Toyota lidera teste de Le Mans, mas a corrida parece aberta

by Racer

Assim, a Toyota sai na frente após o Dia de Testes em Le Mans. A marca japonesa, que busca sua sexta vitória geral nas 24 Horas e sua primeira vitória em 2025, terminou meio segundo mais rápida do que todos os outros pilotos após as duas sessões de domingo, com um tempo de 3m26s246 à frente de Brendon Hartley no GR010 HÍBRIDO nº 8.

Le Mans é uma maratona, não uma corrida de velocidade, e tirar conclusões precipitadas das discussões iniciais do evento deste ano não seria sensato. No entanto, a ação na pista de ontem gerou alguns pontos de discussão, com a maioria das marcas da categoria principal satisfeitas com seu desempenho e uma em particular se sentindo um tanto desanimada.

Começando pela Toyota, os GR010 HÍBRIDOS mostraram velocidade, com Hartley superando o melhor tempo do Dia de Teste do ano passado, registrando 3m 26s246, e correndo como um relógio, acumulando 141 voltas no total. No entanto, o diretor técnico da TGR, David Floury, enfatizou aos repórteres que é muito cedo para dizer que o atual Campeão Mundial de Construtores é o favorito à vitória.

“Não devemos nos deixar levar pela volta mais rápida, pois não sabemos o que os outros estão fazendo. Apenas nos concentramos em nós mesmos”, disse ele. “Foi complicado, com muitas bandeiras amarelas em todo o percurso, um safety car e bandeiras vermelhas, além de a ação na pista ser mais curta este ano. Não foi fácil cumprir nossa programação.”

Segundo Stephen Kilbey, da rvista Racer, não foi surpresa que o tempo de Hartley tenha superado o de Kevin Estre 12 meses atrás no teste, de acordo com Floury, devido ao BoP do evento. E quando questionado sobre o desempenho de seus concorrentes, ele disse que a Ferrari, que chega a Le Mans com três vitórias consecutivas, ainda deve ser considerada a equipe a ser batida.

“Está mais rápido que no ano passado, mas todos nós ganhamos potência, e a pista estava boa, então é lógico”, acrescentou. “Com certeza, será disputado, acho que a Ferrari é bastante forte, e depois disso, há cinco fabricantes na mesma categoria. Deve ser uma boa disputa, uma corrida interessante. Uma volta não é representativa da corrida, a Ferrari ainda é a favorita.”

“(Depois de prever que a Porsche venceria no ano passado), prevejo a Ferrari desta vez, esperando estar errado de novo!”, brincou.

Entre os fabricantes de LMDh presentes, foi a Alpine que produziu o tempo mais rápido. Les Blues terminou em quarto lugar na segunda sessão, quando a maioria dos tempos mais rápidos já havia sido estabelecida, com Mick Schumacher colocando o número 36 em quarto lugar na tabela combinada de voltas mais rápidas por piloto, com 3m 27.313s.

Manter a confiabilidade, após o desempenho do ano passado, é claramente uma prioridade, e os primeiros sinais são positivos para o A424 com suas atualizações de motor para 2025; os dois protótipos baseados no ORECA completaram 137 voltas combinadas e mais de 1.850 quilômetros.

Nicolas Lapierre, que agora atua como diretor esportivo da Alpine Endurance Team, ficou encorajado pelo desempenho.

“Tivemos um pouco de dificuldade para encontrar a configuração certa pela manhã, mas seguimos na direção certa esta tarde”, disse ele.

“Tivemos a oportunidade de testar diferentes compostos de pneus em diversas condições e completar a maior parte do nosso programa. O resultado geral foi satisfatório, apesar do tempo de pista perdido devido a incidentes.”

Os pilotos tiveram um bom desempenho e evitaram cometer erros. O ritmo parece bom por enquanto. Estamos em uma boa posição, o que é encorajador para a próxima semana.

Jakob Ebrey/Getty Images

A Porsche também saiu satisfeita do domingo. Kevin Estre colocou o carro nº 6 da Penske em quinto lugar no tempo combinado, 1,1 segundo atrás do recorde de Hartley.

Após um início bastante anônimo e esquecível na campanha do WEC 2025, a equipe busca uma reviravolta. Urs Kuratle, diretor de corridas de LMDh de fábrica da Porsche, explicou, sem surpresa, que a equipe não buscava tempos rápidos. Isso é compreensível. No ano passado, a Porsche foi a mais rápida no teste, conquistou a pole position, mas não conseguiu vencer a corrida.

