NASCAR adiciona regra para ’25 permitindo penalidades aos fabricantes

por Racer

Por  Kelly Crandall

A NASCAR confirmou que uma regra será adicionada antes da temporada de 2025, permitindo que o órgão sancionador penalize os fabricantes.

Nenhuma ação desse tipo foi tomada — porque não poderia haver, dadas as regras atuais — esta semana, na sequência da corrida de eliminação do último fim de semana no Martinsville Speedway. A NASCAR penalizou três equipes pelo que foi determinado como manipulação de corrida para ajudar os companheiros de equipe do fabricante a tentar avançar para o Championship 4.

“Temos regras no livro de regras onde podemos abordar isso e fizemos”, disse o diretor de operações da NASCAR, Steve O’Donnell. “Tivemos uma ligação com nossos OEMs onde fomos muito claros sobre nossas intenções daqui para frente. Temos uma regra agora onde poderíamos fazer algo? Não temos. Teremos uma regra no ano que vem? 1.000%. E eles estão cientes de que se algo acontecer neste fim de semana, o que não vai acontecer, reagiremos.”

Os pilotos da Chevrolet, Ross Chastain e Austin Dillon, não tentaram passar William Byron no trecho final do evento em Martinsville. Os dois também correram lado a lado em alguns pontos, o que bloqueou os desafiantes que se aproximavam. E houve comunicação por rádio indicando um “plano” entre o fabricante para ajudar seus concorrentes ao campeonato.

Bubba Wallace e a Toyota também estavam envolvidos. Wallace diminuiu a velocidade na volta final e foi ultrapassado por Christopher Bell, que precisava de uma posição para empatar com Byron na vaga final do Campeonato 4. Bell teve o desempate sobre Byron.

Byron recebeu a vaga final após a NASCAR revisar o acabamento. No entanto, a penalidade de Bell foi por andar contra o muro nas curvas 3 e 4.

“Eu diria antes que o que vimos (foi) uma das melhores corridas que já vimos nos playoffs, e é inacreditável que estejamos aqui falando sobre esse tópico”, disse O’Donnell na sexta-feira em seu discurso State of the Sport. “Provavelmente terei problemas por dizer isso, mas direi mesmo assim. Estou por aí há muito tempo. Mas Bill France costumava dizer que ficar puto não é um plano.

“O que vi em Martinsville me irritou, e irritou todo mundo na NASCAR. Porque todos nós sabemos melhor, e sabemos o que aconteceu.”

As penalidades foram emitidas na terça-feira, após o que a NASCAR agendou uma ligação com seus OEMs para entregar a mensagem. Os pilotos já tinham uma reunião de competição agendada para este fim de semana, e a reunião agora incluirá uma conversa adicional sobre o que aconteceu no último fim de semana e como a NASCAR reagirá daqui para frente.

“A razão pela qual escolhemos não penalizar os pilotos (é) que os pilotos estão segurando o volante, mas os pilotos são informados essencialmente sobre o que fazer”, disse O’Donnell. “Nós demos a eles o benefício da dúvida. A mensagem de sábado de Elton [Sawyer] e John [Probst] para os pilotos será: esse é o seu aviso.

“Sabemos o que aconteceu e, daqui para frente, teremos que penalizá-lo também. Mas o que nossas palavras significam? Não vamos deixar que as pessoas — pilotos, equipes, OEMs, ninguém — desafiem a integridade do esporte.”

Fonte: Racer.com

You may also like