
No automobilismo, três corridas se destacam em termos de prestígio global: o Grande Prêmio de Mônaco, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans. Juntas, elas constituem a cobiçada “tríplice coroa” do esporte, e a McLaren é a única equipe de corrida a ter conquistado todas elas. Ao se juntar à categoria de hipercarros do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a icônica marca britânica tentará repetir o feito…
Foi confirmado no início deste ano que a McLaren — cujo modelo 720S LMGT3 Evo competiu na divisão LMGT3 do FIA WEC desde o início da classe no ano passado, somando dois pódios até o momento — passará para o nível mais alto do campeonato em 2027, com seu Hypercar equipado com um motor V6 biturbo projetado pela McLaren Racing e McLaren Automotive, e produzido e projetado junto com a Dallara.
O novo protótipo foi revelado ao público pela primeira vez antes da 93ª edição de Le Mans no início deste mês, com o CEO da McLaren Racing, Zak Brown, explicando a lógica por trás da mudança e exaltando o apelo da principal série de corridas de resistência do mundo.
“Isso já vinha sendo planejado há algum tempo, mas o timing é tudo no mundo do automobilismo, e acho que os regulamentos atuais do FIA WEC foram extremamente bem recebidos – a contagem de carros prova isso”, afirmou. “Não só é um grid incrível de carros, como também traz a contenção de custos certa, e é por isso que estamos recebendo um apoio tão estrondoso. O esporte está em ótima forma.”
Desde os tempos de Bruce McLaren, a McLaren Racing tem um ótimo histórico de competições em vários campeonatos. Somos a única equipe a conquistar a tríplice coroa e certamente gostaríamos de repetir o feito [desta vez em uma única temporada]. Nossa equipe de Fórmula 1 está indo muito bem no momento, assim como nossa equipe da IndyCar. Na minha opinião, esses são os três campeonatos mais importantes do mundo e se alinham aos valores da marca McLaren, então ter as três categorias como parte do nosso portfólio de corridas é muito emocionante.

Ao mesmo tempo, [as corridas de resistência são] uma disciplina totalmente diferente da Fórmula 1 ou da IndyCar. Em todos esses grandes campeonatos, a frente do grid é formada pelos melhores dos melhores, então sabemos que será uma tarefa árdua – quando você olha para as outras equipes e há quanto tempo algumas delas estão no grid, você vê como este campeonato é difícil.”
Um ponto alto da McLaren antes de sua estreia no Hypercar é a chegada de James Barclay, diretor da equipe Jaguar TCS Racing Fórmula E, para liderar o projeto. Brown claramente tem total confiança em sua nova nomeação.
“Estamos muito animados por ter o James conosco depois das férias de verão”, disse o americano, entusiasmado. “Ele vem com muita experiência em corridas e sabe como vencer campeonatos da FIA.”
Acredito que o objetivo de todos os diretores de equipe é trazer as pessoas certas, fazê-las trabalhar bem juntas e selecionar os pilotos certos – e, em última análise, James terá total responsabilidade pelo desempenho do nosso programa FIA WEC. Minha opinião é que eu trabalho para as equipes de corrida; as equipes de corrida não trabalham para mim. Meu trabalho é dar a elas os recursos, as ferramentas e o suporte necessários para o sucesso, e sei que essa também é a filosofia de James.

O plano é que o Hypercar da empresa — que será administrado pela parceira de competição da McLaren Automotive, a United Autosports — chegue às pistas no primeiro semestre de 2026. O CEO da United, Richard Dean, diz que sua equipe está mais do que pronta para o desafio que está por vir.
“Estamos nos preparando para esta oportunidade há vários anos, na expectativa de receber sinal verde”, reconheceu o jogador de Yorkshire. “Quando começamos, o United tinha um plano para estar aqui, mas sempre nos esforçamos para vencer em tudo o que fizemos antes de dar o próximo passo. Tivemos muito sucesso nisso e acredito firmemente que merecemos esta chance.”
“Recrutamos bastante ao longo dos anos com resultados em mente, mas também com o desejo de garantir uma estrutura pronta para o Hypercar, para que, quando chegasse a hora, fosse um avanço natural. É incrivelmente emocionante. Zak define o padrão em termos de expectativas e ética de trabalho, e tentaremos ser o melhor parceiro possível e vencer com paixão – assim como a McLaren.”

24 Horas de Mans 2025 Hipercarro McLAREN