Conheça as pilotos participantes da Prova Feminina

por Formula E News

Por Katy Fairman

O primeiro teste do gênero no campeonato totalmente elétrico oferece às pilotos de corrida de elite a oportunidade de dirigir o novo carro de corrida GEN3 Evo da Temporada 11, que é capaz de ir de 0 a 60 mph em apenas 1,82 segundos – 30% mais rápido do que um carro de F1 atual. Os carros também serão testados esta semana pelas 11 equipes de corrida de classe mundial e 22 pilotos que atualmente competem na série.

Cada uma das equipes de corrida do campeonato será obrigada a escalar pelo menos uma piloto mulher para o teste de meio dia, mas será incentivada a escalar duas, todas pilotando carros da temporada atual.

Apesar do automobilismo ser uma das poucas indústrias esportivas em que homens e mulheres podem competir juntos, o esporte continua sendo predominantemente masculino, com apenas 3% das principais licenças de corrida do mundo detidas por mulheres (FIA).

A Fórmula E está lançando proativamente esta iniciativa como parte de uma estratégia mais ampla de longo prazo para remover barreiras e expandir oportunidades para mulheres dentro do campeonato totalmente elétrico. Não se trata apenas de criar uma oportunidade única, mas de analisar e desmantelar ativamente as desigualdades estruturais que limitaram a participação e o progresso das mulheres.

Quem são as mulheres que completaram o teste?

Jaguar TCS Corrida

A Jaguar TCS Racing anunciou que Jamie Chadwick e Lilou Wadoux participarão do Teste Feminino de Fórmula E 2024/25. 

Chadwick

O tricampeão da W Series, Jamie Chadwick, retornará aos carros da Fórmula E após testar o GEN3 e após os testes de estreia com a NIO e com a Jaguar em Marrakesh, em 2020. A Jaguar também confirmou que Chadwick participará do teste de estreia da Fórmula E no E-Prix de Berlim de 2025. 

A piloto de carros esportivos Lilou Wadoux começou sua carreira no kart aos 14 anos. Em novembro de 2021, Wadoux entrou em corridas de resistência com a equipe feminina LMP2 Richard Mille Racing Team e, em 2023, foi contratada como a primeira piloto de fábrica da Ferrari. Lá, ela se tornou a primeira mulher vencedora do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA em qualquer classe, após vencer as 6 Horas de Spa-Francorchamps de 2023.

TAG HeuerPorsche 

A Porsche confirmou Gabriela Jilkova e Marta Garcia como suas pilotos para o Teste Feminino de Fórmula E em Madri. 

Jílková completou 152 quilômetros com o Porsche 99X Electric em Valência no ano passado – como piloto de simulador e desenvolvimento na TAG Heuer Porsche Formula E Team. Ela também tem experiência em corridas de GT e protótipos e em 2024 ela compete na GT4 European Series. 

Garcia assumiu o volante de um carro de Fórmula E pela primeira vez em maio – no Teste de Novatos em Berlim . Ela é a primeira campeã da série júnior feminina da Fórmula 1, a F1 Academy, e compete com as cores da Iron Dames desde abril; uma equipe com a qual a Porsche já colaborou anteriormente. O foco atual de Garcia é o Campeonato Europeu Regional de Fórmula pela Alpine.

DS PENSKE

O piloto da F1 Academy Jess Edgar e a piloto de carros esportivos Beitske Visser representarão a DS PENSKE no teste feminino da Fórmula E esta semana.

Nascida em uma família de automobilismo e tendo corrido em karts desde 2010, a piloto britânica Jessica Edgar subiu ao recém-lançado GB4 Championship em 2022 para sua primeira temporada completa de corridas de monopostos, conquistando um pódio em Oulton Park. Em 2023, ela se juntou ao grid para a temporada inaugural da F1 Academy e, um ano depois, conquistou a pole position e uma vitória no Circuit of the Americas, nos EUA.

Beitske-Visser

Ao lado de Edgar está Beitske Visser, que atualmente corre em carros esportivos e de resistência. A piloto holandesa começou a andar de kart aos cinco anos de idade e desde então competiu na Fórmula 4 da FIA, Fórmula Renault 3.5 e W Series, onde terminou em segundo lugar em 2019 e 2022.

Nissan 

A piloto britânica Pulling teve um excelente 2024, tornando-se a primeira mulher a vencer na F4 britânica, ao mesmo tempo em que lidera a F1 Academy, tendo conquistado sete vitórias em 10 corridas nesta temporada. 

Ela deveria se juntar à competidora alemã Sophia Floersch, mas teve que se retirar do teste devido a conflitos de agenda, já que o teste foi transferido. 

Andretti

A equipe americana anunciou que Chloe Chambers e Nerea Martí os representarão durante o Teste Feminino em Madri. 

Estreando na Fórmula E no primeiro teste feminino, Chambers, natural de Indiana, traz um extenso currículo de corrida para a equipe Andretti de Indianápolis, que inclui uma vitória e três pódios, faltando duas etapas para o fim de sua primeira temporada competindo na F1 Academy.

Completando a escalação de testes de Andretti, Martí dará suas primeiras voltas na Fórmula E em um circuito caseiro. A piloto de corrida espanhola subiu nas classificações competitivas de kart na pista de sua família antes de ir para o Campeonato Espanhol de F4 em 2019, onde garantiu um pódio em sua primeira largada. 

