
A primeira aparição da IndyCar como uma propriedade esportiva no horário nobre da FOX nas noites de domingo levou a série a buscar mais oportunidades para mostrar seus carros, pilotos e corridas na janela de transmissão exclusiva do fim de semana.
A audiência da TV para o Bommarito Automotive Group 500 no World Wide Technology Raceway não foi tão espetacular quanto o esperado, mas a audiência média de 1.012.000 manteve a série acima da marca de um milhão pela terceira corrida consecutiva.
De acordo com o presidente da Penske Corporation, Bud Denker, é um experimento que vale a pena tentar novamente.
“Estamos muito felizes por ter mais de um milhão de espectadores novamente”, disse Denker à RACER. “Acho que é a primeira vez em muito tempo que conseguimos esse número depois da Indy 500 em várias corridas. Então, é uma tendência muito, muito boa para nós. Como eu disse ao pessoal da FOX depois, se você não conseguiu se animar com aquela corrida, você não tem pulso.”
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, a receita está aqui: pela primeira vez, fizemos uma corrida de domingo à noite na rede. Então, espero que a FOX sinta o mesmo que eu e queira fazer mais no ano que vem com nossos ovais.
Denker gosta do horário tardio de domingo por outro motivo: ele evita que a IndyCar dispute corridas com eventos maiores, que têm mais probabilidade de atrair mais interesse e reduzir o público presente.
“O objetivo era evitar a NASCAR”, disse ele sobre a corrida da Cup no domingo à tarde, no México. “É uma fórmula repetível para evitar a NASCAR, evitar a Fórmula 1, ao contrário do que tivemos com o Masters (em Long Beach, que teve a menor audiência televisiva da temporada). Então, parte do objetivo para o próximo ano, ao programarmos os eventos, é certamente evitar esses conflitos.”
Métricas do evento fornecidas à IndyCar pela Nielsen e ao longo das oito corridas concluídas também deixaram Denker e o resto da equipe executiva da série se sentindo encorajados com os esforços contínuos para alcançar fãs novos e mais jovens.
“Outra coisa incrível foi a tendência de público de 18 a 34 anos que estamos observando”, disse Denker. “Estamos com 56% de crescimento na temporada na categoria de 18 a 34 anos. Então, isso é ótimo para nós, com novos números de audiência.”