
O Mercedes-AMG LMGT3 EVO nº 60 da Iron Lynx está pronto para correr com uma dupla de pilotos totalmente nova no FIA WEC, a partir das 24 Horas de Le Mans.
Segundo Stephen Kilbey, da revista Racer, essa surpreendente mudança na equipe italiana antes da semana de corrida em La Sarthe faz com que Andrew Gilbert e Lorcan Hanafin, da Grã-Bretanha, e Fran Rueda, da Espanha, assumam o comando do carro para suas estreias em Le Mans e no WEC, substituindo a formação anterior, que foi construída em torno de Claudio Schiavoni.
Schiavoni está fora de ação desde que sofreu uma lesão nas costas antes da segunda etapa da temporada da European Le Mans Series em Paul Ricard, e deve perder as próximas 6 Horas de São Paulo do WEC.
Para dar estabilidade à equipe e permitir uma recuperação completa, o italiano de 64 anos optou por deixar o Mercedes-AMG nº 60 pelo resto da temporada. Consequentemente, os copilotos Matteo Cressoni e Matteo Cairoli também se afastaram.
“Queremos dar as boas-vindas a Andrew, Fran e Lorcan à nossa equipe FIA WEC”, disse o diretor e CEO da equipe Iron Lynx, Andrea Piccini.
Estamos ansiosos para trabalhar com eles nas 24 Horas de Le Mans e na parte final da temporada. Acredito que eles se integrarão à equipe muito rapidamente e esperamos proporcionar a eles a melhor experiência de estreia em Le Mans.
Por outro lado, somos muito gratos ao Claudio por nos permitir buscar estabilidade na parte final do ano com uma dupla de pilotos consistente. Esperamos vê-lo retornar às pistas o mais breve possível e contar com seu apoio em Le Mans. Acreditamos que a consistência será benéfica tanto para terminar a temporada de forma sólida quanto para nos prepararmos para 2026.
Os três novos pilotos do Mercedes-AMG nº 60 têm experiência prévia no Circuito de la Sarthe, tendo pilotado nas provas Michelin Le Mans Cup Road to Le Mans. Eles também competiram na categoria LMGT3 da European Le Mans Series deste ano.
“Sempre foi meu sonho e objetivo correr as 24 Horas de Le Mans, e não posso acreditar que isso vai acontecer este ano”, disse Gilbert, o novo piloto Bronze do Mercedes-AMG nº 60, que passou esta temporada pilotando na ELMS pela Kessel Racing.
Tudo aconteceu muito rápido. Estou superempolgado por me juntar à equipe Iron Lynx para esta grande corrida e terminar a temporada do FIA WEC com eles. Também é especial poder fazer isso com o Fran, que está comigo desde o início da minha jornada no automobilismo.
Seu copiloto Rueda acrescentou: “Juntar-me à Iron Lynx para competir no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans, pilotando o Mercedes-AMG GT3 nº 60 ao lado de Andrew Gilbert, é um sonho realizado para mim. Admiro esta equipe há anos e agora fazer parte desta jornada, lutando por uma das maiores corridas do mundo, significa tudo para mim. Estou pronto para dar o meu melhor.”
Hanafin, por sua vez, já correu pela Iron Lynx nesta temporada, dividindo o Mercedes-AMG nº 63 da ELMS com Martin Berry – que pilotará o carro nº 61 em Le Mans – e o piloto de performance da Mercedes-AMG, Fabian Schiller. O trio terminou recentemente em segundo lugar em Paul Ricard.
“Estou incrivelmente honrado em me juntar à Iron Lynx para Le Mans e para o restante da temporada 2025 do WEC”, disse o jovem piloto inglês. “Ao lado de Andy e Fran, buscamos dar continuidade ao fantástico progresso que a equipe já fez no Catar e continuar mirando alto!”