
Maximilian Guenther conquistou sua segunda vitória na temporada de Fórmula E, liderando seu companheiro de equipe Jean-Eric Vergne, na primeira dobradinha da DS Penske na primeira corrida do E-Prix de Xangai.
Guenther largou na pole, mas enfrentou pressão inicial de Pascal Weehrlein — que assumiu a liderança inicialmente na Curva 1 na primeira volta antes de perdê-la novamente mais tarde na mesma volta de abertura — e Oliver Rowland pela vitória.
Foi o momento do seu último reforço no Modo Ataque que se provou crucial para Guenther. Ele e o piloto da Nissan, Rowland, pararam para receber o reforço de 10% no Pit Boost na volta 13. Nove voltas depois, Rowland usou seus últimos quatro minutos no Modo Ataque para recuperar a liderança, mas Guenther guardou a carga para outra volta.
Enquanto isso, Taylor Barnard, da NEOM McLaren, aproveitou seu último impulso no Modo Ataque na volta 20 e rapidamente assumiu a liderança. Ele começou a abrir vantagem, mas Rowland e Guenther logo o alcançaram. Rowland havia perdido tempo para seu companheiro de equipe, Norman Nato, que cedeu posição na volta 24, permitindo que Rowland disparasse atrás de Barnard. Mas, com a vantagem do Modo Ataque, Guenther conseguiu manter Rowland e assumir a liderança na Curva 1, na volta 26.
A partir daí, ele acelerou e permaneceu invicto até o final da corrida de 29 voltas. Rowland, Barnard e Nato continuaram a disputar as últimas posições no pódio, o que permitiu que Dan Ticktum se aproximasse. Na última volta, o piloto da Cupra Kiro tentou ultrapassar Barnard na Curva 1, mas o piloto da McLaren o encobriu.
Ticktum alcançou novamente nas curvas 8 e 9 e avançou por dentro na curva 10. Mas, ao mesmo tempo, Vergne avançou por dentro de ambas para garantir um surpreendente segundo lugar em uma chegada emocionante. Barnard segurou a terceira posição, com Ticktum logo atrás, em quarto, à frente de Rowland e Nato.
Sam Bird teve um ótimo dia para a McLaren, saindo da 12ª posição no grid para terminar em sétimo, com Nyck de Vries, da Mahindra, e a dupla da Envision Racing, Sebastien Buemi e Robin Frijns, completando o top 10.
Stoffel Vandoorne terminou fora dos pontos em 11º pela Maserati MSG Racing, tendo estado na liderança no início, mas sofreu problemas durante sua parada no Pit Boost, o que o fez cair para trás no meio da corrida.
Nick Cassidy, da Jaguar TSC Racing, marcou a volta mais rápida da corrida, mas foi o último a terminar em 21º, após ser rodado por Edoardo Mortara e atingido por Vernge na última curva da segunda volta. Os três entraram na curva juntos, com Mortara no meio, sem ter para onde ir – ele acabou sendo o único a abandonar a corrida devido a danos na barra de direção.
Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, além de ser a primeira dobradinha da equipe, o resultado da DS Penske foi o primeiro de uma equipe americana na Fórmula E, e o primeiro de qualquer equipe desde a Jaguar no E-Prix de Mônaco do ano passado.
O pódio também foi o primeiro de Vergne desde a primeira corrida do E-Prix de Portland na temporada passada, com ele ampliando seu recorde como o maior pontuador da história da Fórmula E.
Com a ausência de Wehrlein e da Costa, Rowland ampliou sua liderança no campeonato em 10 pontos, enquanto Barnard — que subiu ao quinto pódio de sua temporada de estreia um dia antes de seu aniversário de 21 anos — ultrapassou os dois pilotos da TAG Heuer Porsche e assumiu a segunda posição, um ponto à frente de Wehrlein.
A Nissan continua liderando o campeonato de equipes à frente da Porsche, com a DS Penske subindo mais uma posição para a terceira, à frente da McLaren, que relegou a Mahindra – que havia entrado no fim de semana nesta classificação geral – para a quinta posição. Não houve mudanças na ordem do campeonato de fabricantes, com a Nissan continuando à frente da Porsche e da Stellantis (DS Penske e Maserati MSG Racing).
Devido à forte chuva prevista para domingo, a programação da segunda corrida do fim de semana foi ajustada, com o Treino Livre 3 sendo adiado em uma hora e agora ocorrendo às 7h, horário local (19h, horário do leste, sábado), a qualificação agora às 9h, horário local (21h, horário do leste, sábado) e a corrida às 13h, horário local (1h, horário do leste).

