Como Guenther e Maserati MSG Racing venceram o primeiro E-Prix de Tóquio

por Formula E News

Antes de uma série de corridas consecutivas em casa para a Maserati MSG Racing, primeiro na Itália, terra natal do Trident, e depois em Mônaco, da MSG Racing, quinze dias depois, veremos como Maximilian Guenther conduziu a equipe à primeira vitória da 10ª temporada em nossa viagem inaugural a Tóquio, no Japão.

Maximilian Guenther perseguiu o pole position Oliver Rowland, correndo na frente de um torcedor apaixonado em casa pela Nissan, para garantir a primeira vitória da Maserati MSG Racing na 10ª temporada na primeira viagem da Fórmula E ao Japão e no primeiro E-Prix de Tóquio.

Como um novo circuito no calendário, todas as equipes e pilotos foram colocados em pé de igualdade em Tóquio, e saborear a vitória em tal cenário não se resume apenas ao ritmo e à preparação meticulosa, mas também ao desejo de sucesso.

Como a Maserati MSG Racing venceu a primeira corrida de Fórmula E no Japão?

A equipe examinou seus dados de perto para criar um relato detalhado, com a contribuição do engenheiro-chefe Cyril Blas, detalhando como Guenther e a equipe montaram uma corrida perfeita e subiram ao degrau mais alto do pódio de forma dramática.

Treino livre 1: Max faz suas primeiras voltas cronometradas no Circuito de Rua de Tóquio, no Japão. Com água parada na aproximação da Curva 1, as condições da pista são desafiadoras e longe de serem representativas. Enquanto vários pilotos cometem erros, levando a duas Bandeiras Vermelhas, Max mantém a calma para marcar o terceiro tempo mais rápido – 1m21.140s.

Treino livre 2: Os preparativos da equipe continuam no TL2 e, enquanto a pista continua surpreendendo os pilotos, Max faz uma sessão limpa para coletar dados cruciais a caminho do terceiro tempo mais rápido da sessão, apenas 0,088 segundos atrás do líder Mitch Evans (Jaguar TCS Racing).

“Ter versatilidade na Fórmula E é super importante, e por meio de pequenos refinamentos, conseguimos evoluir. Depois de ficar em terceiro no FP1 e FP2, sabíamos que tínhamos ritmo para terminar no pódio”, diz Cyril Blais, engenheiro-chefe da Maserati MSG Racing.

Grupo B de qualificação: Max converte seu ritmo de treino em resultados no início da qualificação. Ele completa um total de sete voltas no Grupo B, mas sua quinta corrida, 1m19.391, é a mais rápida do Grupo B para colocar Max nos Duels.

Quartas de final: Max enfrenta Pascal Wehrlein, da Porsche, nas quartas de final e supera o piloto da Porsche por 0,308 segundos para avançar para a penúltima fase da qualificação.

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Semifinais: Max enfrenta Sergio Sette Camara nas Semifinais. Um erro custa caro ao piloto da ERT, mas com uma volta de 1:19.046, Max avança para a final com uma vantagem de 2.198 segundos.

Final: Oliver Rowland é o oponente de Max na Final. O piloto da Nissan está à frente de Max no Setor Um por 0,218 segundos, mas Max revida, superando-o por 0,07 segundos no Setor Dois e depois por 0,127 segundos no Setor 3. Infelizmente, Max perde a Julius Baer Pole Position por apenas 0,021 segundos para começar em segundo no grid na corrida.

Luzes apagadas em Tóquio

Volta 1: Começando o E-Prix de Tóquio saindo da linha de corrida, Max luta por tração quando a corrida começa e perde o segundo lugar para Edoardo Mortara na Curva 1. Ele rapidamente se acomoda em terceiro, menos de um segundo atrás do líder Rowland.

“Max estava começando na linha de corrida, e como essa área estava molhada no FP1 e FP2, estava extremamente suja, então quase não havia tração de uma largada parada. Perdemos o segundo lugar na primeira volta, e isso nos colocou em uma posição difícil porque tivemos que mudar nossa estratégia imediatamente”, diz Cyril Blais, engenheiro-chefe da Maserati MSG Racing

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Volta 6: Com uma clara vantagem de ritmo sobre Edo Mortara, Max tenta ultrapassar o piloto da Mahindra Racng na volta seis, mas não consegue encontrar uma maneira de passar. Ele continua em terceiro, apenas 0,529 segundos atrás.

Volta 11: Max recupera o segundo lugar na Curva 4 quando Mortara ativa seu primeiro dos dois MODOS DE ATAQUE na corrida.

Volta 13: Rowland ativa o MODO ATAQUE, permitindo que Max assuma a liderança. Com ar limpo à frente, Max acelera forte com o objetivo de construir uma lacuna grande o suficiente para ultrapassar Mortara em terceiro. Ele detém uma vantagem de 1,145 segundos no final da volta 13.

Volta 14: Max dirige por fora da Curva 4 para ativar seu primeiro MODO ATAQUE. Ele perde a posição para Rowland e se junta diretamente ao lado de Mortara, mas cede a posição na Curva 5. Com o benefício de potência extra, Max ultrapassa o suíço-italiano mais tarde na volta para ficar em segundo.

“Ultrapassar foi bem difícil em Tóquio e todas as equipes estavam bem preparadas. Max mostrou grande confiança, fez a ultrapassagem em Mortara e depois disso, foi um jogo de espera porque estávamos planejando quando usar nosso segundo MODO ATAQUE”, acrescenta Cyril Blais, engenheiro chefe da Maserati MSG Racing.

Volta 15: Max persegue Rowland. A diferença é de 0,382 segundos.

Maserati vence em Tóquio 1

Volta 20: Após vários acidentes na pista, o Safety Car é acionado para limpar os destroços. A corrida é temporariamente neutralizada, e o grid é agrupado.

Volta 22: Quando o Safety Car entra nos boxes, a corrida recomeça mais uma vez no final da volta 22, permitindo que Max continue sua perseguição a Rowland.

Volta 25: Depois de medir a liderança volta após volta, Max realiza uma ultrapassagem crítica em Rowland, que sobe cedo na Curva 10. Ele imediatamente começa a forçar, novamente com o objetivo de construir uma lacuna grande o suficiente para assumir seu MODO ATAQUE final sem perder a posição na pista.

Volta 26: Em sua primeira volta completa após assumir a liderança, Max aumenta sua vantagem sobre Rowland para 1,197 segundos, completando uma volta 2,817 segundos mais rápido do que quando estava no trânsito.

Volta 27: Max continua a construir sua liderança. Com a diferença em 1,723 segundos no final da volta, seu tempo para atacar está se aproximando cada vez mais.

Maserati vence em Tóquio 2

Volta 28: Max pega seu segundo MODO ATAQUE e crucialmente retorna à corrida à frente de Rowland. Ele se acomoda novamente em uma rotina consistente de economia de energia.

Volta 35: Max começa a volta final enfrentando imensa pressão por trás. Rowland tenta desesperadamente ultrapassar a Curva Três, Curva 10 e Curva 15, mas Max se defende habilmente para receber a bandeira quadriculada e vencer o E-Prix inaugural de Tóquio – sua primeira vitória da temporada e sua segunda com a Maserati MSG Racing.

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