Evolução: ato, processo ou efeito de evoluir. Nenhuma outra palavra traduz melhor o legado do Polo Hatch, que aparece renovado na comemoração dos 20 anos do início de sua produção no Brasil. Depois de duas décadas, a lista de predicados para o hatch só evolui. Ele chega ao mercado brasileiro com design moderno, cheio de tecnologia e conectividade.
O design do Novo Polo reforça o ‘Family Look’ da marca, com projeto externo feito em parceria com a matriz da Volkswagen, na Alemanha, e Color & Trim regional. O hatch aparece com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas, conjunto óptico inédito e novos acabamentos internos. A começar pela parte dianteira, o Novo Polo tem para-choques novos, conjunto óptico completamente renovado e faróis inspirados no Golf europeu, enquanto elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação.
Por falar nela, o novo hatch compacto da Volkswagen é o único modelo do segmento a oferecer faróis de LED desde as versões mais básicas. O conjunto de faróis de LED do Novo Polo é composto por farol alto, baixo, e sinalização diurna, luz de posição e luz direcional totalmente em LED. O farol principal em LED pode alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade – aumento de mais de 50% comparado a um farol convencional -, e mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior na comparação.
Já na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, agora bem mais perceptível, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o padrão de outros modelos da marca, como Nivus, T-Cross e Taos.
O habitáculo ganhou novos acabamentos e texturas. Agora, painéis de porta dianteiros foram forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais. São inéditos os bancos esportivos, inteiriços, e inspirados na linha GTS, que entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo. Sem falar na entrega de muito espaço interno: o Novo Polo tem a maior largura e entre-eixos quando comparado aos seus principais concorrentes.
A oferta de cores tem o Vermelho Sunset, que apareceu pela primeira vez no Nivus, e é ofertada também no T-Cross. Além da cor de lançamento estão disponíveis as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.
Novo Polo, novos itens
O Novo Polo chega para trazer modernidade ao segmento dos hatches. Tem em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB e reforça atributos como confiabilidade, conforto, tecnologia e segurança. A lista de equipamentos disponíveis é extensa e tem muitas exclusividades. A começar pelo painel de instrumentos totalmente digital de 8 e 10,25 polegadas. Nenhum outro veículo da categoria vem com esse nível de tecnologia no painel. Já o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen.
Ainda do lado de dentro, uma das novidades do modelo é o carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador. As duas saídas USB, do tipo C, trazem comodidade aos passageiros que viajam no banco traseiro. O volante é outro item inédito, com o novo emblema da Volkswagen ao centro. Multifuncional, ele traz aletas para a troca de marchas, recurso ideal para uma direção mais acessível e esportiva. A coluna também tem ajustes de altura e profundidade.
O VW Play passa a oferecer novas experiências de usabilidade. Para o Novo Polo, ganhou o app Abasteça Consciente, o aplicativo de incentivo ao uso do etanol, que calcula emissões e consumo, recém anunciado pela marca. Foram acrescentados ainda os apps My Turner, com todos os canais de rádio do mundo, o jogo Serpens, para momentos de descontração, e o Dry Wash, com serviços e lavagem de veículo.
Se o tema é conectividade, o Polo está dentro! Pelo aplicativo Meu VW Connect, a partir do lançamento do hatch, será possível receber informações atualizadas do veículo. Quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e informações de viagens. A uma novidade estará disponível para o Novo Polo e para todos os modelos da marca alemã com VW Play.
Em termos de conforto e segurança, O Novo Polo possui uma oferta ampla de itens. É equipado com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem a cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes. Além disso, o pacote de segurança inclui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema isofix, e agora inéditos faróis de LED.
Economia com performance sempre
O Novo Polo é oferecido em duas opções de motorização, MPI e TSI, e duas de câmbio, manual de cinco marchas e automático de seis. A versão de entrada do compacto traz o já consagrado 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Em seguida está o TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades –pela primeira vez o Novo Polo traz a combinação do motor TSI com a transmissão manual. O conjunto eleva ainda mais a versatilidade e a dirigibilidade do hatch.
Nas versões Comfortline e Highline, o propulsor TSI é acompanhado do câmbio automático de seis marchas. Trata-se do melhor motor turbo em termos de consumo entre seus principais concorrentes.
Mais atraente com Kit Black e atributos de Pós Vendas
Uma exclusividade do lançamento do hatch compacto é o Kit Black. Uma seleção de itens com acabamento especial para deixar o visual do Novo Polo ainda mais atraente. Na lista estão rodas de liga leve, spoiler traseiro, cobertura do espelho retrovisor, tudo pintado na cor preto brilhante. Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.
Além do Kit Black, o portfólio de acessórios contempla mais de 100 itens para o Novo Polo, que estará pronto para qualquer perfil de cliente. O Novo Polo possui o melhor custo de seguro da categoria, em parceria com Seguro Volkswagen, sendo 30% mais barato que seus concorrentes diretos, além de apresentar o melhor custo de propriedade do segmento.
20 anos de evolução
O Polo acaba de completar 20 anos do início de sua produção no Brasil. A chegada do modelo, que sempre foi inovador em inúmeros aspectos, revolucionou a indústria automobilística brasileira e trouxe novas referências em tecnologia na produção e no próprio produto. Tudo que se aprendeu a fazer de melhor em automóveis está dentro do Polo. Em 2002, para a ocasião do lançamento do primeiro Polo, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) passou por um grande trabalho de modernização.
A chamada ‘Nova Anchieta’ foi equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada: tornava-se assim uma das mais modernas unidades do mundo para produzir o Polo, apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais.
Já em 2009, a Volkswagen sai na frente com o Polo E-Flex, primeiro modelo flex do mercado brasileiro sem o reservatório de gasolina para partida a frio. Este modelo equipado com o sistema Flex Start inaugurou uma nova geração de veículos flexíveis no Brasil, reforçando o pioneirismo da marca no desenvolvimento da tecnologia flexfuel. A nova tecnologia também contribuía para a redução da emissão de poluentes durante a partida do veículo.
Já preocupada com a questão da Sustentabilidade, a Volkswagen apostou, no mesmo ano, no Polo BlueMotion. O modelo tinha uma série de recursos e soluções para diminuir 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2, como um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, além de mudanças significativas em partes de design do veículo, melhorando a sua aerodinâmica.
Em 2017, o Polo marcou a história da Volkswagen outra vez. Ele foi o grande embaixador da Nova Volkswagen e foi também o primeiro hatch compacto e o primeiro modelo fabricado no Brasil a receber a plataforma MQB-A0, com estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra e alta resistência, ganhando mais rigidez e robustez, aumentando o nível de segurança para o motorista.
A história é longa, o legado também. E ainda tem muito mais por vir…
Fonte: VW