Vitória no E-Prix de Xangai é um recomeço feliz para Cassidy e Jaguar

by Racer

Nick Cassidy descreveu sua vitória na segunda corrida do E-Prix de Xangai como “um grande alívio”, encerrando uma sequência sem vitórias na série que remontava ao último fim de semana da temporada passada.

Nesta temporada, a Jaguar TCS Racing tem estado fora de ritmo, com Cassidy definhando na 13ª posição antes do fim de semana em Xangai. Cassidy disputou o campeonato ao longo da temporada passada, vencendo duas vezes em Diriyah e Berlim, mas antes deste fim de semana ele havia conquistado apenas um pódio na segunda corrida do E-Prix de Mônaco – outra corrida molhada como a de domingo.

Em meio a rumores de que deixará a equipe no final da temporada, Cassidy prestou homenagem à resiliência da Jaguar, que conseguiu, eventualmente, obter um bom resultado.

“Tive uma experiência incrível desde que entrei para a Jaguar TCS Racing, eles me apoiaram desde o primeiro dia”, disse ele. “Acho que foi quase anormal [com] a temporada que tivemos no ano passado, e agora este ano tem sido difícil. Não tínhamos o carro ideal. Hoje, porém, eu tinha o melhor carro do grid e é muito bom saber disso, como um grupo de pessoas e uma equipe, quando nos damos as ferramentas que podemos executar.”

Acho que isso nos dá muita confiança. Todos na minha equipe surfam as ondas comigo. Não sou só eu que me sinto mal, são eles também. Mas eles não desistiram. Eles ainda estão em busca de respostas, ainda em busca de desempenho, e hoje e neste fim de semana foram a prova disso.

Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, Cassidy executou uma estratégia alternativa à do segundo colocado Pascal Wehrlein, adotando um primeiro Modo de Ataque mais curto, anulando-o por ter uma melhor posição na pista, tendo largado da pole position e, em seguida, aberto uma vantagem considerável graças à corrida que começou atrás do safety car. Ele então usou um segundo Modo de Ataque mais longo para manter sua posição na frente e cruzar a linha de chegada com mais de sete segundos de vantagem sobre o atual campeão.

“As condições na largada estavam realmente difíceis”, disse Cassidy. “Percebi que nossa estratégia era um pouco diferente da desses dois caras ao meu lado. Eles provavelmente foram um pouco mais rápidos do que eu na primeira e na segunda voltas. Eu simplesmente – na bandeira verde e naquele primeiro [acelerador do Modo Ataque] – fiz o melhor que pude.”

“Eu sabia que estaria com dois minutos de vantagem, e havia uma chance de eles estarem com quatro, mas eu queria manter a liderança, se possível. Então, assim que consegui manter a liderança, quando Pascal saiu do ataque, fiquei um pouco mais tranquilo, e então o carro veio até mim.

“Consegui passar muitas voltas ajustando as configurações da tração nas quatro rodas para que pudessem ser melhoradas mais para o final da corrida. E isso foi melhor. Com a tração nas quatro rodas, no final da corrida, não precisei forçar, não precisei correr riscos. Consegui simplesmente administrar a diferença, o que nessas condições, se você puder se dar ao luxo de fazer isso, é sempre muito mais vantajoso, porque a margem de erro é incrivelmente pequena, e isso aliviou a pressão, com certeza.”

Com uma vitória decisiva, como o pódio em Mônaco, Cassidy acredita que isso dá à equipe ímpeto para continuar avançando e retornar ao seu lugar familiar, mais perto da frente do grid.

“Acho que demos alguns passos positivos neste fim de semana”, disse ele. “Certamente há muita coisa boa aí. Talvez estejamos um pouco atrás, mas estamos melhorando, e conseguir lutar por vitórias na segunda metade deste campeonato, nas últimas cinco corridas, é certamente o nosso objetivo.”

“Dias como hoje ou este fim de semana nos dão boas esperanças, e podemos continuar melhorando e desafiar fortemente as últimas cinco corridas.”

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