NASCAR aberta a ajustes no formato dos playoffs

por Racer

Por  Kelly Crandall

Foto: James Gilbert

O sistema de playoffs da NASCAR não vai a lugar nenhum, mas a porta não está fechada para futuros ajustes no formato.

“O formato é uma coisa, mas não vamos nos afastar dos playoffs”, disse o diretor de operações da NASCAR, Steve O’Donnell, na sexta-feira, durante seu discurso anual State of the Sport. “Lemos as (reclamações) dos fãs e tudo mais. Vamos, como sempre fazemos… olhar para a forma que os playoffs assumem na offseason. Você sempre aprende.

“Mas os playoffs em si… você não pode discutir com a qualidade das corridas que os playoffs entregaram. Você pode falar sobre o formato; se fizermos algumas coisas diferentes, mas, com certeza, vamos continuar com isso.”

A NASCAR coroa seus três campeões nacionais neste fim de semana no Phoenix Raceway. As questões sobre se o sistema é a melhor maneira de coroar um campeão giram em torno do fato de que os quatro concorrentes na Cup Series deste ano não lideram em nenhuma categoria estatística.

Kyle Larson, que lidera a série em vitórias (seis), não é um dos pilotos do Championship 4. Christopher Bell, que lidera a série nas 10 primeiras colocações (22) e nas cinco primeiras colocações (14), também não está entre esses quatro pilotos.

Mas esta não é uma ocorrência inédita. Martin Truex Jr. venceu o campeonato da temporada regular no ano passado, mas não avançou para Phoenix. Kevin Harvick venceu o campeonato da temporada regular e nove corridas em 2020, mas também não chegou à corrida do campeonato.

As críticas sobre quais pilotos merecem estar na corrida do campeonato não passaram despercebidas. O presidente da NASCAR, Steve Phelps, abordou diretamente esses comentários, sem ser questionado, em seus comentários de abertura. Phelps disse que os quatro pilotos em cada uma das três séries nacionais conhecem o formato e ganharam suas vagas no Phoenix Raceway.

“O formato é o formato”, disse Phelps. “Estamos sempre procurando (e) se houver oportunidades para ajustarmos algo, que assim seja. Não somos o único esporte em que o melhor time estatístico não chega à final four ou ao Super Bowl ou à World Series. O formato – havia uma ênfase enorme há 10 anos, quando o formato foi colocado em prática, sobre vencer. Três dos quatro (pilotos) no domingo, venceram para passar.

“Eu volto para (como) o formato em si cria corridas incríveis. Então, se todos nós formos honestos e dissermos, ‘Ei, como estão as corridas durante os playoffs e essas nove semanas?’ Eu não acho que nunca esteve melhor, e acho que parte disso se deve ao próprio sistema. Eles correm com todas as suas forças. Eles correram.”

Phelps mencionou a corrida de Tyler Reddick no Homestead-Miami Speedway há duas semanas (imagem principal) . Reddick foi de terceiro para primeiro na volta final para garantir sua primeira aparição no Championship 4. O piloto da 23XI Racing também é o campeão da temporada regular.

Na corrida de eliminação no Martinsville Speedway, Ryan Blaney venceu para ganhar sua vaga e tentará defender seu campeonato no domingo. Chase Elliott, Kyle Larson e outros lideraram voltas e correram na frente nas voltas finais, pois precisavam vencer para avançar.

“Acho que isso proporciona uma corrida ótima para nossos fãs”, disse Phelps.

O formato de eliminação foi introduzido em 2014. A NASCAR introduziu corridas por etapas e pontos de playoff no formato em 2017, que recompensa um campeão da temporada regular e pilotos favoritos com base em seu desempenho nas primeiras 26 corridas.

Fonte: Racer.com

You may also like