Carros de corrida movidos a hidrogênio serão exibidos na Le Mans H2 Village

by Racer

O protótipo de hidrogênio H24EVO, desenvolvido pela iniciativa MissionH24, será a atração principal da ACO H2 Village nas 24 Horas de Le Mans do próximo mês. A H2 Village abre ao público na quarta-feira, 11 de junho, com exposições de tecnologias de mobilidade a hidrogênio e automobilismo de vários parceiros importantes.

Como o mais recente protótipo desenvolvido pela MissionH24, o H24EVO (foto acima) foi revelado pela primeira vez em 2023, e o primeiro carro de exibição H24EVO fez sua aparição pública na H2 Village no ano passado. Em janeiro, a MissionH24 anunciou que mudaria de armazenamento de hidrogênio gasoso para hidrogênio líquido, para acompanhar a mudança de direção da FIA em direção ao uso de hidrogênio líquido para futuras aplicações no automobilismo.

Segundo RJ O’Connell, da revista Racer, o H24EVO será movido por uma célula de combustível multi-pilha Symbio de 300 quilowatts e um motor elétrico de 650 kW para acionar as rodas traseiras, com um peso alvo de 1.300 kg. A MissionH24 projeta que o H24EVO terá um ritmo equivalente ao dos atuais carros LMGT3. O carro deverá começar os testes de bancada em outubro e os testes de pista em abril de 2026, em antecipação ao lançamento de uma nova categoria do Campeonato Mundial de Endurance da FIA para veículos a hidrogênio, com lançamento previsto para 2028.

Julien Delfosse/DPPI

O carro será exibido dentro de uma cúpula transparente ao lado de outros protótipos de hidrogênio que estão programados para aparecer, incluindo o Ligier JS2 RH2 e o Alpine Alpenglow HY6 ( foto acima ).

Tanto o Ligier quanto o Alpenglow também participarão de demonstrações na pista na quinta-feira, 12 de junho, e antes do início das 24 Horas de Le Mans, no sábado, 14 de junho.

“Estamos orgulhosos de ver o Ligier JS2 RH2 correndo ao lado da Alpenglow durante essas voltas de demonstração”, disse Richard Tur, COO da Ligier Automotive. “Isso destaca nossa capacidade de trabalhar em projetos inovadores com parceiros e em nome de grandes fabricantes como a Alpine. Mas nosso trabalho não para por aí. Com a FIA priorizando o hidrogênio líquido para o automobilismo, agora estamos concentrando nossos esforços de P&D nessa direção.”

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