Jerry Hansen era um empresário bem-sucedido e um piloto privado mais do que talentoso. Depois de ter particpado de uma corrida em 1965, na companhia dos engenheiros da General Motors Lee Dykstra e George Anderson, Hansen perguntou a seus amigos por que eles não tinham construído um carro de corrida com motor central? Eles simplesmente responderam que não podiam pagar por um transeixo adequado. Hansen se ofereceu para pagar e pediu que construíssem um carro de corrida completo em torno dele para ele.
Além do carro para Hansen, Dykstra e Anderson planejaram construir mais dois para distribuir os custos. Dykstra estabeleceu um chassi de estrutura espacial tubular de aço, reforçado por folhas de alumínio estressadas em honeycomb para formar um semi-monocoque.
A suspensão na frente era por braços duplos e a traseira consistia em braços inferiores invertidos, links superiores e braços de raio duplo. A escolha óbvia de motores foi o Chevrolet small block V8, que foi acoplado a uma caixa de câmbio rápida McKee com quatro velocidades para frente, mas sem ré.
O chassi foi feito moldado para a utilização de rodas de magnésio, originalmente fundidas para o Corvette Grand Sport.
Designer de profissão, Anderson, enquanto isso, cuidadosamente criou a carroceria do novo carro de corrida esportivo. Um buck de madeira foi usado para formar a carroceria do roadster em alumínio. O design apresentava para-lamas dianteiros relativamente longos e pontudos, que com alguma imaginação pareciam as garras fortes de um Wolverine e deram ao carro sua designação.
A cauda do carro, quando de sua restauraçao, foi feito de fibra de vidro, mas acredita-se que quando era novo, toda a carroceria era feita de alumínio. Uma vez concluído, o carro pesava cerca de 750 kg.
Projetado e construído por Dysktra e Anderson durante as noites e fins de semana, o Wolverine LD65 estava pronto a tempo para Hansen competir na primeira corrida Can-Am. Diante da forte oposição dos últimos Lolas e McLarens, Hansen se classificou em 25º e, eventualmente, terminou em penúltimo na 20ª posição, cerca de 16 voltas atrás do vencedor John Surtees em seu Lola T70.
Decepcionado com os resultados, Hansen não correu com o Wolverine na Can-Am novamente, mas conseguiu uma vitória na SCCA em Greenwood. Tendo adquirido um McLaren para 1967, o Wolverine foi deixado de lado por Hansen.
Em 1968, o carro foi adquirido por Frank Opalka e correu na Road America 500 Miles.
No ano seguinte, o Wolverine passou para James Place e correu por várias temporadas em eventos da SCCA sob a bandeira da Place Motor Supply. Dykstra e Anderson nunca chegaram a construir os outros dois carros, então o Wolverine continua sendo estritamente um carro único.
Motor | |
Configuração | Chevrolet 90º V8 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Deslocamento | 5.350 cc / 326,5 pol. |
Trem de válvula | 2 válvulas / cilindro, OHV |
Alimentação de combustível | 4 carburadores Weber 48 IDA |
Alimentação | Aspirado naturalmente |
Potencia | 550 cv/410 kW |
BHP/Litro | 103 cv/litro |
Transmissão | |
Corpo | alumínio |
Chassis | estrutura tubular de aço com painéis de alumínio reforçados (semi-monocoque) |
Suspensão dianteira | braços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Suspensão traseira | braços oscilantes inferiores invertidos, braços superiores simples, braços de raio duplo, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Freios (fr/r) | Discos de menina |
Câmbio | McKee 4 velocidades Manual |
Tração | Tração traseira |
Dimensões | |
Peso | 750 quilos / 1.654 libras |
Distância entre eixos / Trilha (fr/r) | 2.350 mm (92,5 pol.) / 1.340 mm (52,8 pol.) / 1.360 mm (53,5 pol.) |
Rodas (fr/r) | 8,5 x 15 / 10,5 x 15 |
Números de desempenho | |
Potência | 0,73 cv/kg |