
Pela segunda corrida consecutiva, irregularidades foram encontradas no processo de inspeção técnica da IndyCar Series. A mais recente a infringir a tecnologia pós-corrida foi a AJ Foyt Racing, com o Chevy nº 14 pilotado por Santino Ferrucci, que conquistou o segundo lugar, o melhor resultado da carreira, em Detroit, no domingo.
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, ao contrário das penalidades pós-corrida nas 500 Milhas de Indianápolis, onde Kyle Kirkwood, Marcus Ericsson e Callum Ilott foram colocados na parte inferior dos resultados, Ferrucci manterá sua posição.
“O carro nº 14 poderá manter o segundo lugar; no entanto, o carro inscrito foi multado em US$ 25.000 e perderá 25 pontos de piloto e participante do campeonato”, escreveu a categoria. “O ponto de bônus por liderar uma volta também não será concedido. O carro nº 14 também não terá direito a pontos de motor e prêmios em dinheiro associados à corrida.”
“Durante a inspeção pós-corrida do carro nº 14, a IndyCar descobriu que o lastro do piloto necessário para elevar o peso combinado do piloto e do lastro do piloto para 185 libras estava abaixo do peso e não estava dentro da tolerância de peso do lastro do piloto de 0,00 a + 1,00 libras.
“No entanto, também durante a inspeção, a série descobriu que o peso do carro nº 14 era 10 libras acima do peso mínimo para circuitos de rua e estrada de 1.785 libras e competiu acima do peso mínimo exigido na pista.
A AJ Foyt Enterprises violou: Regra 14.4.2. Peso de Equivalência do Motorista. Regra 14.4.2.2. O Peso de Equivalência do Motorista deve ser igual ao peso combinado do Motorista e do lastro do Motorista a 185 libras. Regra 14.4.2.5. A tolerância de peso do lastro do Motorista é de 0,00 a + 1,00 libra. O Peso de Equivalência do Motorista deve ser instalado e fixado no local projetado à frente do encosto do banco. Este local só pode ser usado para o lastro do Motorista.
Esta regra existe para equalizar o peso de pilotos de diferentes tamanhos, de forma que não haja vantagem com base no peso do piloto. A determinação do peso após a corrida, conforme implementada pela INDYCAR, é uma prática comum após cada evento e em quase todas as modalidades de automobilismo para garantir igualdade de condições.
Conhecida coloquialmente como “Regra Danica Patrick”, a IndyCar alterou seus regulamentos de peso mínimo após a chegada do pequeno piloto à categoria em meados dos anos 2000, quando ainda não havia políticas para equilibrar os pesos diferenciados entre os pilotos. Isso permitiu que equipes com pilotos mais leves competissem com carros que corriam com peso menor, o que proporcionou uma vantagem de desempenho que penalizou os pilotos mais pesados.
Em resposta, as regras de equivalência de peso dos pilotos foram elaboradas para determinar que uma inscrição com um piloto menor e mais leve seria obrigada a adicionar lastro equivalente, que levaria em consideração o peso combinado do veículo e do piloto, e para pilotos mais pesados, pouco ou nenhum lastro poderia ser necessário. A IndyCar exige que os pilotos, com trajes completos de pilotagem, se apresentem dentro de 15 minutos após o término da primeira sessão de treinos de cada evento para serem pesados; um piloto pode perder ou ganhar peso entre as corridas, e o processo fornece a cada inscrição o peso exato do lastro para instalação.
No caso de Ferrucci, que está entre os menores e mais leves pilotos da IndyCar, a violação se concentra na quantidade insuficiente de lastro para o piloto afixado no local necessário, e não na condução do carro abaixo do peso mínimo permitido. Conforme apresentado pela IndyCar, que observou que o carro nº 14 estava 4,5 kg acima do peso mínimo, a violação parece ser de natureza processual.
A perda de pontos do segundo lugar rebaixa Ferrucci da 10ª posição no campeonato de pilotos para a 14ª.
“Reconhecemos e aceitamos a penalidade emitida por estar 1,8 lbs. abaixo do peso de lastro exigido para o piloto”, diz um comunicado emitido pela equipe.
“Foi um descuido não intencional, e assumimos total responsabilidade pelo erro. Nosso carro estava, na verdade, 4,5 kg acima do peso total mínimo, e a discrepância no lastro não tinha a intenção de obter vantagem competitiva.
No entanto, reconhecemos que o cumprimento de todas as regras é fundamental para garantir a imparcialidade neste esporte, por menor que seja o desvio. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossa equipe técnica para fortalecer nossos processos e garantir que isso não aconteça novamente.
Somos gratos pela paixão e integridade da IndyCar e, embora esta situação seja decepcionante, respeitamos as regras que mantêm nossa competição honesta e segura. Mais importante ainda, continuamos comprometidos em correr da maneira certa — para nossos fãs, nossos parceiros e nosso esporte.