
Sebastien Buemi recuperou seu pódio do E-Prix de Jacarta do mês passado após uma punição pós-corrida que o fez cair para o oitavo lugar.
O piloto da Envision Racing recebeu uma penalidade de cinco segundos (mais um ponto de penalidade em sua carteira de motorista) na corrida após ser considerado culpado de uma colisão com Edoardo Mortara, da Mahindra Racing, na Curva 13, no início da corrida. Mortara terminou em segundo, atrás de Dan Ticktum, enquanto a penalidade de Buemi elevou Nico Mueller ao terceiro lugar, seu primeiro pódio pela Andretti.
Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, Envision entrou com uma petição na FIA para que a penalidade fosse revisada e, com novas evidências agora em mãos, ou seja, as imagens da câmera do aro de segurança do carro de Buemi — e a consulta de ambos os pilotos, com Mortara concordando que o movimento foi legítimo e que ele “mal sentiu o contato” — a FIA agora anulou a penalidade.
“Os Comissários realizaram uma audiência com o representante da equipe Envision Racing, o representante da equipe Mahindra Racing, o piloto do carro 16 e o piloto do carro 48”, informou a FIA em um boletim divulgado na sexta-feira. “Durante essa audiência, os Comissários analisaram os vídeos que tinham à disposição quando tomaram a Decisão 12, mas também o Novo Elemento.
Os comissários também puderam ouvir os pilotos envolvidos, que deram sua opinião sobre o Novo Elemento. O piloto do Carro 16 argumentou que o Novo Elemento demonstra que sua manobra de ultrapassagem foi legítima, que ele sempre manteve o controle do carro e que, quando ocorreu o leve contato entre os dois carros, ele estava totalmente ao lado do Carro 48. O piloto do Carro 48 concordou com o que o piloto do Carro 16 disse e acrescentou que mal sentiu o contato.
Após análise cuidadosa das circunstâncias, os Comissários de Prova concluíram que nenhuma das partes é responsável total ou predominantemente pela colisão. Portanto, os Comissários de Prova decidiram reverter a Decisão 12. Como resultado, a penalidade (ou seja, 5 segundos de penalidade de tempo + 1 ponto de penalidade) do artigo 16 foi removida e os Comissários de Prova determinaram que nenhuma outra ação será tomada em relação a esta colisão.
A reversão da penalidade move Buemi — que também ganhou um ponto extra na corrida pela volta mais rápida — da 12ª para a 10ª posição na classificação de pilotos, enquanto a posição da Envision no campeonato de equipes, seu déficit para o nono colocado Cupra Kiro, caiu de 11 pontos para dois.
A Nissan também recorreu da penalidade aplicada a Oliver Rowland por causar uma colisão com Maximilian Guenther. O líder do campeonato também foi penalizado em cinco segundos por causar uma colisão, apesar de não haver contato aparente entre os dois.
A Nissan apresentou o surgimento de imagens de câmeras de bordo do carro de Guenther (tanto no arco de proteção quanto no sidepod direito do carro) e a discussão entre Rowland e James Rossiter durante o elemento pós-corrida da transmissão televisiva da Fórmula E como os novos elementos para revisar a penalidade.
Rowland terminou em sétimo na estrada, mas caiu para 10º por causa da penalidade.