“Foi a primeira vez em um ano que usamos três carros ao mesmo tempo, e funcionou bem. Tudo está intacto”, disse Kuratle.

Foi importante para Pascal (Wehrlein, estreante em Le Mans) e Nico (Mueller, o reserva indicado) também. Nico deu voltas pela manhã com o carro número 5, e Pascal (que completou 20 voltas) está indo bem; ele precisa se adaptar da Fórmula E. Não é fácil para ele, mas ele está fazendo um ótimo trabalho.

“As mudanças na pista (repavimentação entre Arnage e a entrada das Curvas Porsche) são positivas, a repavimentação é uma coisa boa, e o carro lida bem com as mudanças.”

A BMW tem grandes ambições para Le Mans, assim como sua rival Porsche, em sua segunda tentativa com o WRT e o M Hybrid V8. Andreas Roos, chefe de automobilismo da BMW, conversou com a imprensa depois que Robin Frijns estabeleceu o tempo mais rápido da equipe, 3m27.554s, ficando em nono lugar no ranking combinado de pilotos.

Ele confirmou que a paralisação do carro nº 20 na segunda sessão foi devido a um vazamento de óleo, que limitou o carro a 19 voltas. “Paramos o carro por questões de segurança e precisamos analisá-lo”, disse ele.

Olhando para o final das planilhas de ponto é onde as coisas talvez fiquem um pouco mais interessantes.

Cobrindo a Aston Martin primeiro, as Valquírias não brilharam nas telas de cronometragem, terminando com um melhor tempo a pouco mais de três segundos de distância. Mas isso nunca foi esperado nesta fase inicial do programa.

Na verdade, tudo era sorrisos no pit stop do Heart of Racing ontem à noite, com a equipe confiante de que os únicos LMHs não híbridos com motor V12 no grid estão fazendo um progresso real.

“É o nosso melhor dia de todos os tempos”, disse o piloto nº 007, Harry Tincknell. “É uma pena, porque a tabela de tempos não reflete isso. Saí com um jogo de pneus novinho no final, quando faltavam apenas algumas voltas para o fim da prova. Foi uma questão de sorte com o trânsito; não conseguimos o número vencedor, mas estávamos quilômetros à frente do nosso melhor tempo quando a bandeira vermelha foi acionada.”

É uma pena, mas o principal é que conseguimos ver o delta e o tempo que o carro leva. O carro parece muito reativo, dócil e dirigível, o que é muito importante ao longo de 24 horas. Você não quer algo com o qual esteja lutando. Você quer algo que lhe dê confiança, que você possa forçar, que seja consistente volta após volta.

A Peugeot, por outro lado, parece desanimada após não conseguir marcar um tempo de volta a menos de três segundos do Toyota nº 8. Muita coisa pode mudar ao longo da semana, mas o piloto nº 94, Loic Duval, está convencido de que as chances da fabricante francesa de uma primeira vitória com o 9X8 são mínimas.

Sem dizer diretamente, o experiente francês deixou claro que a Peugeot não está nada satisfeita com sua BoP para este…

“Fizemos o que tínhamos que fazer durante as duas sessões. Testamos os pneus (Michelin Médio e Macio) disponíveis e testamos algumas coisas em termos de acerto”, disse ele à RACER. “O regulamento que temos para Le Mans, comparado ao que temos no WEC, não nos favorece, e será mais difícil aqui em termos de desempenho do que em Spa.”

Se você observar os tempos de volta e o ritmo em geral, o equilíbrio e o comportamento do carro não estão tão ruins. Está melhor do que no ano passado. Acho que o que fizemos hoje é o que podíamos fazer. É o que é, e para nós, dói um pouco. Só precisamos fazer uma corrida limpa.

Em termos de ritmo, nunca conseguiremos estar lá em cima com os outros, isso é certo. Não é nenhuma surpresa. Estamos apenas tentando extrair o máximo do conjunto. O que vemos em termos de tempo de volta e posição é o que esperávamos.

Mas nem tudo é tristeza e tristeza no paddock, longe disso. Em geral, a tabela de Equilíbrio de Desempenho para o evento, somada aos primeiros sinais do Dia de Teste, sugere que a corrida deste fim de semana está se desenvolvendo bem, com Ferrari e Toyota aparentemente em vantagem, e Cadillac, Alpine, Porsche e BMW aparentemente em disputa.

“Há 16, 17, 18 carros que facilmente têm possibilidade de vencer esta corrida”, afirmou Urs Kuratle ontem à noite.

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