Corrida Envision

Alisha Palmowski e Alice Powell se juntarão à equipe Envision para a sessão oficial de testes femininos. 

JL302819

Palmowski, de 18 anos, se destacou nas categorias juniores durante sua carreira iniciante até o momento, ganhando a Bolsa Ginetta Junior em 2022 e garantindo a vaga de vice-campeã no Campeonato GB4 este ano – levando para casa 11 pódios, três vitórias em corridas e duas pole positions ao longo do caminho.

Powell faz parte da configuração da Envision Racing desde 2021. Ela completou um teste bem-sucedido para a Green Machine em Berlim durante a Temporada 10, completando um grande número de voltas para fornecer dados cruciais para a equipe. Ao entrar na nova máquina GEN3 Evo pela primeira vez, a experiência e o conhecimento de Powell fornecerão informações básicas importantes enquanto os campeões mundiais da Temporada 9 se preparam para a nova campanha.

NEOM McLaren 

A NEOM McLaren receberá Bianca Bustamante e Ella Lloyd durante o teste feminino.

Bustamante venceu vários campeonatos de kart pela Ásia e competiu na W Series, Formula 4 UAE Championship, Italian Formula 4, USF Juniors e, mais recentemente, na F1 Academy. Em outubro de 2023, foi anunciado que Bianca se juntaria ao programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, representando a equipe na temporada de 2024 da F1 Academy com a ART Grand Prix.

Lloyd começou a correr competitivamente em 2022 antes de competir no Ginetta GT Championship no ano seguinte, terminando como vice-campeã. No início de 2024, a britânica competiu na Formula Winter Series, garantindo o Female Driver Trophy várias vezes. Ela competiu na British F4, completando a temporada de 2024 com três resultados P2, e também se juntou ao programa McLaren Driver Development para correr pela McLaren na temporada de 2025 da F1 Academy.

Maserati MSG Corrida

Tatiana Calderon e Carrie Schreiner pilotarão pela Maserati MSG Racing no teste desta semana. 

A piloto colombiana Tatiana Calderon traz uma vasta experiência em corridas de monopostos, incluindo Indycar, Fórmula 2, GP3 e Super Fórmula. Atualmente competindo no Campeonato IMSA SportsCar de 2024 pela Gradient Racing, Calderon também deixou sua marca no Campeonato Mundial de Endurance da FIA com a Richard Mille Racing.

Carrie Schreiner está atualmente competindo na F1 Academy pela Campos Racing. A jornada de corrida de Schreiner também começou no kart, antes de fazer a transição para corridas de monopostos na ADAC Formula 4 e British Formula 4.

LOLA Yamaha ABT

A competidora do Campeonato Japonês de Super GT e piloto de desenvolvimento da Toyota Gazoo Racing, Miki Koyama, pilotará pela Lola na sessão. Miki alcançou resultados impressionantes em sua carreira, tornando-se a primeira mulher a vencer um Campeonato FIA misto de assento único, garantindo o Campeonato Japonês de Fórmula Regional de 2022. 

Miki Koyama

Miki, que faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Toyota Gazoo Racing, está atualmente competindo no Super GT Championship. Ela também competiu na W Series de 2019 a 2021 e recentemente venceu a rodada de Suzuka da Super Taikyu Japanese Endurance Race na ST-X Class.

Kiro Race Co

Finalmente, Simona De Silvestro fará seu retorno à Fórmula E quando estiver ao volante da máquina da Kiro Race Co. A carreira de De Silvestro abrangeu a Fórmula E, a IndyCar e os Supercarros australianos, o que lhe rendeu a distinção de ser a única mulher a marcar pontos na Fórmula E e um papel anterior de longa data como piloto de fábrica da Porsche destaca ainda mais o quão bem ela é avaliada no automobilismo.

A suíço-italiana também está pronta para um novo desafio, nas Olimpíadas de Inverno de 2026. Ela se juntou recentemente à Seleção Italiana de bobsleigh, com aspirações de competir nos eventos de bobsleigh feminino olímpico em Milão/Cortina. De Silvestro irá direto para o teste de Fórmula E em Valência de Sigulda, Letônia, onde está treinando com a Seleção Italiana para a próxima temporada de bobsleigh.

Corrida Mahindra

A Mahindra Racing contratou Lena Buehler para o Teste Feminino definido em Madri. A piloto suíça impressionou durante a temporada inaugural da F1 Academy no ano passado, conquistando vitórias em Barcelona e Monza, além de mais 11 pódios, a caminho de terminar como vice-campeã da série.

LJ-MahindraRacing-Temporada 11-LenaBuhler-26

Além da oportunidade de pilotar o Mahindra M11Electro, Buehler também se beneficiará do apoio de Nyck de Vries e Edoardo Mortara, além dos departamentos de engenharia e desempenho da equipe para auxiliar em seu desenvolvimento.

Cronograma de testes

Sexta-feira, 8 de novembro: 

  • Sessão de teste oficial 6: 9:00 local (8:00 UTC)
  • Sessão de teste feminino: 14:00 local (13:00 UTC)

Fonte: Formula-E News

You may also like