 de novembro: 8 Horas do Bahrein